segunda-feira, abril 12, 2010

PAINEL DA FOLHA

Meia diária
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 12/04/10

Enquanto o PSDB promovia a festa de José Serra anteontem em Brasília, Luizianne Lins (PT) tentava, a poucos metros do evento tucano, demover a campanha de Dilma Rousseff de levá-la ao Ceará hoje. A prefeita de Fortaleza defendeu que a agenda poderia ser frustrada diante da ameaça de rompimento do PT local com o governador Cid Gomes (PSB). Argumenta que Dilma só deveria visitar o Estado quando houver certeza da candidatura (ou não) de Ciro Gomes (PSB).
Os coordenadores bateram o pé, mas, ao contrário da agenda ampla, que incluiria passagem por Juazeiro, a visita se limitará à capital, com uma homenagem dos petistas a Dilma na Câmara Municipal.


Foco. No próximo mês, a maioria das viagens de Dilma será centrada em três temas: visitas a programas sociais, encontros com mulheres e eventos com público jovem.
Ponto de vista. O núcleo da campanha considera equivocada a avaliação de que Dilma foi mal na visita a Minas. Não obstante a confusão do "Anastadilma", os objetivos de torná-la mais conhecida e firmar identidade própria teriam sido alcançados.
Tabuleiro. Com o assunto Ciro pendente, o Planalto afaga o PSB nos Estados. No DF, tudo caminha para Agnelo Queiroz (PT) ceder uma vaga ao Senado na chapa a Rodrigo Rollemberg. Na Paraíba, há promessa de neutralidade de Lula diante da disputa entre Ricardo Coutinho (PSB) e o atual governador José Maranhão (PMDB).
Acarajé. Serra deverá visitar Feira de Santana (BA) no próximo dia 22. Estará com o candidato ao governo de sua aliança, Paulo Souto (DEM).
Som na caixa. O jingle "Serra é do bem", que embalou o lançamento da candidatura tucana anteontem, foi atualizado na véspera, em Lisboa, por PC Bernardes.
Vão cantar?. Ao se encontrarem na manhã de sábado para voar até Brasília, Aécio Neves e seu ex-vice, Antonio Anastasia, perceberam que vestiam camisa e blazer praticamente iguais. A saída foi Aécio tirar o blazer antes de entrar no evento do PSDB.
Cabides. Candidata à reeleição no Maranhão, Roseana Sarney (PMDB) insiste em obter apoio do PT no Estado. Ela pretende entregar mais cargos no governo. Tudo na expectativa de que ainda seja possível reverter o placar entre petistas, hoje favorável a apoiar Flávio Dino (PC do B).
Racha. Em Tocantins, o PMDB se dividiu. Uma ala do partido negocia indicar o candidato a vice de Siqueira Campos (PSDB), em dobradinha com o DEM. A outra quer candidatura própria ou compor com Raul Filho (PT).
Será? O PR alardeia ter obtido o compromisso de Lula com a candidatura do ex-ministro Alfredo Nascimento ao governo do Amazonas, apesar das pretensões do PMDB de lançar Omar Aziz (PMN), vice de Eduardo Braga (PMDB).
Fechado. Candidato ao governo do Acre, o senador Tião Viana (PT) acertou o nome de Edvaldo Magalhães (PC do B), presidente da Assembleia Legislativa, como candidato ao Senado em sua chapa.
Oferta. Respaldados pelo PMDB de Paulo Hartung, os prefeitos João Coser (PT) e Sérgio Vidigal (PDT), de Vitória e Serra, respectivamente, propuseram a Renato Casagrande (PSB) indicar o candidato ao Senado no "chapão" governista no Espírito Santo, em troca de sua desistência em enfrentar Ricardo Ferraço (PMDB) ao governo. Mas, até agora, não houve resposta.
A calhar. Além de atrair Casagrande, o que transformaria a eleição num confronto entre Ferraço e o tucano Luiz Paulo Vellozzo Lucas, o bloco resolveria outra dificuldade, a ausência de um nome ao Senado após a desistência Hartung em disputar.

com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER
Tiroteio 
Na mesma semana da visita infeliz de Dilma a Minas, Lula distorce as palavras de Aécio na tentativa de desqualificá-lo. E a campanha nem começou. Onde vamos parar? 

Do deputado RODRIGO DE CASTRO (PSDB-MG), sobre o fato de o presidente ter dito que, ao defender as privatizações realizadas por FHC, o ex-governador estaria sugerindo ao país "entregar os dedos".
Contraponto 
Pendências No evento em que o PC do B declarou apoio à candidatura de Dilma Rousseff, na quinta-feira à noite, Lula fez graça sobre o fato de, hoje, o país ser credor do FMI.
- Não estou vendo nenhuma faixa aqui de "fora FMI". Antigamente eu ia em encontro do PC do B e, quando ia falar, ninguém me via, de tanta faixa que tinha...
Diante da plateia às gargalhadas, Lula continuou sua reflexão, dizendo que, agora, só via faixas de candidatos no evento. E novamente arrancou risadas, dirigindo-se ao presidente do PC do B, Renato Rabelo:
- E com alguns candidatos a gente vai ter de conversar, viu, Renato? Não pense que está tudo resolvido não...

Nenhum comentário: