sexta-feira, junho 25, 2010

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Antes de inaugurar, Cyrela expande centro logístico 
Maria Cristina Frias

Folha de S.Paulo - 25/06/2010

A Cyrela Commercial Properties vai comprar um outro terreno, desta vez de 195 mil m2, para a ampliação do parque logístico em Cajamar, em área de 236 mil m2, anunciado em abril deste ano.

Juntos, os dois projetos terão 182.700 m2 de área construída, destinada a armazenagem e logística.

Os terrenos vizinhos ficam a 15 km do Rodoanel e a 30 km da cidade de São Paulo, na altura do km 36 da rodovia Anhanguera. O parque logístico será lançado em fases, sendo a primeira prevista para o início de 2011.

A área do primeiro terreno ainda não foi comercializada, segundo Roberto Perroni, presidente da Cyrela Commercial Properties.

"Decidimos pela ampliação do projeto em razão da grande procura que tivemos", afirma ele.

O parque logístico terá alguns diferenciais como pé direito livre de 12 metros, piso resistente a até cinco toneladas por metro quadrado e flexibilidade no "layout".

O sistema de proteção contra incêndio segue padrão da parceira no negócio, a AMB Property Corporation, uma das maiores empresas norte-americanas no setor de construção de galpões.
Sérgio Rosa é convidado para assumir a Brasilprev 
Sérgio Rosa, ex-presidente da Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil), o maior fundo de pensão da América Latina, com patrimônio de R$ 142 bilhões, foi convidado para ocupar a presidência da Brasilprev.

Depois de dirigir a Previ por oito anos, Rosa deve permanecer um ano em quarentena, no que se refere a cargos em instituições financeiras privadas. Mas pode assumir postos em empresas ligadas ao Banco do Brasil, como a Brasilprev.

Rosa ainda não respondeu se aceitará o comando da companhia de previdência privada do banco.

Desde outubro de 2007, a Brasilprev é presidida por Tarcísio Godoy, ex-secretário do Tesouro Nacional.
Risco de Saúde
A Marsh Gestão de Benefícios aperfeiçoou uma metodologia para apurar os custos indiretos que as empresas têm na área de saúde. São despesas que podem ser até sete vezes maior do que o gasto que as companhias têm com plano de saúde.

Problemas como afastamento e perda de produtividade por deficiências de saúde são de difícil apuração e pouco percebidas pelas empresas, segundo Renato Cassinelli, presidente da Marsh. No ranking dos custos empresariais, o plano de saúde é o segundo maior gasto, atrás apenas da folha de pagamento.

"O desafio é identificar e sanar esses custos indiretos", diz Cassinelli. "Habituada à gestão de riscos em grandes obras nas áreas de energia e infraestrutura, a Marsh transporta agora o modelo ao setor de saúde."
CondomínioO presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, recebeu nesta semana o vice-presidente do Secovi-SP Hubert Gebara. O sindicato da habitação foi negociar com o banco a criação de uma linha para financiar obras de condomínios, como reformas de fachadas, modernização de elevadores e outras.
BolsaA XP Investimentos lança novo modelo de negócios. Por meio do Portal Empreendedor, empresários de qualquer lugar do país podem se tornar afiliados à XP abrindo um escritório, como se fosse uma corretora independente, com marca própria, e utilizando as ferramentas da XP.
Balanço...Dentre mais de 700 empresas pré-selecionadas, pouco mais de 200 seguiram para a análise criteriosa de seus balanços contábeis para concorrer ao Troféu Transparência neste ano, concedido pelo Prêmio Anefac -Fipecafi - Serasa Experian. As cerca de 500 corporações inicialmente eliminadas não apresentaram demonstrações com o mínimo de dados necessários para participar.
...transparenteDentre as 200 empresas selecionadas, 20 serão premiadas pela transparência nas suas demonstrações contábeis. O anúncio das ganhadoras ocorrerá na segunda quinzena de julho.
Crédito...A Agência de Fomento Paulista/Nossa Caixa Desenvolvimento aprovou o primeiro financiamento da sua nova linha Economia Verde, lançada em março, que financia projetos para redução de emissões dos gases. O financiamento foi de R$ 1,7 milhão a um projeto para o aumento de eficiência energética no Estado de São Paulo.
...ecológicoO interesse de empresas de médio porte do Estado em busca de financiamentos da linha é voltado ao manejo de resíduos, substituição de energia convencional por solar e troca de máquinas antigas por equipamentos com alta tecnologia.
Intercâmbio com a Suíça 
A Universidade de St. Gallen, escola de negócios da Suíça, abre escritório de representação em São Paulo.

"Há dez anos, todos queriam estudar nos EUA. Há cinco, era na Ásia. Hoje, o interesse dos alunos é pela América Latina, e o Brasil é um "hub" natural do continente", diz Thomas Bieger, vice-reitor para internacionalização de St. Gallen.

A instituição fechou acordo de duplo diploma com a FGV, que incluirá estágios em pequenas e médias empresas do Brasil. No início, são esperados cinco alunos por ano em cada universidade.

Para o intercâmbio regular, os estudantes poderão optar pelo Insper. A Universidade de São Paulo ainda está em negociação.

Nenhum comentário: