quinta-feira, maio 06, 2010

ELIANE CANTANHÊDE

Goela abaixo
ELIANE CANTANHÊDE
FOLHA DE SÃO PAULO - 06/05/10


BRASÍLIA - A votação dos 7,7% para os aposentados e do fim do fator previdenciário serve como projeção do que pode acontecer no PT dos Estados nesta eleição. Praticamente um terço dos deputados do partido (24 dos presentes) traiu Lula e a cúpula partidária e votou com o aposentado, ou seja, com o eleitor.
Ponha-se no lugar do velho militante do PT que está sendo chamado, ou obrigado, a suar a camisa, carregar a bandeira e emprestar a estrela vermelha para Hélio Costa em Minas e Roseana Sarney no Maranhão. Pela aliança PT-PMDB pró-Dilma e porque Lula quer.
Dilma é artificial, mas, de cabo a rabo, o PT a assumiu pelo projeto maior de manter a Presidência. Cá para nós, não restavam alternativas. Mas daí a apoiar os peemedebistas a qualquer custo...
Não é fácil. Se o nosso aguerrido militante tem boquinhas no governo estadual e está com a vida ganha, vá lá. Mas, se não tem boquinha nenhuma e é daqueles que acredita na "causa" e na "ideologia" e passou a vida lutando justamente contra Hélios e Sarneys, não vai lá, não.
Na oposição, e com o objetivo de chegar ao poder, a bandeira, a estrela e os candidatos eram os mesmos.
Mas, depois, o poder tem dessas coisas: interesses federais contra regionais, cúpulas contra bases no Congresso, caciques contra militantes nos Estados.
O trauma do PT do Rio, aliás, é razoavelmente recente. Em 1998, o partido elegeu Vladimir Palmeira como candidato, mas Lula interveio, Zé Dirceu operou e o partido acabou apoiando Antony Garotinho, então do PDT. Garotinho ganhou a eleição, mas você viu as bandeiras e estrelas vermelhas tremulando por ele? Nem eu.
O que se viu foi a gênese da debacle petista num Estado de vanguarda. Mas, como o PSOL não foi capaz de atrair a militância petista, ela é hoje fadada, no Rio e alhures, a desfraldar bandeiras que rejeita ou, como ilustra Chico Buarque, a se "calar com a boca de feijão".

Nenhum comentário: