sábado, junho 19, 2010

PAINEL DA FOLHA

Zona de risco
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 19/06/10 


Exame preliminar da Lei da Ficha Limpa indica que, se aplicada sem exceção, a nova regra abalará mais palanques de José Serra (PSDB) do que de Dilma Rousseff (PT). A lista de possíveis baixas do lado dele começa no Maranhão, onde o nome para enfrentar o clã Sarney e o PT seria o do ex-governador Jackson Lago (PDT). Também estão impedidos, em princípio, Joaquim Roriz (PSC) no Distrito Federal, e Expedito Filho (PSDB) em Rondônia. Há ainda a Paraíba, onde, sem aliado disputando o governo, Serra se apoia na candidatura ao Senado de Cássio Cunha Lima (PSDB), outro pendurado. Para Dilma, a perda mais significativa seria Anthony Garotinho (PR) no Rio.

Cenários 1 - O PSDB tem esperanças de que Lago consiga confirmar sua candidatura na Justiça, porque já cumpriu “pena”. Por ora, o partido vê com muito receio a possibilidade de aproximação com Flávio Dino (PC do B) no Maranhão. Avalia-se que Serra não pode subir num palanque cujo candidato declara voto para Dilma. 
Cenários 2 - No Distrito Federal, os tucanos delegaram a Maria de Lourdes Abadia a tarefa de montar um palanque sem Joaquim Roriz (PSC). Ela quer o Senado, mas, se não houver alternativa, pode virar cabeça da chapa para dar palanque a Serra. 
Custo... - Não foi tanto a mudança proposta pelo PSDB no palanque do Rio que incomodou DEM e PPS, mas sim o modus operandi. As duas siglas alegam que o desenho inicial da chapa, com um tucano na vice de Fernando Gabeira (PV) e o PPS com um nome para o Senado, foi proposto pelo PSDB, que mudou de ideia na undécima hora. 
...e benefício - “É muita espuma por nada”, afirma um dos inconformados, referindo-se ao tempo inferior a um minuto de televisão que Serra ganhará caso a coligação tenha um tucano como candidato ao Senado. 
Vade retro - De Eduardo Pinho Moreira, a quem a direção nacional do PMDB ameaça impedir de apoiar o candidato do DEM, golpeando Michel Temer no Twitter: “São Paulo tem 70 deputados federais, e o PMDB elegeu três. Santa Catarina tem 16, e o PMDB elegeu cinco. E ainda quer vir nos ensinar? Fica na Europa!”. 
Se liga - O presidente do DEM, Rodrigo Maia, disse pelo telefone a Roseana Sarney (PMDB) que, depois do ocorrido em Santa Catarina, não tem como evitar que os “demos” retirem o apoio à sua reeleição no Maranhão. Ela protestou: “Mas eu que vou ter de pagar esse preço?”. E Maia: “Cobra do PMDB”. 
Sem alarde - Embora no Paraná Osmar Dias (PDT) pareça ter finalmente decidido apoiar os tucanos, estes desistiram de promover um grande evento para festejar a aliança. Querem evitar atrito de Osmar com seu partido, aliado nacionalmente ao PT.
Tenho dito - Na convenção que lançará Beto Richa ao governo, hoje, Gustavo Fruet manifestará voto contrário à aliança PSDB-PP no Paraná. O deputado queria disputar o Senado. A vaga ficou com Ricardo Barros (PP). 
Toboágua - Geddel Vieira Lima (PMDB), que esperou Dilma voltar da Europa para lançar sua candidatura ao governo da Bahia, fará a convenção desta segunda no Wet’n Wild de Salvador. 
Tiroteio
O programa do PSDB mostrou um Serra que não existe, além de colocar FHC e o número do partido na clandestinidade. 
DO DEPUTADO FERNANDO FERRO (PT-PE), sobre a propaganda partidária dos tucanos, exibida na noite de anteontem. 
Contraponto
Dois pra lá 
Pouco antes de ser anunciado candidato único do consórcio PMDB-PT ao governo de Minas, na semana passada, o peemedebista Hélio Costa deu de cara com o petista Fernando Pimentel, que também disputava a vaga, num corredor do Senado. Os dois se cumprimentaram polidamente diante da imprensa e passaram a caminhar juntos, o que levou um repórter a perguntar: 
- Vocês combinaram? 
- Combinamos, mas não cronometramos - brincou Costa, àquela altura já muito bem humorado.

Nenhum comentário: