quarta-feira, junho 30, 2010

PAINEL DA FOLHA

De pernas para o ar 
Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 30/06/2010

Embora o comando da campanha de José Serra continuasse a dizer ontem à noite, em meio a muita confusão, que o vice será Álvaro Dias (PSDB-PR), o surpreendente anúncio de que seu irmão Osmar (PDT) disputará o governo do Paraná na condição de aliado de Dilma Rousseff (PT) pode fornecer aos tucanos o argumento do qual necessitavam para rever a indicação, motivo de crise com o aliado DEM. Osmar, que durante o dia reafirmou a Beto Richa (PSDB) a disposição de concorrer ao Senado em sua chapa, depois procurou justificar a reviravolta alegando ter recebido a notícia de que Álvaro não seria mais vice.
Reunião íntima Diante do mal-estar reinante, lideranças do DEM cogitavam ontem realizar a convenção, hoje, de modo mais discreto, até mesmo transferindo o evento do Hotel Grand Bittar para a sala da presidência do partido no Congresso.
Entre nós 1 Na reunião demo-tucana que entrou pela madrugada de ontem, Serra pediu empenho e bom senso ao partido aliado "em nome do país". Argumentou que a retirada da indicação de Álvaro Dias teria consequências desastrosas.
Entre nós 2 Ao fim do encontro, Serra desceu sozinho de elevador com o presidente do DEM, Rodrigo Maia, a quem reforçou o apelo.
Meia mozarela... O PMDB tende a optar, hoje, por solução "híbrida" em Santa Catarina: abrir processo de expulsão contra Eduardo Pinho Moreira, impedindo que ele seja vice na chapa do DEM, mas sem implodir de todo a aliança local entre peemedebistas e "demos".
...meia calabresa Isso atende a pedido de Ideli Salvatti (PT), que dará a Dilma seu único palanque no Estado e teme o efeito de uma intervenção, mas ao mesmo contempla o desejo de Michel Temer de punir Moreira. Além disso, a costura deve permitir que o DEM mantenha o apoio a Roseana Sarney (PMDB) no Maranhão.
Contrapartida O núcleo da campanha de Dilma negocia a possibilidade de deixar o PDT, que vinha negociando com Ideli, aliar-se a Ângela Amin (PP), desde que esta assuma o compromisso de não apoiar Serra.
Sem parar 1 Apresentado como iniciativa de um grupo "independente" de moradores de municípios do interior, o "Movimento Estadual Contra os Pedágios Abusivos de SP", que tem protestos marcados para amanhã em diversas rodovias, é organizado por petistas que miram as candidaturas de Serra e Alckmin.
Sem parar 2 O coordenador, José Matos, é assessor do vereador Carlos Alberto Rezende Lopes, o Linho, do PT de Indaiatuba. Matos montou uma campanha de internet inspirada na mobilização feita para Dilma pelo guru Marcelo Branco.

Álbum Sobram na rede fotos de Branco com Matos -que aparece ainda abraçado a Aloizio Mercadante, candidato do PT ao governo.
Falta lugar
 Privado da suplência de Marta Suplicy, dada a Antonio Carlos Rodrigues (PR), o PT aprovou resolução segundo a qual sairão de seus quadros os dois suplentes de Netinho de Paula (PC do B) ao Senado: Carlos Zarattini pai (1º) e a ex-ministra Matilde Ribeiro (2º).
Alinhado Em depoimento a ser levado ao ar no novo site da campanha de Dilma, o vice Michel Temer se gaba de ter criado a primeira Delegacia da Mulher em SP e a primeira Procuradoria da Mulher na Câmara.
Tiroteio
Como Serra pode propor renovação se FHC e Bornhausen são chamados para decidir o futuro da candidatura num encontro na rua mais rica de São Paulo?
Contraponto
Fora de época 
 Candidata à reeleição, Yeda Crusius chegou atrasada anteontem, em Porto Alegre, à convenção estadual do PP, com o qual enfrentou uma crise por ter recusado todas as opções de vice que o partido lhe ofereceu.

Diante do clima pouco amistoso entre tucanos e pepistas, mesmo com a aliança acertada, os anfitriões convidaram uma escola de samba para animar o encontro. Na porta do evento, a governadora gaúcha se deparou com duas mulheres de biquíni e não resistiu:

-Ué, mas o Carnaval não acabou?

Nenhum comentário: