terça-feira, março 02, 2010

SONIA RACY - DIRETO DA FONTE

Túnel do tempo

O Estado de S.Paulo - 02/03/2010


Alegre, ativo, mergulhado na campanha pela reconstrução do Teatro de Cultura Artística. Este foi o José Mindlin que deu à coluna, em agosto de 2008, uma de suas últimas entrevistas. ""Sou um otimista incorrigível", dizia Juca, como era chamado por alguns.

Bem humorado, em recente ocasião em que se encontrou com a colunista olhou-a detidamente, mas não a reconheceu. Informado de quem se tratava, brincou: "Desculpa, minha filha, com o passar dos anos fica difícil reconhecer até quem a gente gosta".

Intelectual de primeira, bibliógrafo, humanista, há controvérsias sobre o lado empresarial de Mindlin, que participou da criação da Metal Leve, liderada por Samuel Klabin. No entanto, como bem lembra Paulo Francini, da FIESP, "foi ele o primeiro a contribuir para modificar a imagem do empresário. Provou que podemos ser pessoas de pensamento refinado, não necessariamente insensíveis, pensando só em lucro".

Mindlin foi um humanista. Que, infelizmente, não sobreviveu para ver a liberação de recursos do BNDES, pedidos para restauração dos seus 40 mil livros doados à USP.

Barco ao mar

Cresce, entre os correligionários de Serra, a convicção de que ele vai anunciar sua candidatura sim. E daqui a exatos 30 dias, no dia... 1º de abril. Não, não é piada. É que o Diário Oficial não circula nos três dias seguintes - Sexta-Feira Santa, Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa.

Como o prazo para deixar o cargo termina no sábado, o jeito é anunciar a saída na quinta. A ironia é que o jornal com sua saída só circularia na segunda, 5. Mas com a data do dia 2.


Barco ao mar 2

Esses mesmos auxiliares de Serra não levam a sério a ideia de Tasso Jereissati entrar como vice na chapa.
O que eles levam a sério, isso sim, é a advertência que fez The Economist no perfil do governador em sua última edição.

Para a revista, ele tem de sair da toca logo, "se não quiser ser lembrado como o melhor presidente que o Brasil nunca teve".

Águas de Março

O mês de março deve ser o mais chuvoso em SP desde 2006, segundo o CpTec - órgão federal encarregado de previsão do tempo.

Os técnicos calculam, no mês, média de 159 milímetros na capital. Metade do que choveu em fevereiro, mas 30% a mais que em fevereiro do ano passado.


Cada macaco no seu galho

O Zoológico de São Paulo entrou em estado de alerta.
Teme-se que a ilha no centro do lago principal, onde ficam dezenas de macacos, seja engolida pela cheia.


Amor na rede

Se depender de Aloizio Mercadante, o casamento civil poderá acontecer via... internet. O projeto para desburocratizar o enlace será votado quarta na CCJ.


Dó maior

A crise lá fora atinge a música clássica. Para tentar atrair mais brasileiros, os responsáveis pelo Festival de Salzburgo estão em São Paulo.

Helga Rabl-Stadler, dirigente do Festival, é centro, amanhã, de jantar fechado, na casa de Milu Villela. Com a presença do embaixador Hans-Peter Glanzer, da Áustria.


Casa nova
David Barioni comandará o grupo carioca Facility. Isto é, viverá na Ponte-Aérea.


Internautas
O PT vai distribuir "munição", via internet, para seus filiados de todo o País.
A turma receberá periodicamente kits com vídeos, textos e áudios para disseminar entre eleitores.


Estilo sarau

Produtores do longa Faroeste Caboclo conseguiram uma relíquia. O fonograma original da música homônima de Renato Russo, quando o compositor tinha 18 anos.


Red carpet

Na última hora, Tom Ford desistiu de vir ao Brasil participar da estreia do seu filme A Single Man, na sexta.

Está amarrado no Oscar.


Na frente

FHC aceitou o convite. Vai à Academia Brasileira de Letras, dia 18, abrir o ciclo de homenagens a Joaquim Nabuco.

Após dois anos trabalhando dentro de casa, Daniela Cutait vai abrir seu ateliê DC com showroom em Pinheiros.

Fabrício Corsaletti lança o livro Esquimó. Hoje, na Livraria da Vila da Fradique.

O Museu Afro Brasil abre, segunda, a mostra O Deserto Não É Silente. Com obras da Líbia.

O Masp recebe, dia 11, o Festival do Minuto com 62 vídeos que abordam o tema "a cidade".
Depois de se apresentar no Festival de Músicas nas Montanhas, em MG, o violoncelista Fábio Gomes ganhou uma bolsa de estudos na University of Southern Mississippi.

Cartas trocadas por Ema Klabin com JK, Yolanda Penteado, Ciccillo Matarazzo e até Albert Sabin estão na exposição que começa sábado, no museu da Fundação Ema Klabin.

Torben Grael é o convidado no programa Johnnie Walker com Gigantes, no EÑE.

A Federação Israelita do Estado organiza homenagem a José Mindlin. E já contata outras entidades judaicas.

Nenhum comentário: