sexta-feira, maio 21, 2010

PAINEL DA FOLHA

Formiguinhas
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 21/05/10

Na tentativa de consolidar o patamar até aqui alcançado por Dilma Rousseff nas pesquisas, o PT pretende reforçar em junho, último mês da chamada pré-campanha, uma agenda voltada a envolver prefeitos, vereadores e deputados na alavancagem da candidata.
A ideia é utilizar esse exército -formado em boa medida por gente que neste ano não estará ocupada com a própria eleição- para chegar às praças mais distantes, onde, de acordo com as pesquisas, é maior a parcela dos que ainda não identificam Dilma como a candidata de Lula. A estratégia foi discutida na reunião da petista com prefeitos aliados que participaram da marcha a Brasília, encerrada ontem.


Braços cruzados. Durante a marcha, os prefeitos fizeram lobby intenso pela regulamentação da emenda 29, que, entre outros pontos, recria a CPMF com o nome de CSS. Em sintonia com seus cabos eleitorais, um grupo expressivo de deputados se comprometeu a obstruir a pauta da Câmara para forçar a inclusão da matéria na pauta.
Não é comigo. Em discurso ontem na marcha, Lula incitou: "Por que a emenda 29 não passa? Não é porque o presidente da República não quer. Quando eu sair daqui, perguntem ao presidente da Câmara por que (os deputados) não querem, por que não passa? É uma vergonha!".
Circuito forró. Dilma irá aos festejos juninos do Nordeste. No roteiro, Caruaru, Campina Grande e Aracaju.
Parem as máquinas. As aprovações do projeto da "ficha limpa" e do reajuste dos aposentados, depois de longo período de paralisia do Senado, abalado por escândalos em série, fez com que o site oficial festejasse ontem em manchete: "Aprovações históricas mobilizam o Senado".
Liberou 1. O "aprova geral" que tomou conta do Senado na noite de quarta quase permitiu a votação, a toque de caixa, do projeto que eleva em cerca de 30% o salário dos funcionários. Isso apesar de uma reforma administrativa ainda estar em tramitação.
Liberou 2. Na Câmara, por pouco não foi bem sucedida a pressão para aprovar a legalização dos bingos.
Viveiro. Mesmo sem uma palavra final de Osmar Dias (PDT) sobre disputar o governo aliado ao PT ou o Senado em consórcio com o PSDB, corre solta no Paraná a conversa de que ele já negocia com o tucano Euclides Scalco a vaga de primeiro suplente. Em tempo: Scalco não se bica com o correligionário Beto Richa, cabeça da chapa.
Termômetro 1. Pesquisa encomendada pelo PT nacional dá 27% de intenção de voto à petista Ana Júlia, que busca se reeleger governadora do Pará. Jader Barbalho (PMDB) registra 23%, e Simão Jatene (PSDB), 22%.
Termômetro 2. Nas simulações de segundo turno, Ana Júlia empata, dentro da margem de erro de 2,5 pontos percentuais, tanto com Jader (41% ela, 40% ele) como com Jatene (41% a 38%). O PT quer demonstrar a viabilidade eleitoral da governadora na tentativa de convencer o peemedebista a sair e apoiá-la.
Biodiversidade. Pré-candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, Zeca do PT emplacou o aliado Valteci Ribeiro de Castro Júnior, também conhecido como Mineiro, na chefia de gabinete do Ministério da Pesca. Trata-se de um feito, pois a pasta é reduto dos petistas de Santa Catarina.
Seletivo. Deputados e senadores obedecem apenas em parte ao artigo da LDO que os obriga a publicar na internet nomes, cargos e tabela de remuneração de seus funcionários. A Câmara divulgou listas de efetivos, comissionados e respectivos salários, mas omitiu a identidade dos terceirizados. O Senado fez ainda menos: publicou somente os nomes dos servidores de carreira e de livre provimento.

com LETÍCIA SANDER e DANIELA LIMA
Tiroteio 
Parece que Serra já sente os efeitos da TPPPE: "Tensão Pré e Pós Pesquisa Eleitoral". 

Do deputado MAURÍCIO RANDS (PT-PE), sobre a irritação manifestada pelo tucano diante de um repórter da Rádio Nacional, emissora estatal, que lhe perguntou se pretendia acabar com o Bolsa Família. 
Contraponto 
O bardo O líder do governo na Assembleia paulista, Vaz de Lima, surpreendeu a todos, durante a recente votação do projeto que institui plano de carreira para os servidores do Tribunal de Justiça, ao declamar os versos iniciais do "Canção do Exílio", de Gonçalves Dias:
-Minha terra tem palmeiras/ Onde canta o sabiá/ As aves que aqui gorjeiam/ Não gorjeiam como lá....
Diante do espanto da plateia, o tucano se explicou:
-Aqui, os deputados petistas exigem recursos ilimitados para atender aos servidores. Enquanto isso, em Brasília, o governo do PT ataca o projeto de aumento para os funcionários da Justiça Federal, dizendo que é inconstitucional, que não há receita orçamentária prevista...

Nenhum comentário: