quarta-feira, maio 05, 2010

MÔNICA BERGAMO

Os papos de Pelé com Dunga e o dia em que o Rei virou tricolor 
Mônica Bergamo 

Folha de S.Paulo - 05/05/2010

"Adivinha o que eu vou te perguntar?", brincou a colunista ao cumprimentar Pelé no jantar que José Victor Oliva ofereceu a ele no Morumbi, em São Paulo, na segunda-feira. "Humm, vou apostar: você quer saber se eu acho que o Dunga vai convocar o Neymar e o Ganso para a Copa." Como será que Pelé adivinhou?

O fato é que ele logo revelou que Dunga, numa conversa que os dois tiveram por telefone, há dias, afirmou que Ronaldinho Gaúcho voltou a jogar bola no Milan e tem mais chances de ir para a África do Sul do que os garotos do Santos. A notícia, publicada ontem na Folha, logo se espalhou por sites e blogs na internet.

Mas Pelé disse mais. "Como fã", o Rei sempre telefona para Dunga para tentar arrancar dele notícias sobre a seleção. O técnico dá sinais de que, depois de apanhar muito, tem hoje o time na mão. E não pretende abrir mão dele. "O Dunga me disse: "Pelé, quando eu comecei [na seleção], todo mundo dizia que eu não tinha experiência, que eu nunca tinha sido técnico, que não ia dar certo.

Mas eu classifiquei o Brasil em primeiro lugar nas eliminatórias, ganhei todos os campeonatos, ganhei da Argentina, de todo mundo. Estou com o grupo há dois anos. Afastei os cobras [ele retirou Ronaldo e Roberto Carlos do time]'". Se tiver que convocar alguém, portanto, "para o banco de reservas", disse Dunga ao Rei, seria Gaúcho.

Pelé concorda com Dunga. Ele acha que os meninos da Vila têm pouca experiência para a Copa. "O pessoal diz que fui convocado com 17 anos [para a Copa de 1958]. Mas eu já tinha experiência. Fui contratado pelo Santos com 15, estreei contra o Corinthians de Santo André, disputei a Copa Roca na Argentina pela seleção, participei das eliminatórias. Esses meninos nunca jogaram fora do Campeonato Paulista."

Pelé diz que o trabalho de técnico é duro. Revela que, volta e meia, recebe convites de times estrangeiros para a função. "Mas eu não vou. Primeiro, porque eu ia roubar." Como assim, Pelé? "É, porque eu ia ganhar dinheiro fazendo uma coisa de que não gosto, sem o meu coração."

Pelé recebe, das mãos do ministro Orlando Silva, do Esporte, um quadro embrulhado com uma fita preta, branca e vermelha. Ele abre: "Ôpa! Esse eu não vou mostrar...". Suspense. Ele vira o quadro: era uma foto em que vestia o uniforme do São Paulo FC. "Eu sabia que ele é tricolor!", grita o anfitrião. O presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, jura que não é montagem. "O Pelé posou, no estúdio, durante uma campanha da agência F/Nazca, mas essa foto nunca havia sido divulgada. Nós guardamos desde 2008 para entregar a ele."
Quinquênio
O presidente Lula deve enviar ao Congresso nos próximos dias a MP (Medida Provisória) que cria a Autoridade Pública Olímpica, um órgão que reunirá representantes da cidade e do Estado do Rio de Janeiro e do governo federal com a missão de coordenar e fiscalizar os preparativos da Olimpíada de 2016. Orlando Silva, ministro do Esporte, será nomeado para comandar o órgão. Lula quer estabelecer um mandato de cinco anos para ele.
Superbonder
A ideia não é consensual no governo, já que o sucessor de Lula não teria como tirar Orlando do cargo nem que se desentendesse com ele. Mas Lula argumenta que o mandato fixo dará estabilidade ao órgão.
Superpoderes
Já está decidido que a Autoridade Pública Olímpica terá o poder de intervir em caso de atrasos de obras, por exemplo, chamando para si a responsabilidade até de desfazer contratos e realizar novas licitações.
Cristão Novo 
O nome do empresário Ivo Rosset, da Valisère, começou a circular no PT como um possível candidato a vice-governador de SP, na chapa de Aloizio Mercadante (PT-SP). Ele é marido de Eleonora Rosset, amiga de Marta Suplicy.
UTI
A UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) suspendeu as aulas do quinto ano do curso de medicina, aberto em 2006. Humberto Hirakawa, coordenador do curso, diz que a própria instituição tomou a iniciativa por causa do "reduzido número de docentes e de espaços físicos insuficientes". Segundo o MEC, a universidade e a Santa Casa de São Carlos romperam um contrato que previa que os alunos poderiam usar a sua estrutura para estudar. Quando nova parceria com outro hospital da região for firmada, as aulas serão retomadas.
Figurino À Deriva
O grupo Corpo, que viaja amanhã para uma turnê na Espanha, recebeu há poucos dias a notícia de que 20 de seus figurinos foram roubados ao serem enviados por Sedex de SP para Belo Horizonte, sede da companhia. Um funcionário dos Correios informou aos dançarinos que o caminhão que transportava as roupas foi assaltado. Oficialmente, a empresa nega. O Corpo tentava, ontem, reformar antigos figurinos para a viagem à Europa.
Duas Rodas
O padre Marcelo Rossi, que quebrou o pé esquerdo ao cair na esteira ergométrica, na semana passada, precisa de ajuda para celebrar as missas no Santuário do Terço Bizantino. Em cadeira de rodas, ele tem que ser carregado até o altar, que não tem rampa de acesso.
Curto-circuito
O FOTÓGRAFO Cristiano Mascaro participa do lançamento do concurso "Olhar Pampulha", promovido pela Belotur, amanhã, às 19h30, no Museu Abílio Barreto, em Belo Horizonte. Na ocasião, ele autografará dois livros.

O PRÊMIO Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita será entregue hoje, às 21h, na Sala São Paulo.

EVA YERBABUENA apresenta o espetáculo de dança"Pasión Flamenca" hoje, às 21h, no teatro Bradesco. Livre.

A GALERIA BRASILIANA abre hoje, a partir das 18h, sua primeira exposição individual de Nilson Pimenta.

A EMPRESÁRIA Fernanda Rolim apresenta a coleção de inverno da grife Left hoje, às 17h, em seu ateliê no Itaim Bibi.

A LOJA Esencial começa a vender, a partir de hoje, peças de joalheiras como Vera Cortez e Miriam Mamber.

Nenhum comentário: