segunda-feira, agosto 30, 2010

ANCELMO GÓIS

Preto que satisfaz 
Ancelmo Góis 
Globo - 30/08/2010



Não é de hoje que o ministro Temporão reclama da queda do consumo de feijão no país.

Agora, com a pesquisa do IBGE que mostrou metade da população acima do peso, o ministro da Saúde defende uma campanha nacional para que o feijão e o arroz retornem à mesa do brasileiro: — Estamos diante de uma epidemia. Come-se fora de casa muita porcaria cheia de gordura, açúcar e sal. É preciso uma dieta mais simples à base de feijão e arroz.

Menos feijão
Foi-se o tempo que 10 entre 10 brasileiros preferiam feijão, como diz a música de Gonzaguinha, gravada pelas Frenéticas.

Em três anos, caiu de 71% para 65% a presença do mulato inzoneiro no cardápio diário do brasileiro.

Diário de Justiça
Ao assumir o comando do TST em março que vem, o ministro Carlos Alberto de Paula deve ser o primeiro negro a presidir uma Corte superior no Brasil.

Na verdade...
Joaquim Barbosa, ministro do STF, deveria ter sido o primeiro, ao assumir o comando do TSE, mas ele renunciou ao cargo por motivos de saúde.

Templo é dinheiro
A Universal entrou na disputa pelo Cine Edgar, em Cataguases, MG, onde Humberto Mauro exibiu pela primeira vez seu longa de estreia, “Na primavera da vida”, em 1926. Não para salvá-lo de virar supermercado, claro, mas para fazer dele um templo.

Alô, ministro Juca Ferreira!

Agora vai
Os atendentes do call center da operadora TIM substituíram o tradicional bordão “senhor, nosso sistema está lento” por um “senhor, o sistema encontra-se com alto tempo de resposta”.

Ah, bom!

A fachada do número 48 da Rua do Riachuelo, na Lapa, não deixa dúvidas sobre o estado do imóvel, que deve ser desocupado hoje pelo subprefeito do Centro, Thiago Barcellos, com apoio do Batalhão de Choque da PM e da Guarda Municipal, numa operação que promete fechar várias ruas da região. O prédio pertence ao INSS, mas não é usado há 15 anos e já foi invadido duas vezes. A prefeitura quer retirar do local cerca de 60 famílias que vivem ali desde 2007, sem água, esgoto e iluminação, entre supostos marginais, alvos de reclamação renitente da vizinhança.

As famílias serão encaminhadas para abrigos municipais

O provisório
Otacílio Cartaxo, o secretário da Receita Federal, completou um ano no cargo semana passada.

Cartaxo assumiu provisoriamente com a queda de Lina Vieira, lembra? Lina é aquela que disse ter sido chamada à sala de Dilma (a petista nega), onde a então ministra teria pedido para a Receita “agilizar” investigações contra os Sarney.

O fato é que...
Um ano depois daquele episódio, ainda não há uma foto de Lina no rol dos ex-secretários da Receita no sétimo andar do Ministério da Fazenda.

O último ainda é seu antecessor, Jorge Rachid.

Aliás...
Desde que Rachid saiu a Receita coleciona escândalos. O atual é este vazamento do sigilo fiscal de 140 contribuintes, alguns ligados a Serra.

Asfalto e favela
Veja só. Entre 1996 e 2008, a pobreza no Rio, gente que ganha abaixo de R$ 140 mensais, subiu de 9,6% para 10,2% da população.

Mas nas favelas o movimento foi em direção oposta: caíram de 18,58% para 15,07% os pobres nestas comunidades.

Segue...
Os dados constam de uma pesquisa a ser lançada amanhã por Marcelo Neri, da FGV, sobre desigualdades de renda entre o asfalto e a favela no Rio.

Cocorocóóóó!!!
Semana passada, na instalação da UPP da Favela do Turano, um galo fujão da polícia pulou de uma altura de uns 100m no costão rochoso do morro, foi amortecendo a queda nas árvores e alojou-se no sopé da mata.

Desde então... cocorocóóóó!... começa a cantar às 3h, acordando a vizinhança da Rua Coronel Corrêa Lima.

Segue...
Seu canto possante prossegue, então, de hora em hora, até 8h.

Até o Corpo de Bombeiros foi chamado, mas disse que só poderia agir se o penoso estivesse ferido ou em risco de vida.

Juridiquês
O advogado de um grande sindicato do Rio, no inventário da morte de um associado, escreveu o seguinte num dos parágrafos da petição: “O decujo deixou três decusinhos...” Em Frei Paulo, decusinhos é... deixa pra lá.

As irmãs
Helena, Luiza e Silvia, filhas de Marieta Severo e Chico Buarque, fazem pose no Festival Back2Black, na Estação da Leopoldina, no Rio

IVETE SANGALO posa num chamego com Antonio Adolfo, o grande músico, ao encontrá-lo em Miami, onde a cantora inicia turnê pelos EUA

ARMANDO STROZENBERG,o publicitário boa-praça, posa com Daniel CohnBendit, o parlamentar europeu verde, num debate no Teatro Casa Grande, no Rio

Nenhum comentário: