domingo, agosto 15, 2010

CLÁUDIO HUMBERTO

“Tivemos equívocos e estamos, inclusive, pagando por isso”
MARINA SILVA, CANDIDATA DO PV, CRITICANDO A CONDESCENDÊNCIA DO BRASIL COM DITADORES

STF PERDE MAIS UM MINISTRO A PARTIR DE AMANHà
A partir desta segunda-feira, o Supremo Tribunal Federal terá mais um ministro fora de combate. Além de Joaquim Barbosa, agora o decano do STF, ministro Celso de Mello, ficará sob licença médica. Vai se submeter a cirurgia nos olhos esquerdo e direito. Com isso, o STF ficará reduzido a apenas oito ministros. Além dos dois, tem a vaga de Eros Grau, que pendurou a toga por atingir a idade-limite de 70 anos. 

FARÁ FALTA 
O ministro Celso de Mello fará muita falta ao STF, durante sua licença médica. Ele é um dos mais admirados magistrados brasileiros.

OAB PRESSIONA
O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, encaminhou ofício a Lula solicitando a rápida indicação do substituto do ministro Eros Grau.

DEU NO DATAFOLHA 
Caiu de treze para oito pontos, em duas semanas, a diferença de Joaquim Roriz (PSC) para Agnelo Queiroz (PT), no DF: 41x33%.

GRAVATA GO HOME 
Ninguém deve oferecer uma gravata ao candidato a presidente pelo PSTU, Zé Maria. Considera-a um “adorno burguês”.

O “MEGALOMICO” DE LULA NA POLÍTICA EXTERNA
O asilo “informal” de Lula à “adúltera” do Irã fecha um ciclo de desastres da “ala vermelha” do Itamaraty: a atrapalhada liberação de reféns das Farc na Colômbia, a deportação dos pugilistas cubanos, o apoio ao presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, o desprezo aos presos políticos em Cuba e à oposição iraniana, e a derrota contra sanções da ONU ao Irã. O “protagonismo mundial” de Lula virou mico.

PAPELARIA AMORIM 
O chanceler Celso Amorim afirmou que o Irã não precisa de papel oficial do Brasil pedindo asilo à iraniana. Está certo: basta um papelão. 

CASO PENSADO
Na verdade, foi pedido “de palanque”, em comício de Dilma: Lula sabe que não poderia intervir na “justiça” da ditatura teocrática do Irã.

PENSANDO BEM...
...como não pediu oficialmente o asilo da “adúltera”, a popularidade de Lula também deve estar altíssima... no Irã. 

FRENTE FRUSTRADA
Partidos de esquerda – PSTU, PCB e PCO – tentaram articular com o PSOL a candidatura única, mas foram esnobados. E acusam o PSOL de evitar a palavra “socialismo”, verdadeiro mantra para eles.

MISSÃO IMPOSSÍVEL
A embaixada do Irã no Brasil prepara uma série de eventos, inclusive culturais, para tentar melhorar a imagem daquele país no Brasil, destruída pelas maluquices do tiranete Mahmud Ahmadinejad. 

CINEMA SÓ A FAVOR
Entre os eventos planejados pela embaixada do Irã no Brasil está um festival do cinema iraniano. Que certamente não incluirá o trabalho dos cineastas perseguidos e presos pelos aiatolás, como Jafar Panahi.

RUI, O POLIGLOTA
Nanicos fariam boa figura, com tempo na TV. O candidato a presidente do PCO, Rui Pimenta, por exemplo, impressiona pela cultura e vários idiomas que domina. Seu projeto agora é ler textos comunas em russo.

PIAUÍ PEGANDO FOGO... 
O candidato à reeleição ao governo do Piauí, Wilson Martins (PSB), o Wilsão, deve enfrentar um difícil processo na Justiça Eleitoral: ele assinou convênios com 150 prefeituras para distribuir R$ 80 milhões. 

...COM WILSÃO NA BERLINDA 
O procurador eleitoral Marco Aurélio Adão avisou a Wilsão, por escrito, que se não há cronograma das obras com data anterior a 2 de julho, vai dar bode na candidatura. Os convênios estão sob lupa.

VADE RETRO 
O aspone Marco Aurélio Top-Top saiu de férias para “ajudar Dilma”. Mas não o querem no comitê. Ele ganhou a tarefa de “coordenar o programa de governo” para se manter ocupado. E sobretudo distante.

A “DOENÇA” DE IDELI
Terceiro lugar nas pesquisas ao governo catarinense, a senadora Ideli Salvatt i (PT-SC) tirou licença-saúde no dia 7 de julho. Dia 9, participou de debate na rádio CBN Florianópolis. Com visual todo repaginado.

CADEIA ELEITORAL
O TSE proibiu candidatos de fazerem campanha eleitoral nos presídios. Muitos, pela cara e pela ficha, correm o risco de não sair mais de lá. 

PODER SEM PUDOR
A LEI DO PAREDÓN
Fidel Castro visitava o Brasil logo após assumir o poder e foi homenageado em jantar na casa dos Mello Franco Nabuco, no Rio. Conta Pedro Rogério Moreira, em seu livro “Jornal Amoroso” (Thesaurus, Brasília, 356 pp.), que o ditador não tirava o olho de Vivi e Nininha, belas filhas solteiras dos anfitriões, mas sempre surgia algum “comuna chato” falando mal de Carlos Lacerda. Fidel perdeu a paciência e indagou ao sociólogo Roland Corbusier:
– Diga-me: este senhor Lacerda é um homem normal? Sai à rua?
– É claro que sai. Inclusive está aqui na festa.
– Entonces, hombre de Diós, por que non lo mátan?
E voltou a paquerar Vivi e Nininha.

Nenhum comentário: