quarta-feira, março 31, 2010

PAINEL DA FOLHA

Salto sem rede  
Renata Lo Prete -

Folha de S.Paulo - 31/03/2010

Ao postergar até a undécima hora a decisão entre ficar no Banco Central ou sair para disputar a eleição, Henrique Meirelles (PMDB) esperava obter de Lula algum sinal de que poderá chegar ao final da novela como companheiro de chapa de Dilma Rousseff (PT).
Mas o presidente, sem prejuízo da simpatia que já nutriu pela ideia, não tem como satisfazer a expectativa de Meirelles. No quadro desenhado hoje, apenas um acidente de percurso tirará a vice das mãos de Michel Temer (PMDB). Diante da sinuca, integrantes do alto escalão da campanha de Dilma passaram a sugerir a Meirelles, com a máxima delicadeza, que permaneça no BC. Ontem à noite ele ainda refletia.

Na missa. Testemunhas das conversas de Lula ontem com os ministros que se despedem do governo, o chefe de gabinete, Gilberto Carvalho, e o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) ganharam o apelido de "coroinhas" do presidente.

Saideira. Derrotado na escolha do sucessor, Reinhold Stephanes (Agricultura) apresentará hoje na transmissão de cargo uma "exposição para reflexão" com temas que fizeram barulho durante sua gestão, como os enfrentamentos com o Meio Ambiente, a discussão sobre índices de produtividade e o Programa Nacional de Direitos Humanos.

Vai encarar? Na conversa em que enquadrou Eduardo Suplicy, a direção do PT-SP sugeriu que, se o senador insistisse em prévias para escolher o candidato ao governo neste ano, poderia ter de enfrentar o mesmo processo daqui a quatro, quando precisará renovar seu mandato.

Overbooking. A direção do PSDB recebeu pedidos de reserva de lugares vindos de 16 diretórios estaduais para o lançamento da candidatura de José Serra, no dia 10 em Brasília. A lotação máxima do local é de 1.500 lugares. Foram chamados todos os parlamentares e prefeitos da sigla.

Sem sotaque. Tucanos procuravam ontem "bandas" e "grupos de folclore" interessados em se apresentar na festa. "A ideia é fazer um evento o mais nacional possível", diz um dos organizadores.

Cruzamentos. De 34% na população em geral, a aprovação ao prefeito paulistano, Gilberto Kassab (DEM), é maior (41%) entre os que consideram o governo Lula ruim ou péssimo, e ainda mais vistosa (53%) entre quem julga o governo Serra ótimo ou bom.

Em campanha. Está em curso uma operação para tentar fazer do deputado distrital Aguinaldo de Jesus (PRB), pastor da Igreja Universal, candidato nas eleições indiretas no Distrito Federal.

Círculo. Quem acompanhou a construção do DEM no DF acha que o ex-vice-governador Paulo Octavio manterá, mesmo fora, um pé no comando do partido. Ontem, Adelmir Santana, herdeiro de sua cadeira no Senado, assumiu a direção da sigla no DF, pós-dissolução do diretório.

Tenho dito. Chamou a atenção, no sonolento depoimento de João Vaccari Neto ao Senado, o fato de o tesoureiro do PT ter manifestado a "certeza" de que não foi citado pelo doleiro Lúcio Funaro em depoimento ao Ministério Público, ao contrário do que as investigações sugerem.

Foi ele. O petista Vaccari deu aos presentes a impressão de querer utilizar o PR (ex-PL) como escudo, ao afirmar que uma única vez se encontrou com Lúcio Funaro, quando este lhe foi apresentado pelo deputado federal Valdemar Costa Neto.

Grão em grão. O Ministério do Meio Ambiente apreendeu ontem, em terra indígena em São Félix do Araguaia (MT), na Amazônia, 180 mil sacas de soja pirata, no valor de R$ 7 milhões. Será tudo leiloado pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

Tiroteio

Não temos nada contra a aliança nacional do PT com o PMDB. Só não queremos ver a Dilma de braço dado com o Sarney aqui no Maranhão.

Contraponto

Falem mal, mas...
Em discurso dias atrás na abertura do Fórum Urbano Mundial, no Rio de Janeiro, Lula enumerava realizações do governo nessa área quando notou na plateia a presença de Chico Alencar, que migrou do PT para o PSOL.
-É bom ver o tanto que estamos fazendo, porque a esquerda dizia que isso só seria possível quando chegasse o socialismo, não é mesmo, Chico Alencar?
Brincando, o deputado ensaiou fazer cara de bravo, mas um amigo logo o cutucou:
-Chico, é ano de eleição. A bola do Lula está tão cheia que só o fato de ele citar você no discurso já é lucro!

Nenhum comentário: