sábado, abril 10, 2010

MÔNICA BERGAMO

Pé no freio

FOLHA DE SÃO PAULO - 10/04/10

Os paulistanos estão menos otimistas em relação à atual situação do país e de suas famílias, segundo dados da Fecomercio (Federação do Comércio de SP). O Índice das Condições Econômicas Atuais (Icea), que avalia a segurança do consumidor em relação ao emprego e à renda, caiu 8,5% no começo de abril quando comparado ao mês de março.

DRAGÃO
"Isso se deve à persistência da inflação acima do esperado no começo do ano", diz o economista Thiago Freitas, da Fecomercio. A queda maior ocorreu entre os consumidores com 35 anos ou mais (-9,5%), seguidos dos que têm renda inferior a dez salários mínimos (-9,4%), os mais atingidos pela alta do custo de vida.

DIA DO FICO
Representantes do consórcio formado por Andrade Gutierrez, Vale, Votorantim e Neoenergia estiveram ontem com Gilberto Carvalho, chefe de gabinete do presidente Lula, em Brasília, para dizer que não tinham, até ontem, intenção de abandonar a disputa para a construção da usina de Belo Monte, no Pará. Procuravam estancar a boataria que surgiu depois que as empreiteiras Camargo Corrêa e Odebrecht desistiram do negócio.

PEDIDO
O mesmo grupo teve longa reunião, um dia antes, com Nelson Machado, secretário-executivo do Ministério da Fazenda. Em pauta, a possível concessão de benefícios fiscais e flexibilização na cobrança de impostos previstos para empreendimentos feitos na área da Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), como Belo Monte. "São demandas antigas colocadas para o governo há muito tempo", diz um dos que participaram do encontro.

RESPOSTA
Machado abriu a possibilidade de o governo conversar sobre os pedidos -desde que eles não impliquem na elaboração de decretos ou leis que atrasem o leilão de Belo Monte. "Estamos no limite do estresse. Não dá para forçar a barra", afirma um integrante do consórcio.

QUERIDOS ALUNOS
A FMU (Faculdade Metropolitanas Unidas) dará o prêmio de "promotor do ano" a Francisco Cembranelli, que obteve vitória estrondosa no caso Isabella Nardoni, levando o pai e a madrasta da garota a uma condenação de três décadas pelo assassinato da menina.

Roberto Podval, defensor do casal e derrotado pelo promotor, também receberá o seu troféu, de "advogado do ano". Os dois são ex-alunos da escola.

ELE MERECE
James Cameron, diretor de "Avatar", campeão absoluto de bilheteria no mundo, será recebido em jantar na casa do publicitário Nizan Guanaes, amanhã, em SP.

Cem pessoas, entre empresários e artistas, foram convidados para badalar o cineasta.

RUMO AO QUINTO
A atriz Rachel Welch, que completa 70 anos em setembro, está com dificuldades para arranjar namorado. "É complicado quando o quarto [marido] vai embora e você tem de ir atrás do quinto", diz. Símbolo sexual nos anos 1960, ela contou ao jornal "San Francisco Gate" que os homens de sua faixa etária só namoram mulheres com a metade da idade.

ANA TUCANA

"Vou usar um vestido comportado"

A apresentadora da Record Ana Hickmann, 28, mestre de cerimônias do evento que lançará a candidatura de José Serra (PSDB) à Presidência, hoje, em Brasília, falou à coluna.


FOLHA - Por que te escolheram para a cerimônia? Por ser bonita?
ANA - Não soube de nenhuma justificativa. Mas acredito que foi por causa de alguns trabalhos sociais que fiz com a dona Lu Alckmin (pausa). Dona Lu, não! Com a dona Monica Serra. Acho que foi por isso.

FOLHA - Qual o valor do cachê?
ANA - Prefiro não falar.

FOLHA - Você é tucana?
ANA - Sempre tive simpatia.

FOLHA - Conhece o Serra?
ANA - Nos encontramos em eventos por causa da dona Monica. Mas não tive a oportunidade de ter grandes conversas.

FOLHA - Vota nele para presidente da República?
ANA - Não tenho ainda meu voto formado. Tenho tempo para pensar nisso.

FOLHA - Votou em Serra em 2002, quando ele concorreu contra Lula?
ANA - Eu estava fora do Brasil. Em 2006, votei no doutor Geraldo Alckmin.

FOLHA - Você precisou pedir autorização para a Record para participar de um evento político?
ANA - Não! Nunca precisei pedir nenhuma autorização e nunca tive esse tipo de recomendação. É um trabalho como qualquer outro.

FOLHA - Que roupa vai usar?
ANA - Como é um trabalho mais formal, vou usar um vestido, mas comportado. Vou usar um Carlos Miele azul-petróleo.

FOLHA - A cor do PSDB.
ANA - Não, é uma tendência!

CURTO-CIRCUITO
ACONTECE HOJE, às 15h, o lançamento da exposição "Aluga-se", com obras de 33 artistas, na avenida São Gualter, 1.941.
A MOSTRA "Versões do Modernismo", com obras de Volpi e Lygia Clark, entre outros, será inaugurada hoje, às 11h, no Instituto de Arte Contemporânea, na rua Maria Antônia.
O CANTOR Celso Fonseca faz show hoje, às 21h, no Auditório Ibirapuera, para lançar o CD e DVD "Voz e Violão". Livre.
DIÓGENES MOURA lança hoje o livro de contos "Ficção Interrompida - Uma Caixa de Curtas", a partir das 11h, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, na praça da Luz.
A PEÇA "Vai Te Catar" estreia hoje, às 20h, no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Classificação: 12 anos.

Nenhum comentário: