sexta-feira, junho 25, 2010

PAINEL DA FOLHA

Frente ampla 
Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 25/06/2010

Chamou atenção o tamanho da comitiva levada por Lula a Pernambuco e Alagoas para conferir os estragos causados pela chuva. Viajaram com o presidente os ministros da Casa Civil, do Planejamento, da Educação, das Cidades, da Saúde, da Integração e do GSI, além do comandante do Exército, da presidente da Caixa e de diretores do Dnit e da Eletrobras.
O governo rejeita a ideia de que tamanha concentração de autoridades tenha por objetivo prevenir algum desgaste eleitoral. Alega que o grau da catástrofe justifica a mobilização. Os próprios integrantes da comitiva se impressionaram com a recepção calorosa da população a Lula, a despeito de toda a destruição.
Quem dá mais 1Proposta levada ao comando da campanha de José Serra: primeiro Álvaro Dias (PSDB) é escolhido vice, depois seu irmão Osmar (PDT) anuncia apoio aos tucanos no Paraná, em vez de sair candidato ao governo e dar palanque a Dilma Rousseff (PT). Um dirigente da oposição protesta: "Eles negociaram com os dois lados e agora querem um cheque em branco?".
Quem dá mais 2Ontem, o próprio Álvaro cuidou de divulgar no Twitter o adiamento da entrevista em que o irmão finalmente anunciaria seu destino eleitoral.
RubroO presidente do DEM, Rodrigo Maia, praticamente desistiu de emplacar um vice do partido para Serra. Ele só se descabelou ao ver subir a cotação da vereadora e presidente do Flamengo, Patrícia Amorim (PSDB).
DesmatamentoPouco antes de confirmar sua visita à Festa de Parintins, Serra recebeu Ibope feito no Amazonas: Dilma aparece com 66%, ele, com 18%.
RessonânciaMarina Silva ficou assustada ao se ver cercada por flashes ontem em Belo Horizonte: "Tem fotógrafos tão equipados, com lentes em forma de canhão, que fotografam até do DNA das rugas da gente", disse a candidata do PV.
BaixasEm viagem ao Canadá, Lula não irá à convenção que oficializará, amanhã, a chapa de Aloizio Mercadante (PT) ao governo paulista. Ele já havia faltado ao pré-lançamento. Dilma também não comparecerá.
DominóO PDT segue dividido sobre o vice de Mercadante. O diretório paulista insiste no deputado Major Olímpio. O comando nacional quer o ex-prefeito de Rio Preto Manoel Antunes. Insatisfeito, o presidente do PDT-SP, Paulinho da Força ligou para ontem o candidato tucano, Geraldo Alckmin.
ChapaA escolha do suplente de Marta Suplicy (PT) ao Senado encerrou o dia de ontem assim: ou o PR apresenta um nome aceitável, ou crescem as chances do petista Paulo Frateschi.
Barba...Ciente da resistência dos deputados petistas à coligação com o PR na chapa proporcional em Minas, a campanha do governador Antonio Anastasia (PSDB) lançou ofensiva para atrair a sigla, dona de quase um minuto e meio de tempo de TV. Sem o PR, o tucano já tem vantagem nesse quesito.
...e cabeloOs interessados em amarrar o PR à chapa que terá Hélio Costa (PMDB) para o governo e Patrus Ananias (PT) como vice acham que, mais uma vez, a direção nacional petista terá de enquadrar o partido em Minas.
Visita à FolhaPaulo Skaf, pré-candidato ao governo de São Paulo pelo PSB e presidente licenciado da Fiesp, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de André Rebelo, assessor econômico, e Fabio Schivartche, assessor de imprensa.
Tiroteio
Política se faz com compaixão, coragem e amor. A quem serve o preconceito? Nada se constroi destruindo.
Contraponto
Motivo de força maior
Exausto de tanto negociar com Osmar Dias (PDT) a composição do palanque de Dilma Rousseff no Paraná, o governador Orlando Pessutti (PMDB) desabafou, durante reunião de seu partido:

-Vamos acabar de uma vez com isso. Eu saio candidato ao governo e no dia 1º de janeiro esperarei você, Michel, para prestigiar a minha posse.

Temer, que será vice de Dilma, brincou:

-Infelizmente não poderei estar presente, Pessutti. Neste dia eu pretendo estar na minha própria posse...

Nenhum comentário: