sexta-feira, abril 09, 2010

PAINEL DA FOLHA

Pisando em ovos
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 09/04/10

O incômodo causado ao PMDB pela visita de Dilma Rousseff a Minas Gerais reforçou o cuidado do comando da campanha com a preparação das próximas viagens da petista. No início da semana, ela irá ao Ceará para eventos em Fortaleza e Juazeiro. Desta vez, o nome do problema é Ciro Gomes (PSB). Até ontem, os responsáveis pela agenda de Dilma discutiam se devem ou não convidar o deputado a participar das atividades, posto que ela agora é pré-candidata assumida -e ele, ao menos por enquanto, também.
O fator Ciro preocupa algumas cabeças governistas. O ambiente no PSB já esteve mais favorável a cortar a cabeça de seu candidato a presidente.


Me dê... Antes mesmo da declaração de Dilma sugerindo que o eleitor de Minas vote nela para presidente e no tucano Antonio Anastasia para governador, o PMDB local já estava para lá de insatisfeito. Alega que Hélio Costa só foi incorporado ao "roteiro sentimental" da candidata pelo Estado na undécima hora.
...motivo. A cúpula nacional do PMDB está usando o episódio para cobrar com veemência renovada uma solução em Minas, onde, além de Costa, há outros dois pré-candidatos no campo de Dilma: os petistas Fernando Pimentel e Patrus Ananias.
Dá que é meu. Embora PT e PTB também estejam de olho no posto, o PMDB se move com rapidez para instalar o mineiro Carlos Magno na presidência da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), vaga aberta com a ida de Wagner Rossi para o Ministério da Agricultura.
Sono da beleza. Tucanos tentam convencer José Serra a ir para a cama mais cedo hoje, para estar com o semblante descansado no lançamento de sua candidatura, amanhã na hora do almoço. Na véspera da desincompatibilização do governo paulista, ele virou a noite finalizando o discurso.
Tudo menos isso. A ordem entre os dirigentes do PSDB é fazer com que Aécio Neves "se sinta confortável" no evento. Tradução: nada de faixas ou palavras de ordem conclamando-o a ser vice.
Convidado. Ainda que uma aliança formal com o PP seja sonho distante, tucanos tentam conseguir levar à festa o presidente do partido, Francisco Dornelles. Primo de Aécio, o senador já figurou em lista de cotados para a vice de Serra.
Time. O senador Aloizio Mercadante (PT) convidou o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, para coordenar sua campanha ao governo de SP.
Lado a lado. Em tempos de atrito entre o Planalto e a Justiça Eleitoral, o futuro presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, será recebido hoje por Lula. Vai entregar o convite para a posse, dia 22.
Maduro. Exceto por algum incidente de última hora, poucos esperam pedido de vista durante o julgamento, na quarta pelo STF, da ação que busca estabelecer se a Lei de Anistia vale para quem praticou tortura. O clima no Supremo indica que já houve suficiente reflexão individual dos ministros sobre a matéria.
Impedido. O ministro José Antonio Toffoli, que era advogado-geral da União à época em que o tema provocou grande debate dentro do governo, já declarou que não deve participar do julgamento.
É festa. Responsável pela fiscalização de contas e obras do governo, o ministro do TCU Augusto Nardes convidou autoridades para a inauguração de estrada no município gaúcho de Santo Ângelo que levará o nome de seu pai.
Visita à Folha. Ives Gandra Martins, advogado e professor emérito da Universidade Mackenzie, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço.

com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER
Tiroteio 
Serra ainda nem foi lançado candidato, e os tucanos já estão se matando. Imagine como estará o clima em agosto. 

Do deputado EDUARDO CUNHA (PMDB-RJ), sobre o mal estar no PSDB diante do pedido de Dilma para que que o eleitor vote nela e em Aécio, declaração não contestada pelo ex-governador de Minas.
Contraponto 
Boticão Num périplo por Brasília que o levou aos gabinetes de Lula e, no Senado, de José Sarney, o presidente mundial da Ford, Alan Mulally, visitou ontem também Michel Temer na Câmara, onde chegou se desculpando pelo atraso:
-Quebrei um dente e tive de buscar atendimento às pressas. Felizmente, foi tudo rápido e indolor!
Temer aceitou prontamente a justificativa, e o "demo" José Carlos Aleluia, presente ao encontro por ter participado, anos atrás, do movimento que levou a montadora a se instalar na Bahia, brincou:
-Ainda bem que o problema já foi resolvido. Aqui temos deputados dentistas, mas eu não recomendaria...

Nenhum comentário: