quarta-feira, julho 21, 2010

PAINEL DA FOLHA

Dobradinha
RANIER BRAGON (interino)
FOLHA DE SÃO PAULO - 21/07/10

Tema prioritário da campanha de Dilma Rousseff (PT), com menções em discursos e no programa de governo, a inovação tecnológica vai receber um “gás” do governo na semana que vem. Entre segunda e terça, estão previstas na agenda de Lula ao menos duas grandes reuniões internas, uma com foco na tecnologia para o pré-sal, outra no setor automobilístico. 

A expectativa é que dali saia o rabisco de novas iniciativas governamentais na área para o curto prazo. Dilma e o Planalto têm promovido “ações casadas” na atual campanha, sendo uma das mais vistosas o plano governamental de combate ao crack, ideia que veio a público, primeiro, na voz da candidata. 
Cabo... - A cúpula petista já recebeu sinais de que Lula não tem intenção de aparecer na propaganda de TV ao lado de ao menos dois candidatos do partido ao Senado: Paulo Paim (RS), autor de benesses a aposentados que azucrinaram o Planalto, e Delcídio Amaral (MS), que presidiu uma das CPIs do escândalo do mensalão. 
...eleitoral - O presidente também enviou emissários ao Rio para tentar evitar que a disputa pelas duas vagas ao Senado atrapalhe a vida de Sérgio Cabral (PMDB) ou de Dilma. Lula tem dito que ficará longe da campanha de Jorge Picciani (PMDB), mas que ajudará Lindberg Farias (PT) e Marcelo Crivella (PRB). 
Ciclo - O Tribunal de Contas de São Paulo rejeitou ontem as contas de 2008 da Prefeitura de Diadema, fechando um pacote de desaprovação de todos os oito anos da gestão José de Filippi Júnior (2001-2008), tesoureiro da campanha de Dilma. O argumento principal é que Filippi não investiu o mínimo exigido no ensino. Com maioria do PT, a Câmara de Diadema tem, porém, derrubado os pareceres do tribunal. 
Outro lado - Filippi diz que vai recorrer e que as rejeições anteriores foram motivadas pela prioridade às creches, o que retirou recursos do ensino fundamental. “Fizemos um pacto para não fechar creches. Até a oposição na Câmara votou pela aprovação das contas.” 
Nacional - Também tesoureiro da campanha petista de 2006, Filippi lembra que as contas da reeleição de Lula já foram aprovadas, diferentemente das dos tucanos, ainda em análise. 
Bateria - Após a repercussão das declarações de Indio da Costa (DEM-RJ), parte da campanha de José Serra (PSDB) já discute a abordagem de novos temas: a relação dos petistas com Hugo Chávez, a comparação de presos políticos cubanos a presos comuns, feita por Lula, e a defesa do terrorista Cesare Battisti. O mensalão ficou de fora, porém. Tucanos avaliam que isso reavivaria o panetonegate do DEM. 
Borracha - A biografia de Geraldo Alckmin (PSDB) em seu site oficial ignora a derrota do tucano na disputa à Prefeitura de São Paulo em 2008, quando não chegou nem ao segundo turno. 
Poça - Da deputada Manuela D’Ávila (PC do B) anteontem, no Twitter: “Cenas da campanha com chuva: parar na loja mais barata e comprar meias para trocar.” 
Veja bem - O governo do Acre afirma que a estrela vermelha no helicóptero comprado da Helibras em 2008 faz parte da bandeira do Estado. E que a negociação ocorreu via licitação. 
Tiroteio
Depois do José Alencar, o brasileiro ficou exigente. Serra tinha 15 nomes para vice. Escolheu o mais desqualificado e imaturo. 
DE NILMÁRIO MIRANDA (PT-MG), ex-ministro da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, sobre as declarações de Indio da Costa (DEM), segundo quem o PT é ligado às Farc e ao narcotráfico. 
Contraponto
Quebrando o gelo 
Paulo Skaf (PSB), candidato ao governo paulista, e Benjamin Steinbruch, seu substituto no comando da Fiesp, se conhecem de longa data. Há 31 anos, quando Skaf se casou, ficou combinado que ele ganharia do amigo uma geladeira. “Um desses modelos modernos”, como pediu à época. 
-Tinha visto uma da liquidação... - respondeu, encabulado, o “padrinho”. 
Recentemente, quando Skaf completou aniversário de casamento, já candidato ao Palácio dos Bandeirantes, Steinbruch lhe enviou um frigobar.

Nenhum comentário: