segunda-feira, abril 19, 2010

PAINEL DA FOLHA

Fobia de dossiês
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 19/03/10

O presidente Lula teme que a disputa em torno da sucessão de Sérgio Rosa na presidência da Previ descambe para uma guerra de dossiês. O Planalto tem dito que ninguém ganhará com isso. Rosa, que preside há quase uma década a cobiçada entidade dos funcionários do BB, com R$ 142 bilhões em ativos, sairá no final de maio. Ele diverge de Aldemir Bendine, presidente do banco, quanto ao nome de seu sucessor. A turma de Rosa, incluído aí o deputado Ricardo Berzoini, opõe-se ao candidato de Bendine, o vice-presidente de Varejo, Paulo Caffarelli. Por enquanto, Rosa sinaliza que seu candidato é o diretor de Participações, Joilson Rodrigues Ferreira.


Tirinho. Se a candidatura de Ciro Gomes vier a fracassar por falta de apoio do Palácio do Planalto, alguns de seus amigos mais próximos duvidam de que ele vá reagir com destempero e ataques ao PT e ao governo. No máximo, dizem eles, Ciro vai disparar uns poucos tirinhos.
Companheiro. Erenice Guerra vai se mudar para a residência oficial do chefe da Casa Civil. A nova ministra, porém, não herdará o cachorro Nego, que José Dirceu deixou para Dilma Rousseff. Na mudança, o melhor amigo seguiu com a candidata.
Sem refresco. A quem lhe pergunta se a vida mudou com a promoção de secretária-executiva a ministra de Estado, Erenice responde: "Minha agenda continua tão cheia quanto antes".
Emoções fortes. Faz parte da estratégia nacional do PT que, uma vez feitas as prévias em Minas, o partido indique um nome ao Senado, mas apóie a candidatura de Hélio Costa (PMDB) ao governo. No entanto, segundo o núcleo da campanha de Dilma, o desfecho da novela não será fácil.
Caso de polícia. De um senador peemedebista, sobre os entraves regionais à aliança PT-PMDB: "Daqui a pouco esse casamento não será mais celebrado na igreja, e sim na delegacia".
Na estrada. Além da passagem hoje por Minas, José Serra programou pelo menos mais duas viagens para esta semana. O tucano irá ao Rio Grande do Norte, onde a aliança está fechada com a candidatura de Rosalba Ciarlini (DEM) ao governo.
Bombeiro 1. Ali, Serra também fará um aceno ao PV ao aparecer ao lado da prefeita de Natal, Micarla de Souza. Ele busca um acordo de concicliação para acomodar o DEM no palanque de Fernando Gabeira no Rio.
Bombeiro 2. Em outra missão de paz, Serra irá a Goiás, onde PSDB e DEM não se entendem. De um lado, há o candidato tucano ao governo, Marconi Perillo. De outro, o deputado Ronaldo Caiado e o senador Demóstenes Torres.
Rock Pesado. O governador do DF eleito indiretamente no sábado, Rogério Rosso (PMDB), tocava baixo numa banda de metal pesado chamada HYAT.
Mesma música. Do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, sobre a eleição indireta ao governo do DF: "Mudaram os personagens, mas há persistência do esquema criminoso".
Luxo só. Neopensador do PMDB, Mangabeira Unger propôs, em documento de 47 páginas enviado ao partido, que o "padrão de vida de luxo" dos brasileiros seja "intensamente tributado". Já entre as considerações ecológicas de Mangabeira, ele define o cerrado, e não a floresta amazônica, como o ecossistema sob maior ameaça no Brasil. 

com SILVIO NAVARRO e ANDREZA MATAIS
Tiroteio
"Quem tem Kassab ao lado deveria pensar duas vezes antes de fazer a infeliz comparação entre o apoio de Lula a Dilma e o caso Maluf-Pitta."

Do deputado federal JILMAR TATTO (PT-SP), sobre a afirmação de Serra de que não necessariamente o sucessor repete a avaliação positiva do antecessor, citando como exemplo os dois ex-prefeitos de São Paulo.
Contraponto
Você primeiro Em 1998, quando ainda não havia entrado para a política, José Alencar almoçou com Itamar Franco, que recebeu telefonema do ex-governador de Minas Hélio Garcia:
-Itamar, sou candidato ao Senado. Você vai me apoiar?
A resposta veio na forma de outra pergunta:
-Eu sou candidato ao governo. Você vai me apoiar?
Garcia saiu pela tangente:
-Eu sou suprapartidário...
Itamar então se voltou para Alencar:
-Você quer ser senador?
-Uai, se for para ajudar, eu entro...
Itamar então retomou a conversa telefônica:
-Hélio, eu já tenho candidato ao Senado!

Nenhum comentário: