sexta-feira, abril 23, 2010

PAINEL DA FOLHA

Cerimônia do adeus
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 23/04/10

Ao declarar que cabe ao PSB e a mais ninguém a eventual decisão de retirar Ciro Gomes da disputa pelo Planalto, o presidente do partido, Eduardo Campos, fez menos uma afirmação de autoridade e mais um gesto para facilitar a vida de Lula. Este, contrariando a esperança alimentada por Ciro, nada fará enquanto o PSB não liquidar a fatura com o deputado.
Mesmo depois disso, na avaliação de quem conhece bem o presidente, só haverá algum colo se Ciro pedir -ou, posto de outra forma, se oferecer garantias de que Lula não corre o risco de receber o ex-candidato e em seguida vê-lo detonar Dilma Rousseff, a aliança PT-PMDB e o que mais lhe aparecer pela frente.


Quero colo. Encerrada a reunião do PSB, Eduardo Campos e Roberto Amaral seguiram para um restaurante, e Ciro, com a mãe, para outro. "Se ele não for candidato, melhor não votar em ninguém", recomendou dona Ana.
W.O. Na reunião ficou acertado que Ciro não irá ao encontro da próxima terça, quando o PSB pode anunciar sua retirada da disputa.
Embaixada. A superação do episódio do comercial dos 45 anos da Rede Globo, retirado do ar por receio de associação com a propaganda de José Serra (PSDB), incluiu um telefonema diplomático do presidente do PT, José Eduardo Dutra, para João Roberto Marinho, vice-presidente das Organizações Globo.
#prontofalei. Surgiu um novo personagem nas campanhas deste ano: o "assessor de Twitter". Embora muitos políticos tenham aderido ao microblog, poucos de fato escrevem as mensagens.
Estofadinhos. Com Dilma, com Serra ou solteiro: o PP só vai decidir o que fazer na eleição em junho, depois que as emendas de seus deputados tiverem sido todas liberadas.
Vitrine. Marina Silva passará o final de semana em Washington, onde participará, domingo, das comemorações do Dia da Terra. A coordenação da campanha presidencial do PV diz que a senadora aproveitará a viagem para encontrar Lisa Jackson e Nancy Sutley, conselheiras de Obama para meio ambiente e clima.
Tabuleiro 1. Se confirmada a ida de João Sayad para a presidência da Fundação Padre Anchieta, administradora da TV Cultura de São Paulo, o cargo de secretário da Cultura, atualmente ocupado pelo ex-ministro, deverá ser oferecido a Andrea Matarazzo.
Tabuleiro 2. Ao informar Paulo Markun da intenção do governo de substituí-lo por Sayad, o chefe da Casa Civil, Luiz Antonio Marrey, sondou o jornalista sobre a possibilidade de assumir a presidência do conselho curador da FPA, prestes a ser deixada por Jorge da Cunha Lima. Markun polidamente recusou. Para esse posto irá Carlos Vogt, secretário de Ensino Superior.
Socorro. O Ministério das Cidades anunciará hoje a liberação de R$ 43 mi do Minha Casa, Minha Vida para vítimas das chuvas na Bahia. O dinheiro financiará mil moradias nos municípios de Lauro de Freitas e Simões Filho.
Parque temático. Atores caracterizados como JK, Ruy Barbosa e princesa Isabel, entre outros personagens históricos, recepcionarão os turistas no Congresso a partir de amanhã e até 30 de maio, como parte das comemorações dos 50 anos de Brasília.
Estica... Ao tentar impor Geraldo Magela (PT) como candidato ao Senado na chapa de Agnelo Queiroz (PT) ao governo, o partido pode acabar rachando o palanque de Dilma no DF. O PDT não topa e ameaça desembarcar.
...e puxa. Pelo acordo, a chapa ficaria assim: Agnelo para o governo e Cristovam Buarque (PDT) e Rodrigo Rollemberg (PSB) ao Senado. O PMDB indicaria o deputado Tadeu Filippelli para vice.

com SILVIO NAVARRO e ANDREZA MATAIS
Tiroteio 
Tudo caminha para a entrega de obras públicas às empreiteiras sem concorrência e com preço definido pelo chamado regime de administração. 

Do deputado JOSÉ CARLOS ALELUIA (DEM-BA), sobre a atuação do governo no leilão para construir a usina hidrelétrica de Belo Monte.
Contraponto 
Papéis trocados Em almoço oferecido ontem no Itamaraty ao presidente do Líbano, Michel Suleiman, Lula apresentou ao visitante Pedro Simon, a quem se referiu como "um dos maiores senadores do Brasil". E aproveitou para cutucá-lo:
-Puxa, Simon, agora que o PMDB está comigo, você está com o outro PMDB, como é isso?- indagou o presidente, referindo-se tanto às críticas do senador ao governo quanto a seu não engajamento na campanha de Dilma.
Simon sorriu e inverteu a proposição:
-Não, Lula, é você que estava com o meu PMDB e agora está com o outro- aludindo à parcela do partido que fez oposição estridente no primeiro mandato e terminará o segundo indicando o vice da candidata petista.

Nenhum comentário: