sábado, março 20, 2010

PAINEL DA FOLHA

Padrinho de peso

RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 20/03/10



 Fundos de pensão tem manifestado apoio, ainda que discreto, à emenda que acaba com o fator previdenciário e que, segundo o governo, pode quebrar as contas da previdência no país. 

Pronto, falei 

Do presidente do partido aos tucanos mais próximos de José Serra, foram todos surpreendidos pela entrevista em que o governador, “sem querer querendo”, respondeu como candidato assumido às perguntas do apresentador popular Datena. 

A avaliação mais ou menos geral é que Serra, à vontade com um entrevistador camarada, acabou ultrapassando a fronteira que havia estabelecido até então e falando até do que fazer na Presidência da República. Não que isso faça muita diferença. “Demorou tanto que virou uma ‘não questão’”, diz um cardeal tucano. “Todo mundo sabe que, quando março acabar, ele estará na rua fazendo campanha”. 

Local - De um tucano de outra praça, algo decepcionado com o evento de ontem: “Mas esse programa só passa em São Paulo, né?”. 

Vem cá - Antes de sair da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT) fará nova rodada de conversas com o pequeno PSC, sigla na mira dos tucanos. 

Em outra - Recém-chegado de temporada nos EUA, o petista José de Filippi Jr. tem dito que não gostaria de assumir a tesouraria da campanha de Dilma. O ex-prefeito de Diadema, que cuidou das contas da reeleição de Lula, disputará vaga para a Câmara. 

Herança - Decidido a não renovar o mandato de deputado federal, o secretário-geral do PT, José Eduardo Cardozo, tentará transferir seu eleitorado para o colega Paulo Teixeira e para o ex-prefeito de São Carlos Newton Lima, que buscará cadeira na Câmara. 

Um é pouco - Diante da dificuldade em conciliar a agenda de vereador, presidente PV-RJ e coordenador nacional da pré-campanha de Marina Silva ao Planalto, Alfredo Sirkis desabafou: “Eu preciso ser clonado”. 

Pole - Após conversa com lideranças do PV, Fabio Feldman retomou a condição de mais provável candidato do partido ao governo de SP. 

Máquina - Informe oficial da Prefeitura de Indaiatuba: “o prefeito Reinaldo Nogueira (PDT) foi indicado pelo partido como candidato a vice na chapa de Aloizio Mercadante”. 

Climão 1 - No dia do retorno de Lula da viagem ao Oriente Médio, chamou a atenção o teor do comunicado à imprensa distribuído ontem pelo Itamaraty com o objetivo de condenar o ataque realizado na véspera contra Israel. 

Climão 2 - Depois do lamento, fugindo do tom tradicional de tais comunicados, o governo brasileiro “conclama” Israel a “‘abster-se de reações desproporcionais que possam tornar ainda mais difícil a retomada de negociações para um acordo de paz”. 

Cadeiras - Aliados do governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), apontam dois fatores para sua anunciada desistência em disputar o Senado: 1) desconfiança em passar o governo ao vice, Ricardo Ferraço, que disputará o cargo; 2) desgaste com as denúncias sobre o sistema prisional (superlotado e violento) expostas na Comissão de Direitos Humanos da ONU. 

Motivos - Hartung explica: “Nunca renunciei a um mandato no Executivo. A atividade pública não significa ter um mandato colado no outro”. Ele também descarta uma engenharia para lançar o prefeito de Vitória, João Coser (PT), para a sua sucessão. “Ele (Coser) disse ontem mesmo que não vai disputar”.

TiroteioSerra é o candidato do “não ir”. Faz tanto segredo que consegue ficar no muro até na hora de anunciar a candidatura. 

Do deputado estadual ANTONIO MENTOR, novo líder do PT na Assembleia paulista, sobre entrevista dada ontem pelo governador. 
Contraponto

A favorita 
Em palestra assistida por estudantes universitários e jornalistas, Ciro Gomes questionava pesquisas de intenção de voto que fazem ligação explícita entre a candidata Dilma Rousseff e seu padrinho superpopular, Lula. 

- Botam lá na cédula: Serra, Marina, Ciro e Dilma, “a candidata do Lula”. Então eu vou botar: “Ciro, marido da Patrícia Pillar”, e vocês vão ver quantos votos eu terei! 

Um estudante na plateia da Faculdade de Direito do Largo São Francisco interrompeu o deputado do PSB: 

- Aliás, Ciro, a nossa grande decepção aqui hoje é essa: a Patrícia Pillar não veio!

Nenhum comentário: