sexta-feira, maio 14, 2010

ARI CUNHA

Cai o pano do espetáculo do crescimento
ARI CUNHA


CORREIO BRAZILIENSE - 14/05/10

O ministro Mantega tem receio de que a inflação volte com o superaquecimento da economia. Ele disse que não vai deixar a economia crescer. Mas um dos temas da campanha do PT para a campanha presidencial garantia o espetáculo do crescimento. Um exemplo é a China. Exporta de tudo. Brinquedos, eletroeletrônicos, vestuário, só a lua não é made in China (será?). Mais empregos para os chineses. Poder de compra aumentado. Economia aquecida. Agora os preços dos produtos abundantes e de qualidade inferior começam a crescer dia a dia. Por trás do medo da inflação há um gigante chamado China. Com o mundo globalizado, o mercado fica facilmente contaminado com crises externas. Pode ser que o marketing segure a explosão. Mas, mais cedo ou mais tarde, o pano cai. E o espetáculo deve continuar, seja comédia, seja tragédia. (Circe Cunha)


A frase que não foi pronunciada

“Senado e Dunga lutam contra o crack e craques.”
Paulo Duarte Silva, da redação do Correio, pensando no pão e circo.



Café
» Em congresso de cardiologia em São Paulo, a Embrapa se especializou nas pesquisas sobre o comportamento do ritmo humano. Cada provador experimentou durante vários dias a capacidade humana de tomar café. Não se trata de cafezinho, mas de xícaras grandes. Os resultados foram favoráveis ao comportamento dos cidadãos que vertem grandes quantidades de café no correr da vida. O Congresso obteve bons resultados, e a Embrapa fez experiências que o povo sempre queria saber.

Espaço Capiba
» Sobrado onde Capiba morou durante 40 anos, no Espinheiro, abriga o Espaço Cultural TGI. Preserva a memória do mais telúrico compositor pernambucano. Enquanto isso ainda não saiu do Banco do Brasil, nenhuma homenagem ao homem que durante 40 anos serviu ao banco.

Saúde pública
» Renilson Rehem de Souza é médico e foi secretário da Saúde em S. Paulo. Diz em artigo na Folha de S. Paulo que bandeiras políticas ou partidárias não combinam com a saúde pública. E acrescenta que as conquistas do SUS não podem ficar à mercê da incerteza e da falta de comprometimento de governantes. Assuntos são resultado dos protestos do povo que necessita de amparo e sente sua falta.

Recomendação
» A Polícia de São Paulo está instruindo os jovens para que não deem entrevistas à porta do cinema. Explica que o entrevistado não fale sobre si nem cite dados pessoais. Feito isso, o malandro liga para a casa do entrevistado e dá detalhes pessoais. É chantagem de sequestro relâmpago. Como o filme tem duração de duas horas, o malandro tem muito tempo para exigir resgate.

Melhor em 12 anos
» Pesquisa do Dieese fala do trabalho no Brasil desde 1988. O emprego aumentou em Salvador, S. Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre, mantendo estabilidade no Recife. Informações da PED dizem que o total de ocupados na mesma região foi estimado em 17,2 milhões de pessoas, e a PEA em 20,2 milhões. PEA significa população economicamente ativa.

Juros nos EUA
» Correspondência da Reuters assinada por Mark Felsenthal e Pedro da Costa informa que o Federal Reserve manteve a taxa básica de juros dos Estados Unidos entre 0% e 0,25% e renovou a promessa de deixá-la baixa por período prolongado. Mostrou-se otimista sobre a recuperação econômica e emprego.

Médicos e loucos
» A população do Brasil é dividida entre médicos e loucos. Os primeiros encontram remédio para tudo. Vale ouvir declarações dos que falam sobre a formação dos jogadores para a Copa Mundo. Todos falam com o mesmo entusiasmo de Dunga, que vive disso.

Folga
» Está certo que os parlamentares podem e devem torcer na Copa de Futebol. Estranho é, além disso, receberem os vencimentos e gratificações. Goela grande vira bicho e come o dono, segundo o filósofo de Mondubim. Devagar que o santo é de barro.

Proteção
» Enquanto o Brasil corre o risco de perder a patente do Bina, a União Europeia apreende medicamentos genéricos da Índia encaminhados ao Brasil. A solução sobre a disputa dos direitos de propriedade intelectual está nas mãos da Organização Mundial do Comércio

Nenhum comentário: