segunda-feira, junho 28, 2010

PAINEL DA FOLHA

Herdeiro de Vargas 
Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 28/06/2010

Em entrevista para o documentário "Os Herdeiros de Vargas, Memórias do Brasil", Lula, que tinha oito anos quando Getúlio se matou, disse que só foi entendê-lo "muito tempo depois, quando virei político". "No começo da vida sindical, eu não gostava dele. Depois, verifiquei que o povo gostava de Vargas. Foi ele quem criou tudo o que existe aí, como a Petrobras."

Segundo Lula, a culpa pelo golpe de 1964 "não foi dos americanos", mas "da UDN, que se aliou às elites e aos militares para derrubar Jango", assim como, prosseguiu o presidente, havia derrubado Getúlio. "A diferença dos meus dois governos para os de Vargas, JK e Jango é que no tempo deles os militares estavam na oposição, eu sou respeitado por eles e vice-versa."
Em extinçãoNa entrevista a Yacy Nunes e Daniel Zarvos, diretores do documentário, Lula opinou que o "peso udenista" ainda existe no país, mas está acabando. O filme será lançado no primeiro semestre de 2011.
EstiloO presidente disse ainda que, assim como Getúlio, JK e Jango, ele governa "com o coração". "É melhor do que com a cabeça."
Encerrada a gravação, Lula elogiou Chico Buarque, cuja música "Fado Tropical" será usada no documentário: "Ele é um fofo. Gravou um vídeo de 15 minutos exclusivo para eu dar de presente de aniversário à minha neta, Maria Beatriz, que fez 15 anos. Ela adorou".
Termômetro 1O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) terminou a noite de domingo mais firme no posto de candidato a vice de José Serra do que estava na manhã de sábado. O comando da campanha avalia que trocá-lo, agora, seria um péssimo sinal.
Termômetro 2Mas a revolta do aliado DEM, que não gostou da indicação e detestou a forma como foi feita, está longe de acabar. Porta-voz da insatisfação, o presidente Rodrigo Maia tem mais apoio do que os tucanos de início imaginaram. E insistirá na tecla de que com vice do PSDB a aliança não sobreviverá.
Cala-te bocaIndagada sobre a ausência de Serra na convenção que oficializou sua candidatura à reeleição, ontem, Yeda Crusius (PSDB-RS) deixou escapar: "Eu já tenho vice. Você sabe o quanto está complicado o quadro nacional...".
Eu vim...No sábado, Osmar Dias (PDT) disse ao PT e ao PMDB ter recebido um aviso do PSDB: seu irmão Alvaro só seria vice se ele desistisse de concorrer ao governo do Paraná. Acrescentou que não cederia à pressão.
...para confundirNo mesmo dia, Osmar garantiu a um tucano que iria mesmo se candidatar a novo mandato de senador na chapa de Beto Richa (PSDB).
PortaEm reunião na quarta, a cúpula do PMDB deve propor a expulsão de Eduardo Pinho Moreira, indicado na convenção do partido em Santa Catarina para ser vice de Raimundo Colombo (DEM) ao governo.
BumbásSerra não estava no camarote em Parintins quando o boi Garantido, vermelho, saiu da arena para saudar as autoridades. Já na vez do Caprichoso, azul, o tucano beijou a estrela do boi e posou para os fotógrafos.
Na garupaA campanha de Aloizio Mercadante (PT) passou a crer na viabilização do segundo turno menos por esperar desempenho expressivo dos coadjuvantes Celso Russomano (PP) e Paulo Skaf (PSB) e mais por apostar numa "onda Dilma", que carregue o candidato ao governo paulista como Lula fez com José Genoino em 2002.
Tiroteio
"Depois de criticar a "marolinha" na televisão, quem deve desculpas a Lula e ao Brasil é a oposição."
Por falar nisso... 
Quando era prefeito de Pindamonhangaba, no final da década de 70, o médico anestesista Geraldo Alckmin foi chamado às pressas, no meio da madrugada, para fazer um parto. O procedimento transcorreu sem incidentes e, ao final, o tucano se despediu:

-Agora é melhor eu voltar para casa porque o expediente começa cedo na prefeitura...

A mulher resolveu agarrar a oportunidade:

-Ah, doutor, aproveitando... E a rede de esgoto do Jardim Resende? Quando é que fica pronta?

Nenhum comentário: