domingo, junho 13, 2010

ANCELMO GÓIS

Mulher para chuchu 
ANCELMO GÓIS
O GLOBO - 13/06/10

“O Rei Zulu” (1950), marchinha de Nássara e Antônio Almeida, lembra Jacob Zuma, mulherengo presidente zulu sul-africano.
Diz lá: “Rei Zulu-u/ Não paga casa, nem comida e anda nu/ Pode não ter dinheiro pra gastar/ Mas tem mulher pra chuchu.”

Guerra ao jabá 
O ministro Juca Ferreira manda a consulta pública, amanhã, o anteprojeto que altera a Lei de Direitos Autorais.
O texto prevê punição a quem suborna rádios e TVs para aumentar a execução de certas músicas. O jabá passa a ser infração à ordem econômica e ao direito à diversidade cultural.

Filho eterno 
Um dos livros mais premiados do Brasil, “O filho eterno”, de Cristóvão Tezza, será adaptado para o teatro por Bruno Lara Rezende.
A história da relação entre um pai e seu filho, que tem síndrome de Down, está fazendo sucesso em países como Austrália, Nova Zelândia, França e Itália.

Vem a negócios 
O bilionário americano Sam Zell, 67 anos, um dos sócios da BR Malls, que tem 35 shoppings no Brasil, passa dia 24 agora em São Paulo. Visita as obras de três novos shoppings.
A Bracor, outra empresa de Zell por aqui, que atua no mercado imobiliário, anunciou outro dia investimentos de R$ 1 bilhão no Brasil este ano.

Au, au, au 
A procuradora Vera Lúcia Gomes, acusada de torturar uma menina de 2 anos, quer levar para Bangu, onde está presa, seu cãozinho.
Anda com saudades do Totó.

O menino Ziraldo 
O Menino Maluquinho completa 30 anos em 2010.
O personagem e seu autor, Ziraldo, 77 anos, serão homenageados com um livro pela Editora Melhoramentos. Merece.

Força tarefa 
A americana Telefutura comprou da Globo TV Internacional a novela “Caminho das Índias” e a minissérie “Força tarefa”.

Fator Frei Betto 
Depois da morte do preso político Orlando Zapata, que fez greve de fome, a ditadura cubana intensifica o diálogo com a Igreja Católica.
Recentemente, o cardeal Jaime Ortega esteve com Raul Castro intercedendo a favor dos “prisioneiros de consciência”.

Na verdade...
A distensão religiosa não é de hoje. O próprio cardeal Jaime lembrou, em recente entrevista à revista católica “Palabra Nueva”, os passos dados depois que saiu o livro “Fidel e a religião” (1985), do brasileiro Frei Betto.
Na época, a Constituição foi mudada para permitir maior liberdade religiosa, e o PC aceitou católicos em seus quadros.
Mas falta muito.

ZONA FRANCA 
“Um passaporte húngaro”, de Sandra Kogut, é a atração do “Programa de cinema”, que vai ao ar dia 26, às 23h, na TV Brasil.
Luiz Zveiter, presidente do TJ-RJ, participa de seminário em Jerusalém.
Estão abertas as inscrições para o concurso de curtas da Firjan (www.firjan.org.br/curtacriativo).
A Salinas inaugura loja no Shopping Leblon.
Mombaça lança seu CD quarta no Teatro Rival.
A Stellabella ganhou projeto Levi’s Music e um videoclipe no YouTube.
O escritório Saboya, Direito, Muanis comemora seus 4 anos.
A nova edição da “Revista de História” será lançada amanhã na Biblioteca Nacional, às 16h 30m.

Brasil na moda 
O Brasil está na moda — literalmente.
A Ralph Lauren incluiu nas suas coleções de verão o nosso verde-amarelo.
Os blusões unissex, com direito ao famoso logo Polo, custam uns US$ 200.

O velho e o mar 
A centenária cadeia de lojas Abercrombie & Fitch, que tinha entre seus clientes Ernest Hemingway, sempre recusou propostas de franquias no Brasil.
Agora, optou por vir por suas próprias pernas. Deve abrir sua primeira loja no Brasil em 2012.

Curso de medicina 
A PUC do Rio está pondo os pés na área biomédica.
Em 2011, abre o curso de Biologia, que contará com laboratórios próprios em seu novo espaço, localizado perto do Parque da Cidade. A ideia é que, futuramente, a PUC abra o seu curso de Medicina.

Outra do Capitão 
Carlos Alberto Torres, o capitão do tri, no México, em 1970, carrega no bolso em sua estada na África do Sul, para a Copa, um celular cujo final é... 7070.
Qualquer semelhança não é mera coincidência.

MARCEU NA COPA

A Copa do Bundo é nossa

Agora que a Copa começou, e Johannesburgo já é familiar para quem chegou bem antes de a bola rolar, seguem novas e mais seguras impressões de viagem.

Sacolé africano: Em todos os eventos públicos, o governo distribui sacolés de água fresca grátis para o povão. Nos estádios, inclusive. Lembram aqueles de Ki-Suco vendidos por camelôs nas praias do Rio.

Cedae bafana: Aliás, os sul-africanos não filtram a água. A que vai para a geladeira é a da torneira mesmo, potável, pronta para beber.

Tem esquina: Era calúnia. Johannesburgo tem esquinas, sim. A gente demora a reparar porque, em cada uma delas, há um imenso shopping. A África do Sul é o país dos megashoppings. Só em Johannesburgo, há uns 20 BarraShoppings.

Deve ser terrível I: Compositor da África do Sul também sofre. As rádios FM do país da Copa tocam música americana quase o tempo todo e só um punhadinho de ritmos locais.

Deve ser terrível II: Estes dias, um executivo brasileiro de uma empresa de locação de celulares, a negócios em Johannesburgo, falava no telefone enquanto dirigia e... foi parado pela polícia. “O que você pode fazer pelo guarda?”, perguntou o fardado, que levou 100 randes. Há testemunhas.

Mago zulu: Paulo Coelho é amado na terra de Mandela. Mais conhecido aqui do que Lula, acredite. É o único brasileiro não jogador de futebol lembrado como referência do Patropi.

Deu zebra: A África do Sul, já se sabe, é a terra do “big bundo”. Mas Brian Motlafi, produtor do “Big Brother Africa”, zulu boa gente toda vida, depois de ser apresentado, via internet, à Mulher Melancia, declarou, na quinta: “Vocês venceram. Imbatíveis!” �œ No mais I: A Copa do Bundo é nossa, com a Melancia, não há quem possa.

No mais II: Que a integração de pretos e brancos que se tem visto estes dias na África do Sul perdure depois da Copa e para a vida eterna, amém.

Nenhum comentário: