sábado, abril 10, 2010

ANCELMO GÓIS

O Haiti é aqui

O GLOBO - 10/04/10

As duas maiores matérias internacionais do “New York Times”, ontem, relataram acontecimentos dramáticos em duas cidades: Biskek e Niterói.

A primeira se referia à onda de violência política que tomou conta da capital do Quirguistão, onde uma multidão derrubou o governo. A segunda é sobre a tragédia do Morro do Bumba.

Bagdá é aqui

E as imagens do atentado a bomba contra o fora da lei Rogério Andrade, quinta, na Barra, não ficam a dever em impacto às explosões nas ruas de Bagdá.

Escrito nas estrelas

No meio do temporal, Eduardo Paes tem recebido todo tipo de mensagem, e não só de médiuns como o Cacique Cobra Coral. Maria Eugênia de Castro, presidente da Sociedade de Astrologia do Rio, mandou e-mail sobre o mapa astral da cidade.

As previsões são de que o Rio estará livre dos temporais na terça, dia 13, quando Vênus, que rege Touro, vai dominar o céu.

Amém.

Negócios virtuais

Internautas criaram contas falsas de vários políticos no Twitter, a rede de miniblogs.

Agora, por causa da eleição, tentam vender os endereços aos donos dos nomes.

A Poeta na ABL

Do escritor Arnaldo Niskier quinta, no seminário “Literatura e Futebol”, na ABL, ao coleguinha Tadeu Schmidt: — Acho um absurdo você, sabendo que a Academia é formada por escritores e poetas, não ter trazido a Patrícia Poeta.

A DAMA DE VERMELHO aí ao lado — aliás, benza Deus! — é a atriz Adriana Garambone, que vai encarnar a lendária stripper Gypsy Rose Lee, no musical “Gypsy”, que estreia dia 30 agora, no Teatro Villa-Lobos com direção de Charles Möeller e Claudio Botelho. Gypsy (19111970) foi a stripper mais bem paga do mundo e tornouse um mito do teatro americano nas décadas de 1920 e 30. Suas memórias inspiraram o musical que estreou na Broadway em 1959 e chega agora ao Brasil.

Ah, e o que todo mundo quer saber: sim, Adriana vai fazer um striptease no palco

Lady Laura

Laura Moreira Braga, a mãe de Roberto Carlos conhecida como Lady Laura, completa hoje 96 anos.

Ela está internada desde o dia 31 de março no CTI do hospital Copa D’Or, no Rio. Mas há uma grande expectativa de que abra os olhos e volte a conversar exatamente hoje.

Mau agouro

Essa semana, a senadora Fátima Cleide (PT-RO) presidia uma reunião da Comissão de Educação e lembrou, a respeito de determinado projeto, que o relator, o senador Wellington Salgado, “não está mais entre nós”.

Mas...

Lá em Frei Paulo, a expressão é usada para se referir aos mortos.

Não é o caso de Salgado, suplente que deixou a Casa porque o dono da cadeira, Helio Costa, que era ministro de Lula, voltou ao Senado.

ZONA FRANCA

Terça, no CCBB, às 18h30m, Ruy Castro e Marcos Eduardo Neves vão falar sobre os heróis alvinegros Garrincha e Heleno de Freitas.

O Colégio Logosófico, em Botafogo, festeja hoje, às 18h, seus 45 anos com ex-alunos.

Abre dia 15 o 3º Iguacine, Festival de Cinema de Nova Iguaçu.

Marina Grossi é a nova presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável.

A Renner recebe doações para as vítimas das chuvas.

Abre hoje o Festival de Ervas Aromáticas, no Ícaro do Rio Sul.

O CasaShopping abre com palestra a Feira de Milão, quarta.

Yassir Chediak lança hoje o CD “A Viola e o Mar”, na Modern Sound.

Menino do Rio

Mesmo não sendo mais governador, Aécio Neves, a pedido de Eduardo Paes, sugeriu à Light, que pertence à mineira Cemig, transferir à prefeitura um terreno da firma em Triagem.

Com 121 mil m2, o terreno, onde no passado funcionou o antigo Jockey Club do Rio de Janeiro, deve ser usado para a construção de duas mil casas.

Museu Histórico

O BNDES aprovou o apoio ao projeto de restauração de seis galerias de exposição do Museu Histórico Nacional, que receberão um sistema de climatização e segurança.

O banco participará com 80% (R$ 3,7 milhões) do projeto.

Passado condena

O Vasco está impedido de usar benefício fiscal federal, por seis meses, segundo um acórdão do TJ do Rio.

O clube, à época presidido por Eurico Miranda, é acusado de descumprir o Estatuto do Torcedor num jogo de maio de 2006, contra o Fluminense. Segundo o MP, o Vasco não distribuiu os ingressos no prazo legal, nem disponibilizou a venda em no mínimo cinco postos.

Caminho Niemeyer

Tem desabrigado das enchentes de Niterói se organizando para acampar nas obras inacabadas do Caminho Niemeyer, até conseguir uma moradia.

Aliás...

Uma turma prepara até um panfleto pedindo apoio de Niemeyer, lembrando uma antiga frase do arquiteto: “Fodido não tem vez”.

Faz sentido.

FERNANDA TORRES, a grande atriz, recebe abraço apertado de Michel Melamed, que a entrevistou para o programa “Campeões de audiência”, que estreia no Canal Brasil quinta que vem

WANDA SÁ e Roberto Menescal confraternizam depois do show dos dois no Bar do Tom, que lançou o CD “Declaração”

PONTO FINAL

Neste mundo conturbado, tudo é muito efêmero. O terremoto que devastou o Haiti, por exemplo, parece coisa do passado. Logo logo, todo mundo esquece. As tragédias têm prazo de validade curta. Tomara, tomara mesmo, que governo e opinião pública não esqueçam tão cedo o que ocorre hoje no Rio. Bumba nunca mais.

Nenhum comentário: