quarta-feira, março 24, 2010

PAINEL DA FOLHA


Última instância
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 24/03/10

Apesar da resistência manifestada por Lula, Hélio Costa (PMDB) ainda não desistiu de emplacar o chefe de gabinete, José Artur Filardi Leite, como seu sucessor nas Comunicações. O ministro, que conta com a simpatia do presidente para se tornar o candidato único da base ao governo de Minas, alega que desde janeiro tenta promover Filardi Leite a secretário-executivo -cargo ocupado pela maioria dos substitutos dos ministros-candidatos. A Casa Civil, no entanto, teria deixado o pedido esquecido na gaveta.
Se Lula permanecer irredutível, o PMDB abraçará um plano B, para não perder o espaço. Mas, por ora, os senadores do partido seguem o roteiro de Costa.


Tudo certo. Comentário bem-humorado de Marina Silva sobre o acordo PV-PT no Acre: "Lá eu apoio o Tião Viana para governador, ele apoia a Dilma, e o povo me apoia".
Tea party. Um tucano aecista desdenha da especulação em torno da possibilidade de a senadora Kátia Abreu (DEM) vir a compor chapa com José Serra: "Seria fazer como os republicanos quando escolheram Sarah Palin para vice de John McCain".
Estante. Presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Kátia Abreu lança hoje em São Paulo o livro "2 Palavras + 11 Argumentos", coletânea de artigos sobre desenvolvimento e meio ambiente. Será às 20h, no WTC Convention Center.
Tá dentro. Em reunião ontem com siglas que devem apoiá-lo, Aloizio Mercadante (PT) frisou ter obtido de Lula o compromisso de empenho para elegê-lo em São Paulo.
Quem tem a força. O PR tentará manter em pauta o pleito de indicar o vice de Mercadante, mas o PDT está mais perto de levar a vaga.
Na real. Para além do discurso de reestruturação da carreira da Polícia Civil, a reivindicação dos delegados de SP, ora em operação-padrão, é equiparação salarial com juízes e promotores (piso atual de R$ 19 mil) e inamobilidade, ou seja, que não possam ser retirados de seus postos nem mesmo quando identificadas irregularidades de conduta.
Nada feito 1. Fracassou o esforço do Planalto, que incluiu visita ao Rio de Janeiro do chefe de gabinete Gilberto Carvalho, para evitar prévia entre Benedita da Silva e Lindberg Farias na escolha do candidato do PT ao Senado.
Nada feito 2. Benedita alega que já abriu mão em 2006 para Jandira Feghali (PC do B). Também Lindberg, prefeito de Nova Iguaçu, sustenta que não vai recuar.
Em processo. Se no Rio já jogou a toalha, a direção nacional do PT não desistiu de tentar solução de compromisso em Pernambuco, onde a disputa é acirrada mas as prévias para o Senado ainda nem foram marcadas, e em Mato Grosso, onde estão agendadas para o dia 18 de abril.
Três é demais. A despeito do encontro ontem entre Aécio Neves (PSDB) e Itamar Franco (PPS), sinalizando a candidatura de ambos ao Senado por Minas Gerais, pouca gente acredita que essa venha a ser a formação final da chapa, especialmente se José Alencar (PRB) concorrer à Casa pelo campo lulista.
Debandada. O PT não vê com bons olhos a movimentação do PMDB para lançar candidato próprio em Santa Catarina. O receio é que se o prefeito de Florianópolis, Dario Berger, vencer as prévias peemedebistas, ele consiga arrastar PSB e PC do B para seu palanque. A perspectiva de o PP substituir o PMDB na "tríplice aliança" com DEM e PSDB também preocupa os petistas.
Retrô. O governo mandou recolher, em edifícios da Esplanada, mobiliário remanescente dos anos 50 e 60 para restaurar e usar na nova decoração do Palácio do Planalto, a ser reaberto em 21 de abril.

com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER
Tiroteio 
Como eles são bons de propaganda e lentos em execução, imagino que o "ponto central" das obras seja uma coleção de maquetes. 

Do deputado estadual SIMÃO PEDRO (PT), sobre o fato de o governo Serra minimizar o atraso em obras do metrô com o argumento de que o "ponto central" do plano de expansão será atingido no final do ano.
Contraponto 
O amor é lindo Senadores se digladiavam, em recente sessão, por um lugar na fila de oradores. O ex-presidente da Casa Garibaldi Alves (PMDB-RN) resolveu fazer um apelo:
-Tendo em vista que, às vezes, nem todos os oradores inscritos conseguem falar, gostaria de pedir licença para falar na hora das "comunicações inadiáveis"...
À frente da sessão, Mão Santa (PSC-PI) fez graça:
-Tenho uma boa notícia: você é o quinto na lista de oradores, mas o primeiro no meu coração!
Garibaldi não se deu por satisfeito:
-Ora, o primeiro no seu coração eu já sabia!

Nenhum comentário: