segunda-feira, julho 05, 2010

PAINEL DA FOLHA

Enviado aos evangélicos 
Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 05/07/2010

Embora o mais recente Datafolha tenha apontado vantagem de nove pontos percentuais para José Serra (PSDB) entre os fiéis de igrejas pentecostais, o governo conta com uma espécie de "embaixador" na operação para tentar virar o voto dos evangélicos.

Chefe de gabinete do presidente Lula e tradicional interlocutor do PT com o mundo católico, Gilberto Carvalho foi fundamental na operação que, na undécima hora, capturou o PSC, sigla dominada por evangélicos, para a coligação de Dilma Rousseff. A ofensiva será mantida em julho, com previsão de conversas da própria candidata com lideranças de igrejas.
Guerra santa O núcleo da campanha petista espera para os próximos dias o anúncio de apoio à Dilma do pastor Manoel Ferreira (PR), que controla uma ala da Assembleia de Deus, a com sede em Madureira (RJ).
Muralha 1 O consórcio demo-tucano pretende pedir providências ao Ministério Público relativas à movimentação de Alexandre Padilha (Relações Institucionais) na campanha. O ministro de Lula participa ativamente das costuras políticas da candidatura, algumas durante o horário de expediente.
Muralha 2 Do deputado Jutahy Júnior (PSDB-BA), sobre a atuação do ministro: "Quando um presidente vira as costas à legislação eleitoral, ele abre as portas para seus subordinados agirem como se a lei existisse apenas para ser descumprida".
Cerimônia... O núcleo petista pretende apresentar na propaganda de TV, a partir do dia 17 de agosto, uma espécie de simbiose entre a despedida de Lula do poder e a apresentação de Dilma como sua sucessora.
...do adeus Para o comando da campanha do PT, ainda não "caiu a ficha" da população sobre a saída de Lula. Daí a ideia de tentar capitalizar a despedida.
Simbologia No dia 13, o PT inaugura o comitê nacional da campanha num prédio da Asa Sul em Brasília.
Dinâmica As coordenações das campanhas decidem hoje com a direção da Rede Globo as regras do debate que levará os presidenciáveis ao estúdio da emissora no dia 28 de setembro.
Quebra pau Do ex-governador Roberto Requião (PMDB) no twitter, horas depois de levar um soco de um adversário político no Paraná: "Vou passar numa farmácia para me vacinar contra raiva de gata no cio".
Calma nessa hora A cúpula do DEM, que pensava ter alcançado um grau maior de sintonia com José Serra (PSDB), estava um tanto inquieta no final do dia de ontem diante da falta de sinais do tucano sobre os passos a serem dados nesta semana, quando começa oficialmente a campanha eleitoral.
Sem fim Faltando algumas horas para o fim do prazo de registro das candidaturas, o impasse entre DEM e PSDB no Pará continuava ontem. Os problemas eram os de sempre: a inclusão da "demo" Valéria Pires Franco como candidata ao Senado na chapa e a coligação na eleição proporcional.
Quem tem a força A escolha de Indio da Costa (DEM-RJ) para vice de Serra deu ao presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), a chance de posar de vitorioso, mas ao mesmo tempo criou um problema prático para o deputado: se Serra perder a eleição, Indio despontará como favorito no partido para disputar a prefeitura do Rio em 2012.
Tiroteio
 "A subprocuradora está tentando emplacar uma versão tupiniquim do "por que não te calas" do rei Juan Carlos."
Contraponto
Figurinha carimbada 
 O deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE) surpreendeu o plenário na semana passada ao anunciar que, após o recesso de julho, irá se afastar da Câmara para fazer fisioterapia. Dono de nove mandatos consecutivos, o parlamentar disparou:

-Mas podem ficar tranquilos porque terei uma das votações mais expressivas de Pernambuco!
Chico Alencar (PSOL-RJ) não resistiu à piada:

-Felizes os que podem ficar 30 dias em agosto sem campanha. Se eu ficar três dias fora, perco a eleição!

Nenhum comentário: