sexta-feira, abril 23, 2010

MÔNICA BERGAMO

Farol alto 
Mônica Bergamo 

Folha de S.Paulo - 23/04/2010

Em meio à confusão e às incertezas do leilão da usina de Belo Monte, as empreiteiras que desistiram ou que foram derrotadas na licitação, como a Andrade Gutierrez, já viram os olhos para outros dois projetos bilionários do governo na área de energia: as usinas do rio Teles Pires, em Mato Grosso, e as do rio Tapajós, no Pará, que devem ser licitadas até o fim do ano. Juntas, as obras nas duas regiões equivalem a uma Belo Monte.
ENQUANTO DUROU 
A expectativa na TV Cultura é que, com a saída do jornalista Paulo Markun do comando, toda a diretoria que ele nomeou peça também o boné.
HOMEM CERTO 
A possibilidade de João Sayad, secretário da Cultura de SP, assumir o comando da emissora no lugar de Markun teve duas leituras no PSDB. A primeira, técnica, é a de que ele assumirá com a missão de melhorar a situação financeira da TV, já que tem larga experiência na área econômica. A segunda, política, é a de que Sayad, homem de confiança do ex-governador e presidenciável José Serra (PSDB-SP), "blindará" a emissora da influência do grupo de Geraldo Alckmin (PSDB-SP) caso ele seja eleito governador. Boa parte do grupo alckmista foi expelido da emissora por Markun.
OUTROS NÚMEROS
O "Diário do Comércio", ligado à Associação Comercial de São Paulo, divulgou dados de fevereiro, e não de abril, nos resultados da pesquisa espontânea de intenção de voto para presidente da República, encomendada ao Ibope. Os números antigos são favoráveis a José Serra (PSDB-SP). Em fevereiro, ele tinha 10% na sondagem espontânea, contra 9% de Dilma Rousseff (PT-RS). Em abril, a petista ultrapassou o tucano, com 15% contra 14%. "Não tem nenhuma má intenção. Se houve um erro nosso, a gente corrige", diz Moisés Rabinovici, diretor do jornal.
TRINCA 
A Associação Comercial, que controla o jornal, tem como vice-presidentes o prefeito Gilberto Kassab (DEM-SP), Guilherme Afif Domingos (DEM-SP) e Jorge Bornhausen (DEM-SC). Os três apoiam Serra à Presidência.
GARGANTA
Pouca gente entendeu quando José Luiz Datena disse, durante a entrevista com Dilma Rousseff, anteontem, na TV Bandeirantes, que sua voz estava boa "graças ao David Uip", que é infectologista. É que o apresentador teve uma laringotraqueíte um dia antes do programa. E foi rapidamente medicado por Uip com antibióticos e anti-inflamatório.
PIANISTA SEM PIANO
O Concurso Nelson Freire Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica Brasileira, que teve as inscrições prorrogadas até 5 de maio, tem por enquanto 28 candidatos para 12 vagas. Apesar de o patrono da seleção ser um pianista, nenhum dos concorrentes toca o instrumento.
TREM DAS DOZE
E Nelson Freire foi uma das vítimas do caos aéreo na Europa, provocado pela erupção de um vulcão na Islândia. Ele estava em um concerto em Cannes, na França, e não poderia voar de volta para Paris, onde tem casa. Conseguiu, na última hora, uma passagem de trem e encarou uma viagem de 12 horas sobre trilhos.
SANGUE NOVO 
O médico Marco Antonio Zago, ex-presidente do CNPq, assume na segunda a presidência da Fundação Pró-Sangue. Ele substitui o hematologista Dalton Chamone, que comandou a entidade por cerca de 20 anos.
PÃO E PEIXES
A Seara, patrocinadora do Santos, vai dar a carne para um churrasco que o treinador do Peixe, Dorival Jr., havia prometido bancar se os atacantes Neymar e Robinho anotassem gols de cabeça. O treinador, que tem fama de pão-duro, vinha protelando o pagamento da aposta. Ao ser informado de que pelo menos a carne seria grátis, Dorival questionou: "E as bebidas, quem vai pagar?"
CURTO-CIRCUITO 
O ESPETÁCULO "Finnegans Ueinzz", dos diretores Elisa Band e Cássio Santiago, será apresentado hoje, às 21h, no Centro Cultural b-arco, em Pinheiros. Classificação etária: Livre.

O CANTOR GILBERTO GIL, ex-ministro da Cultura, recebe hoje o Troféu JK, do Centro de Integração Cultural e Empresarial de SP, no Museu Nacional, em Brasília.

A ESTILISTA Gloria Coelho lança sua coleção de inverno hoje, a partir das 20h, na loja da rua Bela Cintra, nos Jardins.

CAUBY PEIXOTO interpreta canções de Frank Sinatra em shows nos dias 1º e 2 de maio, no teatro Fecap. 14 anos.

ANDRÉ ALMADA promove hoje, a partir das 23h, festa de inauguração da nova pista da boate The Week. 18 anos.

ACONTECE amanhã, das 10h às 15h30, a Feira do Livro do Colégio Rio Branco, em Higienópolis.

SERÁ INAUGURADA AMANHÃ, às 14h, uma mostra com trabalhos de Elisa Stecca e Renato de Cara, na al. Franca, nº 1.357.

Nenhum comentário: