sábado, abril 03, 2010

RUY CASTRO

O enigma do genoma
FOLHA DE SÃO PAULO - 03/04/10


RIO DE JANEIRO - Foi há quase dez anos, em junho de 2000, num hotel do sul da França. A TV local interrompeu a transmissão de uma partida do Guga pelo torneio Roland Garros, que eu acompanhava com um ouvido no jogo e outro na música das esferas, para dar uma bomba: a ciência acabara de decifrar uma coisa chamada genoma.
Pela empolgação do locutor, parecia algo do outro mundo. À beira do rigor mortis, julguei ouvir palavras como "mapeamento", "sequência" e "genes". Mas tente decifrar uma informação científica dada pela TV francesa, quando se acabou de voltar da praia e bateu aquela modorra. Minha amiga, no outro aposento, ouviu o alarido do locutor e perguntou: "O que houve?".
"Não sei", respondi, bocejando. "Descobriram um negócio chamado genoma. Não entendi se é um remédio ou uma doença."
Certo, ninguém pode se dar ao luxo de ser tão ignorante. Mas, em defesa de meu desconhecimento sobre o que seria um genoma, alego que, poucas horas depois, Larry King entrou ao vivo pela CNN para entrevistar o Dalai Lama. E, como aquele era o assunto do dia, perguntou-lhe o que ele achava do genoma.
Espetado à parede com uma pergunta fora do script, o pobre Dalai começou a revirar os olhos à esquerda e à direita, como que pedindo socorro a seus assessores. E, como nenhum deles veio em sua salvação, limitou-se a sorrir, com sua simpática carinha de tartaruga, e deixou Larry King sem resposta.
Bem, dez anos depois, leio que o Projeto Genoma é um sucesso como banco de dados, mas, pela sua complexidade, ainda não rendeu os efeitos que se esperavam nos tratamentos médicos. A comunidade científica pede paciência.
Não posso falar pelo Dalai Lama, mas os cientistas têm toda a minha compreensão e torcida. O bicho é complexo mesmo.

Nenhum comentário: