quarta-feira, abril 28, 2010

STEVE BALLMER

Oportunidades da computação em nuvem
STEVE BALLMER
FOLHA DE SÃO PAULO - 28/04/10

A nuvem permitirá maior acesso a serviços de saúde e serviços públicos em geral e ampliará para todos as oportunidades educacionais

ESTOU entusiasmado em voltar ao Brasil nesta semana para ver de perto o progresso econômico e social que transformou o país. Desde que a Microsoft abriu aqui o seu primeiro escritório, há 21 anos, o Brasil se transformou em modelo global de desenvolvimento econômico e em centro de eventos internacionais, como a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
É fácil entender a atratividade do país. Uma democracia forte e estável combinada com um setor industrial avançado, abundância de recursos naturais e um sistema educacional que tem feito enormes progressos nos últimos 20 anos contribuíram para colocar o Brasil no caminho de se tornar uma das principais economias do mundo nos próximos anos.
Essa transformação não poderia ocorrer em melhor hora. Com o Brasil focado na construção de um futuro melhor, uma nova onda de inovações tecnológicas está criando oportunidades para as pessoas ficarem mais conectadas, produtivas e criativas, estejam em comunidades rurais ou em bairros urbanos.
No centro da mudança está o surgimento da computação em nuvem. Ao combinar o poder de aparelhos digitais inteligentes com a capacidade de armazenamento e processamento de enormes "datacenters", a computação em nuvem está redefinindo a maneira como usamos a tecnologia. Na Microsoft, olhamos a computação em nuvem como uma oferta de novos recursos e experiências que terão impacto positivo na vida das pessoas em casa, na escola e no trabalho.
Uma plataforma que ajudará empresas de todos os tamanhos a transformar ideias brilhantes em excitantes novos negócios, capazes de atingir clientes ao redor do mundo.
Acreditamos que a nuvem dá a um empresário jovem e inteligente em São Paulo, no Rio de Janeiro ou em Recife, com uma ideia de negócio inovadora, a capacidade de competir quase de igual para igual com as maiores empresas globais.
Igualmente importante, a nuvem permitirá maior acesso a serviços de saúde e serviços públicos em geral e ampliará as oportunidades educacionais em todos os níveis da sociedade.
Embora a compreensão do potencial da computação em nuvem esteja só no começo, ela já revoluciona a forma como interagimos. O Messenger da Microsoft, usado por 46 milhões de pessoas no Brasil, é um exemplo de software muito bem-sucedido baseado em nuvem.
Aqui no Brasil, mais de 11 milhões de PCs foram vendidos em 2009. Os PCs hoje têm incrível variedade de tamanhos e configurações, mas com características comuns: são mais inteligentes, poderosos e acessíveis. E oferecem mais recursos do que nunca.
O mesmo ocorre com milhares de aparelhos, de celulares a consoles de jogos, tocadores de música portáteis, sistemas de GPS para carro, leitores eletrônicos de livros e muito mais.
Assim como a nuvem transforma a maneira como usamos essa rica variedade de dispositivos para trabalhar, jogar e se comunicar, também revolucionará a forma como o software é desenvolvido e distribuído.
Um aspecto essencial da computação em nuvem é fornecer base para um software que pode ser acessado instantaneamente de qualquer aparelho e experiências que fluem diretamente de aparelho a aparelho.
Enquanto a computação em nuvem cria novas oportunidades, traz também novas responsabilidades. Mais informações pessoais são armazenadas on-line, e surgem ferramentas mais sofisticadas para analisar o comportamento das pessoas.
Isso significa que as empresas terão de prestar atenção especial às questões de privacidade e segurança.
Na Microsoft, temos a responsabilidade de liderar o movimento para assegurar que essa nova geração de tecnologias seja projetada para dar às pessoas controle sobre suas informações pessoais e seu modo de uso.
Ao longo da nossa história, a Microsoft tem trabalhado em estreita colaboração com consumidores, governos e empresas para compreender os impactos da tecnologia na privacidade. Aqui no Brasil e ao redor do mundo, estamos comprometidos em assegurar a privacidade e a segurança pessoal, com base na transparência e no respeito às leis locais.
Estamos comprometidos com um desenvolvimento aberto dessas novas tecnologias, trabalhando em permanente colaboração com empresas e desenvolvedores de software para garantir que produtos e serviços possam se conectar automaticamente e que as informações possam fluir eficazmente entre sistemas.
Quando se trata de computação em nuvem, estamos todos dentro. Estamos muito animados em trabalhar com nossos parceiros no Brasil para ajudarmos a liberar ideias inovadoras, chave para novas oportunidades e para um crescimento sustentável.
STEVE BALLMER, 54, é presidente mundial da Microsoft.

Nenhum comentário: