quarta-feira, maio 05, 2010

PAINEL DA FOLHA

Fora de negociação 
Renata Lo Prete 
Folha de S.Paulo - 05/05/2010

Assim como Dilma Rousseff não terá o PMDB se o PT insistir em lançar candidatura própria em Minas, José Serra perderá qualquer chance de atrair o PP e seu minuto e meio de televisão se o PSDB não aceitar a coligação com esse partido no Rio Grande do Sul tanto na chapa majoritária, dando-lhe o posto de vice de Yeda Crusius, como na proporcional, vitaminando as chances de seus candidatos a deputado.

No segundo ponto reside o problema. A cúpula tucana chegou a anunciar que estava tudo resolvido, apenas para ser desmentida, horas depois, pela seção local do partido, que teme ver sua bancada na Câmara desidratada pelo desempenho eleitoral dos pepistas.
E então?
O PP exige a coligação proporcional porque a bancada gaúcha é de longe a mais forte do partido. "Sem isso, pode esquecer Dornelles vice de Serra", resume um dirigente nacional. O candidato tucano, que está no Rio Grande do Sul, discutiria o assunto ontem à noite com Yeda.
No papel 1"A proposta nacional do PMDB: um caminho para o Brasil", primeira versão do programa de governo da sigla, prega o financiamento público de campanha para "tirar o Estado da sombra corruptora do dinheiro".
No papel 2O texto propõe que o governo se comprometa a elevar gastos públicos num patamar 2% inferior ao crescimento do PIB. E defende articulação das esferas nacional, estadual e municipal no combate ao crime.
Segura a ondaO PMDB, que pretendia apresentar a versão final do documento no próximo dia 15, num ato que também aclamaria Michel Temer como vice de Dilma, avalia agora a possibilidade de deixar tudo para 12 de junho, data da convenção nacional.
FasesDo ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), defendendo o desempenho de Dilma no primeiro mês de campanha: "Jogamos de um jeito nas eliminatórias. Quando chegar a Copa, é claro que será diferente".
Resta umUma sucessão de vetos fez de Ricardo Flores o nome mais cotado para assumir a presidência da Previ.
Falou, ouviuAo final de entrevista ontem em Cuiabá, um assessor aconselhou Marina Silva (PV): "Você precisa ser mais objetiva nas respostas". E a candidata: "Com perguntas mais simples, dou respostas mais curtas".
Ado-a-adoDo presidente da Força Sindical, Paulinho, aliado ao PT em São Paulo, sobre o fato de haver na central uma ala pró-Alckmin: "Em eleição a gente não briga. Cada um cuida do seu".
Mapa da guerraO grupo de deputados contrário ao projeto que exige "ficha limpa" dos candidatos chega à votação do tema, prevista para hoje, dividido em duas alas: a que trabalha para derrotar o texto em plenário e a que prefere tentar segurar a votação, impedindo qualquer desfecho definitivo até as eleições.
EquipeA campanha de Serra terá novo coordenador de imprensa: o jornalista Marcio Aith, que vinha trabalhando na Folha como repórter especial.
Visitas à FolhaCandido Botelho Bracher, presidente do Banco Itaú BBA, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava com Jean-Marc Etlin, vice-presidente-executivo, Marcos Caetano, diretor de Comunicação Corporativa, e Marcelo Mota, assessor de Comunicação.

Paulo Skaf (PSB), presidente da Fiesp e pré-candidato ao governo de São Paulo, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Ricardo Viveiros, assessor de imprensa.

Ernesto Tzirulnik, presidente do IBDS (Instituto Brasileiro de Direito do Seguro), visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Rui Santos, assessor de imprensa.
Tiroteio
Finalmente o PSDB reconhece que a verdadeira candidata do pós-Lula é Dilma.
Contraponto
Ficha muito suja
Manifestantes favoráveis ao projeto da "ficha limpa", que barra a candidatura de condenados pela Justiça, faziam ontem uma "faxina" simbólica em frente à rampa do Congresso, com vassouras e baldes, quando perceberam que não tinham levado água para enxaguar o local.

O grupo se pôs então a encher os baldes com água do lago artificial situado na entrada do Legislativo, até que um dos jovens "faxineiros" observou:

-Ih, esta água está mais suja do que a rampa!

E, dirigindo-se aos poucos deputados que aderiram à manifestação, alertou:

-Se essa água respingar aí em vocês...

Nenhum comentário: