quarta-feira, junho 09, 2010

PAINEL DA FOLHA

Elo perdido 
Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 09/06/2010

Maior empresa da família de Benedito de Oliveira Neto, que tinha trânsito livre no QG da campanha de Dilma Rousseff e esteve na reunião na qual se discutiu o suposto dossiê contra José Serra, a Gráfica Brasil chegou a cair na malha fina da CPI dos Correios. Foi identificada como prestadora de serviços para as agências de Marcos Valério, o pagador do mensalão. Como Valério, "Bené" tem pontes com o PT mineiro.

Em fevereiro de 2006, o relator da CPI, Osmar Serraglio (PMDB-PR), pediu a relação dos pagamentos feitos por Valério às subcontratadas. Nesta lista apareceu a gráfica. O objetivo da comissão era fazer uma análise contábil para provar o uso de notas frias.
De casa 1
Benedito de Oliveira Neto, dono da Dialog, é figura conhecida na Câmara. São comuns os convites para que deputados jantem em sua casa no Lago Sul. Dias depois de um desses eventos, um integrante da Executiva do PT foi procurado por um amigo de "Bené", interessado em entrar no rol das empresas que prestam serviços ao partido. Neste caso, não rolou.
De casa 2Um observador dos movimentos de Benedito faz a conta e conclui: "Da bancada de 79 petistas, pelo menos 30 não podem dizer que não sabem quem ele é".
MigraçãoCom o afastamento de Luiz Lanzetta, cuja empresa vinha funcionando como guarda-chuva para os contratos da área de comunicação da campanha de Dilma Rousseff, essa função tende a ser absorvida, ao menos em parte, pela Pepper. A diretora da empresa, Danielle Fonteles, é ligada ao marqueteiro João Santana.
DuplaUm dos cotados para a suplência de Fernando Pimentel (PT) ao Senado em Minas é Tarcísio Delgado (PMDB), ex-prefeito de Juiz de Fora. Seria uma arma no reduto de Itamar Franco (PPS), também candidato ao Senado e hoje à frente de Pimentel nas pesquisas.
BanqueteComo parte do esforço do governo para evitar que o PP engorde o tempo de televisão de José Serra, Alexandre Padilha (Relações Institucionais) almoçou ontem com o presidente do partido, Francisco Dornelles, cotado para vice do tucano. O ministro voltou a ouvir que a tendência da sigla é a "neutralidade". Talvez nem realize convenção.
Linha auxiliarEnquanto o Planalto monitora o PP, o PMDB, que mantém ascendência sobre o PSC, trabalha para tentar minar o acordo já anunciado entre o partido nanico e o PSDB. E tem encontrado receptividade.
Sem telaPara atiçar o fogo amigo em siglas como o PTB, que declararam apoio a Serra mas contam com uma ala pró-Dilma, a campanha petista está avisando a essas "minorias" que a candidata poderá ter "dificuldades jurídicas" em gravar com aliados de partidos formalmente coligados ao tucano.
FeitoNão obstante a aliança nacional com Dilma, o governador André Puccinelli, do PMDB, anuncia entre hoje e amanhã apoio a Serra. O tucano quer ir a Mato Grosso do Sul para o anúncio.
AquecimentoSerra será a estrela do lançamento da candidatura de Paulo Souto (DEM) ao governo baiano no sábado, uma hora antes da convenção tucana que oficializará seu nome para o Planalto. O evento "demo" ocorrerá na sede do partido. A ideia é promover uma caravana de prefeitos aliados.
Em sérieAlém de desmarcar presença na sabatina da Folha, Dilma cancelou participação em "talk show" promovido amanhã e sexta pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) em Maceió. Também Serra pulou fora desse evento.
FichaEm Roraima, o PT anunciou apoio a Neudo Campos (PP) para o governo. O pepista chegou a ser preso pela Polícia Federal, acusado de chefiar esquema de fraudes em folha de pagamento do governo.
Tiroteio 
Com seu histórico de investigações políticas, Itagiba está mais para dossiê do que para livro aberto.
Contraponto
Fundista 
Em entrevista ontem à rádio Jangadeiro, Lula era instado a dizer a que pretende se dedicar quando deixar a Presidência. Brincando, o apresentador sugeriu um tempo dedicado à pesca, ao Corinthians...

O petista esquivou-se uma, duas vezes, até que resolveu encerrar:

-Estou pensando em ir ao São Francisco e vir nadando até cair num açude no Ceará...

Nenhum comentário: