quinta-feira, maio 13, 2010

PAINEL DA FOLHA

Caminho de volta
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 13/05/10

Embora dirigentes do PT digam que resistirão à pressão do clã Sarney para reverter à força a decisão da seção maranhense de apoiar Flávio Dino (PC do B) ao governo, há complacência com a movimentação de petistas locais alinhados com Roseana (PMDB).
O PT maranhense havia marcado para o dia 22 uma reunião na qual, em tese, seria definido o restante da chapa encabeçada por Dino. Mas está em curso uma articulação para que nesse encontro ocorra nova votação sobre a questão do apoio, sob o argumento de que a vitória anterior se deu por dois votos. Aliados de Dino acusam Roseana de ter oferecido tudo e mais um pouco em seu governo ao PT para virar o placar.


Beija mão. Roseana Sarney esteve ontem com o pai, José Sarney, no Planalto para uma conversa com Lula.
Sinergia. Esclarecimento para quem estranhou o fato de o crack ser o tema de um dos novos comerciais do PT estrelados por Dilma Rousseff: em conversa com integrantes da CNBB, Lula afirmou que, em breve, o governo lançará uma ampla proposta de combate ao uso da droga.
I'll be back. Também ontem, em encontro com representantes da Contag, Lula avisou: "Não se assustem se, quando eu sair do governo, vocês me virem em nova caravana". Em seguida, porém, disse que não será um ex-presidente cheio de palpites sobre o governo do sucessor.
Lost. Para ilustrar o problema da falta de policiamento das fronteiras durante entrevista ontem com José Serra (PSDB), Ratinho utilizou um grande mapa em que o Brasil parecia ao telespectador uma ilha, todo cercado de azul. Para completar, o apresentador do SBT mostrava o ponto em que Mato Grosso do Sul faz divisa com o Paraguai e dizia: "Olha aqui a nossa costa".
Em resumo. Do ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM), explicando em seu "ex-blog" a decisão do TSE sobre coligações: "A + B + C + D estão coligados para governador. Pode haver a criação de duas coligações A + B e C + D ou A + B + C e D sozinho, de modo que cada uma dessas configurações possa lançar dois candidatos ao Senado? Resposta: NÃO".
Sujou... Nos bastidores, o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, demonstrou profunda contrariedade com a "irreverência" do secretário Nacional da Justiça, Romeu Tuma Jr., ao anunciar suas "férias" (que de férias não têm nada, pois é sabido que ele não voltará). A frase de Tuminha - "vou pegar um sol e volto quando estiver moreninho"- pegou mal até no Planalto.
...mas não tanto. De início em dúvida sobre a necessidade de ejetar o secretário, acusado de ligação com a máfia chinesa, o Planalto, uma vez convencido da inevitabilidade da medida, orientou a Justiça a encontrar um desfecho "leve" para o impasse.
Irrevogável. Romeu Tuma (PTB-SP) diz que a decisão do TSE selando o caráter "solteiro" de sua candidatura não o fará desistir da reeleição ao Senado: "É irreversível". Sobre o filho encrencado, afirma: "É um rapaz sério".
Calendário. O PTB bateu o martelo: a convenção nacional será em 19 de junho. A da seção paulista, que lançará Tuma, em 26 de junho.
Sem opção. O entendimento do TSE de que a coligação estadual deve se repetir em todos os cargos majoritários praticamente sepulta a possibilidade de Soninha (PPS-SP) concorrer ao Senado. Ela descarta tentar vaga na Câmara: "Depois de minha experiência como vereadora, perdi a vontade de ser parlamentar. A exceção era o Senado, uma Casa diferenciada".
Outra história. Na tentativa de lançar Aspásia Camargo ao Senado, o PV do Rio apresentará nova consulta ao TSE. Alega que, com candidato próprio à Presidência, ela poderia sair de forma avulsa.

com LETÍCIA SANDER e GABRIELA GUERREIRO
Tiroteio
É lamentável que, devido a más companhias ou desinformação, Hélio Costa inicie a campanha falando asneiras, na tentativa de desqualificar a administração exitosa de Aécio Neves. 

Do deputado RODRIGO DE CASTRO (PSDB-MG), em resposta ao peemedebista, segundo quem houve "maquiagem" no "choque de gestão" do tucano, que teria ainda "investido pouco na área social".
Contraponto
Genérico Durante reunião realizada na tarde de terça-feira passada entre líderes das bancadas na Câmara e o novo presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, o presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), recebeu elogio do colega Fernando Coruja (PPS-SC):
-O senhor é um democrata!- bradou Coruja.
O líder do DEM, Paulo Bornhausen (SC), brincou:
-Que bom! Mais um filiado ao nosso partido!
Temer ficou vermelho, como costuma acontecer quando se vê em alguma saia justa, e tentou sair de fininho:
-Veja, democrata é uma expressão universal...

Nenhum comentário: