domingo, abril 18, 2010

PAINEL DA FOLHA

PTB em disputa
RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 18/04/10

Sem perspectiva de diálogo com Roberto Jefferson, o PT corteja Campos Machado, líder do PTB em São Paulo, para abortar uma aliança que pode acrescentar preciosos 43 segundos ao tempo de TV de José Serra, hoje em desvantagem nesse quesito na comparação com Dilma Rousseff. O mais recente capítulo dessa corte, da qual até José Dirceu já participou, foi uma visita feita a Campos, na quarta, por Emídio de Souza.
Embora o prefeito de Osasco coordene a campanha de Aloizio Mercadante, nem o mais otimista dos petistas acha possível retirar Campos da órbita de Geraldo Alckmin, a quem é muito ligado. O objetivo real é evitar a aliança nacional PSDB-PTB. Campos rebate: "Missão impossível". Mas o PT não desistirá.


Ventos. O mais recente Datafolha, no qual Serra aparece dez pontos à frente de Dilma, indica recuperação da petista no Sul do país: ela subiu cinco pontos nesse segmento, e ele caiu três. Enquanto o PT já tem candidaturas na rua em dois dos três Estados da região, o PSDB sofre com a dificuldade de Yeda Crusius em atingir dois dígitos no Rio Grande do Sul e vive um dos piores impasses para montar palanque em Santa Catarina.

Sem efeito. Os números também mostram que, a despeito de toda a mobilização da campanha de Dilma em busca do eleitorado feminino, ela continua estacionada nesse segmento em 22%. Serra manteve o viés de alta, registrando hoje 38% da preferência entre as mulheres.

Demarcação. A programação de Serra amanhã em Minas incluirá encontro com prefeitos. Trata-se de ação preventiva contra o voto "Dilmasia" ou "Anastadilma", híbrido que chegou a ser defendido pela petista em visita ao Estado. A ideia é que o governador-candidato Antonio Anastasia repita, desta vez ao lado do próprio, que Serra é o seu nome para a Presidência.

Frugal. Sopa e nada mais foi o cardápio do jantar oferecido na quarta por Michel Temer à cúpula petista. Segundo correligionários do presidente do PMDB, assim o PT será tratado de agora em diante. Carne gorda apenas quando (e se) fechar a aliança em Minas.

Fatura. O PSB se reunirá na terça para tratar da agônica candidatura presidencial de Ciro Gomes. Em pauta também estará a reabertura do diálogo com o PT. Inicialmente, a reivindicação é apoio aos candidatos do partido ao governo no Distrito Federal, Espírito Santo, Amapá e Piauí. A chance de a sigla conseguir o pacote completo é quase nula, mas trata-se de negociar.

Que fase! O Tribunal Superior Eleitoral ameaça arquivar, por fragilidades técnicas, a consulta do PSB que poderia garantir mais tempo de televisão a Ciro. O relator é o ministro Aldir Passarinho.

Troco. A base aliada de Cid Gomes (PSB-CE) promete instalar nesta semana a CPI da Saúde, cujo alvo é a administração de Fortaleza. O governador, irmão de Ciro, tem 44 dos 46 deputados. A prefeita Luizianne Lins (PT) acaba de desfilar pela capital em campanha com Dilma.

Não saio. De Fernando Gabeira (PV), negando a hipótese de abdicar da candidatura no Rio em virtude das dificuldades de acomodação em sua aliança: "Quem gostaria que eu desistisse é o governador, que aí poderia sair em viagem e nem fazer campanha".

Um... Contrariado com as mudanças no secretariado feitas por seu sucessor, Orlando Pessuti (PMDB), e com o fato de este ter oferecido palanque a Dilma no Paraná, Roberto Requião (PMDB), que disputará o Senado, pediu para ser recebido por Lula.

...e outro. Do outro lado, o PSDB convidou Osmar Dias (PDT) a disputar o Senado na chapa de Beto Richa. Dias aguarda última conversa com Lula em busca de apoio do PT a sua candidatura ao governo.
com SILVIO NAVARRO e ANDREZA MATAIS

Tiroteio

"Na última eleição presidencial, um eleitor mordeu o dedo do outro no Rio de Janeiro. Nesta, se continuar assim..."
Do presidente nacional do PT, JOSÉ EDUARDO DUTRA , lembrando incidente de 2006 no qual uma simpatizante de Lula teve parte do dedo arrancado por uma eleitora de Alckmin numa briga de bar.

Contraponto

Te vi na TV

Numa manhã de domingo, o ministro Cezar Peluso, que nesta sexta-feira assumirá a presidência do STF, dirigiu-se ainda de pijama até a porta de casa para pegar os jornais. Ao abri-la, foi cumprimentado por um vizinho, que elogiou seu desempenho na Corte, mas fez uma ressalva:
-O senhor precisa parar de fazer assim- e cobriu parcialmente o rosto com uma das mãos, como a indicar reflexão ou cansaço, num gesto que vira o ministro fazer repetidas vezes nas sessões transmitidas pela TV Justiça.
Peluso agradeceu, despediu-se, entrou em casa e não pensou mais no assunto até que num outro domingo, semanas depois, foi abordado pelo mesmo vizinho, que repetiu o gesto e comentou, em tom aprovador:
-Parabéns, o senhor não está mais fazendo assim!

Nenhum comentário: