terça-feira, março 16, 2010

PAINEL DA FOLHA

Puxão de orelha 


Renata Lo Prete 
Folha de S.Paulo - 16/03/2010

A troca de farpas entre ministros favoráveis e contrários ao Programa Nacional de Direitos Humanos levou a Comissão de Ética Pública, órgão vinculado à Presidência, a despachar um comunicado para solicitar ao primeiro escalão do governo que "divergências entre autoridades" sejam resolvidas internamente.

O texto chama a atenção para as regras descritas no Código de Conduta da Alta Administração Federal, segundo as quais é vedado às autoridades opinar publicamente a respeito "do desempenho funcional" de colega e "do mérito de questão que lhe será submetida".
A Comissão diz ainda aos ministros que não lhes cabe fazer manifestação pública sobre matéria que não seja da "sua área de competência".

Estreito. Ibope a ser divulgado amanhã deverá indicar José Serra (PSDB) com cinco pontos de vantagem sobre Dilma Rousseff (PT).

Cobras... Objeto de revolta dos petistas, corre pela internet o vídeo de discurso feito na Assembleia do PR por Stephanes Júnior (PMDB), filho do ministro Reinhold Stephanes (Agricultura). Segundo o deputado, "o PT é coisa do diabo, não serve para nada".

...e lagartos. Colega de ministério do pai do deputado, Dilma foi alvo: "Como podem indicar à Presidência alguém que assaltava bancos, sequestrava pequenos empresários para pedir resgate?".

Janela. Como Lula hesita em trocar Hélio Costa (Comunicações) pelo chefe de gabinete, como quer o ministro, o PT fez circular o nome de José Zunga de Lima, do conselho consultivo da Anatel.

Entre nós. Antes da nova rodada de conversas com o PMDB, Lula chamará os petistas Fernando Pimentel e Patrus Ananias e o vice José Alencar (PRB) para a candidatura da base em Minas, cada vez mais no colo do peemedebista Hélio Costa.

No blue eyes. Lula, que já culpou os banqueiros de olhos azuis pela crise internacional, decretou ontem em Israel que "é uma anormalidade uma pessoa loira de olhos azuis, que quase não fala espanhol, governar a Bolívia".

Programa. Integrante da comitiva de Lula no Oriente Médio e pré-candidato ao Palácio dos Bandeirantes, Paulo Skaf tem seus passos registrados por câmera de TV durante a viagem. Ontem, opinava que Israel poderia perfeitamente ensinar segurança pública ao governo de São Paulo.

Mamãe eu quero. Do pré-candidato Fernando Gabeira (PV-RJ), sobre o choro pró-royalties do governador Sérgio Cabral (PMDB): "Se fosse presidente do Chile ou do Haiti, enroscaria em posição fetal e gritaria..mamãe!".

Mapa. Presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE) irá amanhã ao Rio Grande do Sul para uma conversa sobre a candidatura à reeleição de Yeda Crusius. Os tucanos também contrataram pesquisa. Apesar da preferência do partido por apoiar José Fogaça (PMDB), Yeda argumenta que já fechou alianças com PP e PTB.

Sobrenome. Questionário de pesquisa do Instituto Mapear, do Rio, sobre a sucessão presidencial apresenta quatro candidatos, nesta ordem: Serra, Ciro Gomes, Marina Silva e "Dilma, a candidata do Lula". O instituto informou à Justiça Eleitoral que a sondagem "foi realizada por iniciativa própria e com recursos próprios".

Remake 1. O substitutivo ao projeto de reforma do Conselho de Ética da Câmara que ACM Neto (DEM-BA) apresenta amanhã aos integrantes da Mesa Diretora veda aos suplentes a possibilidade de fazer parte do colegiado.

Remake 2. No projeto, suspensão do mandato foi ampliada para seis meses -hoje são 30 dias. Também obriga deputados a devolver ao erário eventual uso indevido de verba pública.

Tiroteio

"Se Lula imagina poder exercer uma função mediadora, precisa obter o respeito das partes envolvidas."
Do ex-chanceler CELSO LAFER, sobre o fato de o presidente brasileiro não ter visitado em Israel o túmulo de Theodor Herzl, fundador do movimento sionista; segundo Lafer, é o mesmo que "ir à Venezuela e se recusar a homenagear Bolívar".

Contraponto

Horário eleitoral

No mesmo dia em que o Congresso Nacional realizou sessão solene para celebrar o centenário de nascimento de Tancredo Neves, a Assembleia Legislativa paulista também lembrou o presidente morto em 1985.
Em seu discurso, o líder do governo na Casa, Vaz de Lima (PSDB), enalteceu as qualidades de Tancredo, elogiou os mineiros de maneira geral e terminou por pregar a candidatura de José Serra ao Planalto.
Quando o tucano desceu da tribuna, o petista Vanderlei Siraque comentou baixinho:
-E lá se foram cinco minutos de propaganda gratuita...

Nenhum comentário: