terça-feira, julho 06, 2010

PAINEL DA FOLHA

Vale este 
Renata Lo Prete 
Folha de S.Paulo - 06/07/2010

Diante do barulho causado pelo programa de governo de Dilma Rousseff entregue ontem ao TSE, no qual se destacam itens como a taxação de fortunas e o "controle social" dos meios de comunicação, o comando da campanha não apenas trocou o texto por uma versão atenuada, já perto do horário-limite, como atribuiu a um erro da "área jurídica" a apresentação do primeiro documento, debatido em fevereiro na pré-convenção do PT. Sobre a ausência de contribuições dos aliados, notadamente o PMDB, o QG dilmista alega que os demais partidos foram estimulados a registrar seus próprios programas, para futura junção. A sigla de Michel Temer nada entregou.
Não... 
 Do presidente do PT, José Eduardo Dutra, quando o partido aprovou o documento na pré-convenção: "Vou falar pela milésima vez: essas são apenas diretrizes, que serão submetidas à candidata, à sociedade e aos partidos aliados".
...e não De Michel Temer, presidente do PMDB e vice de Dilma, na época: "Não vamos nem aceitar prato feito nem brigar. Você só faz coalizão eleitoral dialogando com programas de governo".
De verdade A Rede Globo acredita que será possível realizar seu debate, o último antes do primeiro turno, apenas com Dilma, Serra e Marina -os três candidatos com votação expressiva. Quanto maior o número de participantes, menor a eficiência desse tipo de evento.
Armistício Ontem, depois de participarem de reunião sobre o debate na sede da Globo, no Rio, os marqueteiros de Dilma, João Santana, e de Serra, Luiz Gonzalez, "racharam" um táxi até o aeroporto Santos Dumont.
Língua do P De Dutra, tranquilizando seguidores no Twitter após sofrer uma crise de hipertensão: "Calma pessoal! Foi só um "piriPAC'". Resposta do ministro Alexandre Padilha: "Cuide-se. Meu secretário-executivo ficou tão preocupado que teve um "piriPAC2'".
Em resumo De um veterano observador de campanhas presidenciais: "A situação está mais difícil para Serra do que o PSDB calculava há alguns meses e menos fácil para Dilma do que o PT imaginava semanas atrás".
Melou 1 Apesar dos esforços de última hora das cúpulas dos dois partidos, fracassou a tentativa de entendimento no Pará entre DEM e PSDB, aliados no plano nacional. O tucano Simão Jatene registrou a chapa ao governo com o correligionário Flexa Ribeiro como candidato único ao Senado. Valéria Pires Franco (DEM) sobrou.
Melou 2 A direção do DEM vê na atitude do PSDB local uma tentativa de atrair, no segundo turno, o apoio de Jader Barbalho -daí Jatene ter preferido lançar apenas um nome ao Senado, para o qual o peemedebista tentará se eleger. O problema é que a governadora Ana Júlia (PT), candidata a novo mandato, espera o mesmo de Jader.
Despejo O governo de São Paulo entrou em atrito com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) ao enviar uma carta dando 60 dias de prazo para a entidade deixar sua sede, no Parque da Água Branca, que será transformada em biblioteca temática de agricultura.
Parada O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), organiza uma manifestação, no próximo dia 13, nos moldes do protesto liderado pelo colega Sérgio Cabral (PMDB) no Rio de Janeiro, contra a divisão dos royalties do pré-sal. O presidente Lula visitará o Estado dois dias depois para inaugurar uma plataforma.
Tiroteio
 "Na pressa de registrar a candidatura, eles devem ter entregue o caderno errado." DO DEPUTADO EDUARDO CUNHA (PMDB-RJ), sobre o fato de o programa de governo de Dilma, apresentado ontem ao TSE, não contemplar uma única linha do tão comentado documento com propostas elaborado pelo aliado PMDB.
Contraponto
Imelda Marco Antônio
 Políticos e autoridades de São Paulo se revezavam ontem ao microfone durante a abertura da Francal, maior feira de calçados do país, no Anhembi. Quando chegou a vez de a vice-prefeita, Alda Marco Antônio, discursar, a peemedebista não escondeu a euforia:

-Eu sou a única mulher neste palco, e estou muito feliz, porque toda mulher gostaria de ter cem pares de sapatos no armário!

A plateia riu, e ela ainda teve tempo de emendar:

-As que não têm certamente estão lutando por isso!

Nenhum comentário: