sábado, abril 03, 2010

SONIA RACY - DIRETO DA FONTE

Haja ambiente
O ESTADO DE SÃO PAULO - 03/04/10
 
Foi de uma rapidez espantosa a troca de guarda do Ibama assim que Carlos Minc deixou o Ministério do Meio Ambiente. Roberto Messias, presidente do instituto, saiu de férias na terça deixando o cargo à disposição da nova ministra, Izabella Teixeira.
Esta tomou posse na quarta e na quinta, o DOU já saiu com a exoneração do seu chefe de gabinete, da coordenadora de Fauna e Recursos Pesqueiros e a dispensa da presidente substituta, Sandra Klosoviski.
Para o lugar desta foi Abelardo Bayma, que dirigia o setor de Planejamento, Administração Logística.
No resto da casa, o ambiente é de ... tensão.

Meu nome é Bozo
O pastor Arlindo Barreto, o ex-palhaço Bozo, vai dirigir um filme evangélico, chamado O Mensageiro de Deus.
Que conta a fúria do "Coisa Ruim" contra o líder de uma igreja e sua família.
Martelo batido
Juca Ferreira, John Neschling e o produtor cultural José Roberto Walker preparam o lançamento da Cia. Brasileira de Ópera. A estreia é dia 3 junho, em Brasília.
Ouro de Moscou
Um clássico Palmeiras e Corinthians, para arrecadar fundos para o Partido Comunista? Isso mesmo. Aconteceu em outubro de 1945 e é contado em O Jogo Vermelho, livro que Aldo Rebelo lança dia 9, no Museu do Futebol.
O resultado? Foi 3 a 1 para o Palmeiras. E o jogo rendeu à militância 114 mil cruzeiros.

Tragada
Cesar Asfor Rocha recebeu da Phillip Morris pedido para que o STJ não mais emprestasse seu auditório para abrigar congresso internacional contra o tabagismo.
O evento vai ser no prédio da Procuradoria Geral de Brasília.

Recolhimento
Recém-casado, Roger Abdelmassih passa a maior parte do tempo em sua própria casa, evitando sair muito e se expor.
Está concentrando energias para seu interrogatório, em maio. A defesa vai convocar centena de pacientes satisfeitos com a clínica.

Na frente
Pela passagem do Pessach, a páscoa judaica, o Centro da Cultura Judaica promove jantar ecumênico na terça.

Alex Atala e a KitchenAid lançam, na terça, o Guia KitchenAid Milão.

O Copan já começou a ser procurado por políticos interessados em passar por lá durante a campanha. Nas últimas eleições 18 candidatos visitaram o prédio, onde moram cerca de 5.000 pessoas.

Maria João Pires toca em duo com Pavel Gomziakov, o violoncelista russo. Segunda, na Sala São Paulo.

J. Randy Taraborelli teve acesso a um documento inédito do FBI sobre o affair entre JFK e Marilyn Monroe. Os detalhes, na biografia A Vida Secreta de Marilyn Monroe, da Editora Planeta.

Ricardo Karman inventou o Teatrokê, com mini-peças de humor, no Teatro do Centro da Terra. Em vez de cantar, os voluntários da plateia encenam textos curtos, ajudados por ponto eletrônico.
Frejat será uma das atrações do Festival América do Sul. No dia 29, em Corumbá.
Os genéricos, informa a Anvisa, representam 13% do consumo de remédios no País. Já? Ou ainda?

"É preciso dar futuro ao Haiti"

O pior do drama já passou, mas quem esteve no Haiti sabe: o País está desmantelado. "Lá continuam à espera de ajuda 70 mil amputados, aos quais é preciso dar um futuro", diz o médico Fábio Atui. "Isso significa voltar, criar unidades de reabilitação, instalar uma fábrica de próteses, ensiná-los a cuidarem de si mesmos".

É o desafio a que se propõem Atui e todo o grupo de voluntários da Associação Expedicionários da Saúde, que lá estiveram 45 dias fazendo cirurgias e tratando feridos em Les Cayes, cidade a 80 km de Porto Príncipe. Para essa "fase 2", já fazem contatos com Unicamp e HC da USP e programam nova missão para os próximos dias.

Entre janeiro e março, 45 voluntários da ONG fizeram 250 cirurgias. "A certa altura, já tinha gente indo da capital para ser operada lá", diz Atui.
As futuras tarefas dependem de mais voluntários - e para isso eles mantêm contato em seu site (www.expedicionariosdasaude.org.br). "Há sempre trabalho para quem quer ajudar", diz o médico. Quem pagou as viagens? "A infraestrutura ficou em R$ 120 mil. Foi garantida por doadores do Brasil e de países como Noruega e Nova Zelândia".

Nenhum comentário: