quinta-feira, abril 29, 2010

MÔNICA BERGAMO

Anac fecha postos de atendimento 
Mônica Bergamo 

Folha de S.Paulo - 29/04/2010

A Anac, agência que fiscaliza o setor aéreo, está fechando os postos de atendimento ao viajante que mantinha em dezenas de aeroportos do país. As reclamações contra as empresas aéreas, que eram feitas pessoalmente pelo usuário, terão que ser enviadas pela internet ou registradas por telefone, no 0800 do órgão. Já foram desativadas, por exemplo, unidades dos aeroportos de Belém, Natal, São Luís, Teresina e João Pessoa. Só dez postos serão mantidos (em Brasília, Guarulhos, Congonhas, Galeão, Curitiba, Porto Alegre, Confins, Salvador, Recife e Fortaleza).


Devagar e Sempre
A desativação, gradual, já está gerando reclamações à própria Anac. A agência diz que o custo de manutenção de funcionários nos postos não compensa, diante da baixa demanda de alguns aeroportos. Afirma ainda acreditar que o desconforto dos passageiros será temporário. E compara as reações às que a clientela de bancos teve quando os caixas das agências foram substituídos por serviços eletrônicos. Demora - mas depois as pessoas se acostumam.
Questão de Segundos
O comando da campanha de Aloizio Mercadante (PT-SP) ao governo de SP já comemora, como "grande vitória", a possibilidade de o PTB não fechar aliança formal com Geraldo Alckmin, do PSDB. O importante, de acordo com um dirigente do PT, não são os votos dos petebistas -mas sim o tempo de TV que deixariam de emprestar ao tucano.
Questão de Lealdade
O deputado Campos Machado, presidente do PTB de SP e antigo aliado de Alckmin, admite que, mesmo contra a sua vontade, a possibilidade existe " por causa de alguns dirigentes tucanos que não sabem o que é lealdade". O partido quer lançar Romeu Tuma (PTB-SP) para o Senado na chapa de Alckmin. Até agora, sem sucesso.
Assinatura
O deputado João Paulo Cunha (PT-SP) anuncia hoje sua adesão ao projeto Ficha Limpa. Ele diz que apoia a proposta -que não o afeta, já que Cunha, embora responda ao processo do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal), nunca foi condenado pela Justiça.

Ele afirma que dará detalhes da posição hoje, em sua página no Twitter.
Bandinha Larga
O Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) obteve liminar ontem na 6ª Vara Cível de SP que obriga a Telefônica, a NET São Paulo, a Brasil Telecom e a Telemar Norte Leste a veicularem em suas publicidades de internet banda larga a ressalva de que a velocidade anunciada de acesso e tráfego "é nominal máxima". Ou seja, ela pode sofrer variações decorrentes de fatores externos, ficando mais lenta. A advertência deverá constar em todas as peças publicitárias e terá que ficar legível durante o tempo de veiculação na TV. As empresas que não cumprirem a decisão poderão ter a publicidade e o serviço suspensos, sob pena de multa diária de R$ 5.000.
Em Análise
A Telefônica diz que só se manifestará depois de analisar o processo. A NET e a Oi, empresa que controla a Brasil Telecom e a Telemar, não se manifestaram.
Longo Prazo
E o fim da validade dos cartões pré-pagos dos celulares será discutido hoje entre Ronaldo Sardenberg, presidente da Anatel, e o ministro Luiz Paulo Barreto, da Justiça. Amanhã, o ministro se reúne com Eduardo Levy, diretor da Sinditelebrasil, que representa as operadoras de celulares -contrárias à proposta.
Fofinho
Rodrigo Santoro terá que engordar dez quilos para viver Heleno, jogador de futebol e personagem principal do longa de José Henrique Fonseca.
Barbudinho
Também em nome do personagem, Fábio Assunção vai mudar o visual. Ele está deixando a barba crescer para viver um padre em "Amor Sujo", de Paulo Caldas, que começa a ser rodado no Recife na próxima semana. Enquanto isso, o ator passa uns dias de folga no exterior, ao lado da namorada.
Curto-circuito
A ASSOCIAÇÃO DOS PROCURADORES do Estado de SP, presidida por Márcia Maria Gomes, oferece amanhã, às 20h30, jantar comemorativo da posse da nova diretoria e dos conselhos da entidade para o biênio 2010/2012, no Buffet França.

WALTER SALLES exibe hoje no San Francisco Film Festival, nos Estados Unidos, trechos do documentário que prepara sobre Jack Kerouac e o livro "On the Road".

O SHOPPING CIDADE JARDIM promove desfiles de moda hoje, a partir das 14h, durante a inauguração de sua nova ala de lojas.

A CANTORA Maria Gadú apresenta o show "Shimbalaiê" no dia 15 de maio, às 22h, no Credicard Hall. Classificação: 12 anos.

A JOALHERIA Cartier promove jantar hoje, às 20h, no Rodeio, para o lançamento de um novo relógio.

A VINÍCOLA Masciarelli promove jantar harmonizado com vinhos hoje, às 20h30, no restaurante Arola Vintetres.

Nenhum comentário: