sábado, maio 22, 2010

PAINEL DA FOLHA

Lula na veia
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 22/05/10

A aceleração do crescimento da parcela do eleitorado que reconhece Dilma Rousseff como a candidata de Lula, fenômeno detectado pelo novo Datafolha, coincide não apenas com um período de maior exposição da ex-ministra, mas principalmente com a mudança do papel encarnado por Lula na propaganda.
No programa do PT exibido em 13 de maio, o presidente foi, pela primeira vez, o narrador da história de Dilma. Mais do que elogiar-lhe as qualidades, atribuiu a ela o sucesso do governo. Fez uma fala na linha "eu garanto", muito próxima da que fará de maneira ainda mais desabrida quando, já livre das amarras legais da pré-campanha, começar o horário eleitoral gratuito.


Amostra grátis. No início da semana, diante de outras duas pesquisas a indicar o crescimento de Dilma, um dos caciques peemedebistas menos empolgados com a candidata do PT colocou as barbas de molho: "Se um pouquinho de Lula na propaganda já fez esse estrago, imagine quando o homem for à televisão todo dia pedir voto".
SP-NY 1. Marta Suplicy foi a Nova York com uma ideia na cabeça: fazer de Antonio Palocci, que também acompanhou Dilma na viagem, seu suplente na disputa pelo Senado. A movimentação da ex-prefeita contraria os planos de petistas de São Paulo, que tentam oferecer esse posto ao PDT como forma de viabilizar a chapa pura com Aloizio Mercadante para o governo e Eduardo Suplicy de vice.
Bruxuleante 1. De um petista inteirado das articulações, sobre as chances de Suplicy virar vice: "Essa fogueira tem brasa, mas não tem labareda. Agora, é só abanar um pouquinho que pega fogo".
Bruxuleante 2. A semana termina com a chapa "Suplicante" em banho maria. Seus patrocinadores não imaginavam que haveria tanta reação contrária dentro do próprio PT. E há também o cuidado para não queimar o filme com os partidos aliados.
Assim não. No PDT, não é unânime o entendimento de que a suplência de Marta está de bom tamanho. O prefeito de Campinas, Dr. Hélio, martela a tecla de que a sigla deve fazer o vice de Mercadante.
Pare, olhe. Slogan de Paulo Skaf (PSB) ao governo de São Paulo, by Duda Mendonça: "Preste atenção neste cara".
Premiado. Duda acaba de receber o prêmio de Personalidade de Publicidade do ano em Portugal. A escolha tem sabor especial para o marqueteiro, que de início colheu reações negativas à sua primeira campanha no país, realizada para os supermercados Pingo Doce. Mas o impacto sobre as vendas, segundo Duda, superou em 50% a meta estabelecida em seu contrato com o grupo Jerónimo Martins, proprietário da rede.
Curto-circuito. Alijados das vagas para a disputa do Senado, petistas do DF se engalfinham pelas suplências de Cristovam Buarque (PDT) e Rodrigo Rollemberg (PSB). Um dos cotados é Hélio José, conhecido em Brasília como "Hélio Gambiarra". Apoiado pelo deputado federal Geraldo Magela, ele ganhou o apelido em 1995, quando desviou energia da Companhia Energética de Brasília para oferecer um churrasco a Lula.
Galhos. Conta de um especialista na folha de pagamentos do Senado: Mônica Bicalho, exonerada da assessoria jurídica de Efraim Morais (DEM-PB) quando da descoberta de "fantasmas" no gabinete do senador, tem sete parentes empregados na Casa.
Visita à Folha. Paulo Hartung (PMDB), governador do Espírito Santo, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Elizabeth Kfuri, superintendente de Comunicação Social, Ana Paula Vitali Janes Vescovi, diretora-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, e Muriel Rohde, assessora de imprensa.

com LETÍCIA SANDER e DANIELA LIMA
Tiroteio 
Proibir a exibição do vídeo foi absurdo, mas não chegou a surpreender. A censura é a marca do PT. 

Do líder tucano na Câmara, JOÃO ALMEIDA (BA), sobre o veto da equipe de campanha de Dilma à apresentação, durante visita da candidata a evento da Confederação Nacional dos Municípios, de vídeo mostrando o périplo de um prefeito por recursos em Brasília. 
Contraponto 
Pior que marmelo Relator, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, do projeto que barra a candidatura de condenados por decisão colegiada, Demóstenes Torres (DEM-GO) resumiu para os colegas, na sessão em que o texto foi aprovado antes de ir a plenário, o que espera da iniciativa:
-Vamos colocar todos os malandros no pau da goiaba!
Diante do semblante intrigado da maioria dos presentes, Demóstenes contou ter aprendido "na pele", ainda criança, o significado da expressão:
-Apanhei muito de vara de pau de goiaba. Dói muito, porque ela começa grossa e termina fininha. O Judiciário vai tratar dos "fichas sujas" assim: no pau da goiaba!

Nenhum comentário: