quinta-feira, março 25, 2010

PAINEL DA FOLHA

O noivo da vez  
Renata Lo Prete

Folha de S.Paulo - 25/03/2010

No dia em que o governador Eduardo Campos (PSB-PE) se reuniu com Francisco Dornelles (PP) para discutir a remota possibilidade de uma aliança em torno da candidatura de Ciro Gomes (PSB), tucanos voltaram a mencionar o senador, tio de Aécio Neves, como opção de vice para José Serra (PSDB).

A especulação é curiosa, dado que a maioria dos diretórios do PP está hoje alinhada com Dilma Rousseff (PT). E se a cúpula escolhesse outro caminho? "O PP é um partido onde ninguém manda e ninguém obedece", desdenha um cacique. Ainda assim, uma parcela do PSDB acredita que, concedendo a vaga de vice a Dornelles, o placar pró-PT nos Estados seria superado, e o tempo de TV do partido, muito bem-vindo.
Segura...Henrique Meirelles telefonou anteontem para Michel Temer, preocupado com as declarações de Mangabeira Unger sobre o programa de governo a ser elaborado pelo PMDB. O presidente do Banco Central teme um texto final crítico à atuação da equipe econômica de Lula.
...o MangabeiraTemer assegurou ao neopeemedebista que, em se tratando do capítulo econômico do programa, tudo passará pelo crivo do deputado Delfim Netto e do próprio Meirelles.
PrecauçãoO Congresso colocou um tradutor ao lado da rainha Silvia, da Suécia, filha de mãe brasileira e fluente em português, durante visita que ela e o marido fizeram ontem à Câmara e ao Senado.
PortfólioPresidente da Câmara paulistana e membro da direção nacional do PR, Antonio Carlos Rodrigues rejeita a ideia de que o PDT esteja mais bem posicionado para indicar o vice na chapa de Aloizio Mercadante ao governo: "No partido existem nomes expressivos como os do deputado federal Milton Monti e do vereador Aurélio Miguel".
Em terapiaEduardo Suplicy foi à casa de Mercadante no fim de semana. Ainda que não tenha chance real de vir a ser o candidato, é preciso que desista das prévias para que Mercadante possa chegar à eleição como "o" nome do PT. A Executiva Estadual ouvirá Suplicy na próxima segunda.
Lado AA chapa de Jaques Wagner (PT) para disputar a reeleição ao governo baiano está muito perto de ter na vice Otto Alencar, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e por enquanto sem partido. As vagas ao Senado devem ficar com César Borges (PR) e Lídice da Mata (PSB).
Lado BNa oposição, o desfecho caminha para a indicação de Nilo Coelho (PSDB) como vice de Paulo Souto (DEM). Para o Senado, os nomes devem ser José Ronaldo (DEM), ex-prefeito de Feira de Santana, e ACM Júnior (DEM), embora a família o pressione a abdicar da reeleição para cuidar dos negócios.
Malha 1Relatório final a ser aprovado hoje pela CPI das Ferrovias na Assembleia paulista responsabiliza a concessionária ALL (América Latina Logística) por depredação do patrimônio do Estado, vendendo trilhos e locomotivas como sucata, e sugere ao Ministério Público que recomende revogação do contrato, com duração até 2028.
Malha 2O parecer do deputado Mauro Bragato (PSDB) baseia-se no inquérito da Operação Fora dos Trilhos da PF e da Receita, que apontou superfaturamento de material nas ferrovias paulistas. Reúne também depoimentos de testemunhas relatando a venda de equipamentos novos para ferro velho.
Malha 3O presidente da ALL, Bernardo Hees, conseguiu liminar para não prestar depoimento à CPI, assim como seus acionistas, os fundos de pensão Funcef, Previ e Petros. A ALL é responsável pelas linhas de escoamento de produção de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do interior paulista, via Santos.
Tiroteio

"Ao contrário do ocorrido no Iraque, a Agência Internacional de Energia Atômica não confirma que todo o material nuclear no Irã é para fins pacíficos, pois o governo iraniano não coopera."
Contraponto
Porque hoje é sábado
Parlamentares da trinca oposicionista PSDB-DEM-PPS se reuniram ontem em Brasília para discutir o formato do lançamento da candidatura de José Serra à Presidência, no próximo dia 10 na capital federal. O deputado Raul Jungmann (PPS-PE) resolveu cutucar:
-Será que alguém poderia me explicar qual é a razão de fazer o evento num sábado?
Os participantes do encontro se entreolharam à espera da primeira manifestação, até que o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) resolveu quebrar o silêncio:
-Ora, gente, se o lançamento fosse num dia normal, o candidato não seria o Serra...

Nenhum comentário: