sexta-feira, março 12, 2010

PAINEL DA FOLHA


A reserva do PMDB

RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 12/03/10


Além de assegurar a manutenção de todas as posições na Esplanada após a saída dos ministros-candidatos, o PMDB resolveu a contento aquela que muitos imaginavam ser a pendência mais complicada do partido nessa área: a substituição de Geddel Vieira Lima (Integração) pelo secretário-executivo João Santana está confirmada, a despeito das queixas do PT baiano.
Mas, apesar da reunião da cúpula do partido ontem com Lula, segue em banho-maria a tentativa de Hélio Costa (Comunicações) de emplacar seu chefe de gabinete à frente da pasta. E, apesar da aposta dos peemedebistas em colocar Wagner Rossi, aliado de Michel Temer, no lugar de Reinhold Stepahnes (Agricultura), a operação ainda encontra resistências no Planalto.


Regras. O PMDB, que tudo tem feito na tentativa de facilitar a eleição do deputado Eunício Oliveira (CE) para o Senado, avisou ao PT em reunião na quinta-feira que o governador Cid Gomes (PSB) só abrirá uma vaga para o partido no chapa: os petistas ou terão o vice, ou lançam o ministro José Pimentel ao Senado.
Protagonistas. As inserções do PT-SP que entram no ar hoje trazem, além de Lula e Dilma, Aloizio Mercadante, cotado para disputar o governo, e Marta Suplicy, provável nome do partido ao Senado.
Caixa. O banqueiro e ex-deputado Ronaldo Cezar Coelho deve assumir a tesouraria da campanha de José Serra, além de entrar como primeiro suplente de Cesar Maia (DEM) ao Senado pelo Rio. Em 2006, concorrendo à mesma Casa, o tucano foi apontado como o candidato mais rico do país.
Palco. O PSDB negocia o aluguel do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, para lançamento oficial da candidatura de Serra, em abril. Mas há no partido quem desaprove o endereço, por ter abrigado recentemente o congresso do PT.
Roteiro 1. Tão logo a CPI da Bancoop comece a funcionar na Assembleia paulista, a base governista votará requerimento para solicitar à finada CPI dos Correios, no Congresso, dados relacionados ao tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, pivô do escândalo da cooperativa habitacional.
Roteiro 2. À época do mensalão, Vaccari foi citado em depoimento pelo doleiro Lúcio Funaro, dono da corretora Guaranhuns, como "operador do PT para fundo de pensões, responsável pelas operações das três grandes fundações: Previ, Petros e Funcef".
Vacina 1. Num momento em que a campanha do PT levanta a bandeira do fortalecimento do Estado, o deputado Otávio Leite (PSDB) entrou com duas propostas de emenda à Constituição que, na prática, impedem que Caixa, Banco do Brasil e Petrobras venham a ser privatizados.
Vacina 2. "São PECs dissipadoras de insinuações eleitoreiras", diz o autor, numa referência à campanha de 2006, quando o PT carimbou Alckmin, candidato do PSDB, como privatista. Muitos tucanos consideram desnecessária a iniciativa, mas a proposta recebeu assinaturas de praticamente todos os partidos.
Carona. O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), judeu, acompanhará Lula na viagem a Israel, à Palestina e Jordânia a partir de amanhã.
Mérito. Quatro vezes condenado e ainda réu em 114 ações por suspeita de corrupção, o presidente da Assembleia de Mato Grosso, José Riva (PP), recebeu do governador Blairo Maggi (PR) uma das mais elevadas comendas do Estado. Em nota, o deputado se declarou "feliz pelo coroamento" de seu trabalho.
De volta. O veterano Paulo Duque (PMDB-RJ), que salvou José Sarney (PMDB-AP) dos processos no Conselho de Ética, vai relatar um dos projetos do pré-sal no Senado.
Visita à Folha. Fernando Grella, procurador-geral de Justiça de São Paulo, visitou ontem a Folha. Estava com Márcio Fernando Elias Rosa e Arnaldo Hossepian Junior, procuradores de Justiça, e Marcos Martins Paulino, diretor-adjunto administrativo e financeiro da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados).

com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER
Tiroteio
Serra poderia enviar réplicas de sua maquete às escolas estaduais para que as crianças brinquem de carrinhos sobre a ponte. 

Do deputado estadual ADRIANO DIOGO (PT-SP), sobre o anúncio da construção da ponte Santos-Guarujá, no qual o governador posou para fotos diante da maquete da obra.
Contraponto 
Sem cobertura O deputado Ciro Gomes chegou à Câmara na terça-feira com os cabelos aparados. De tão rente, o corte dava a impressão de máquina zero, e os colegas se puseram a brincar com o deputado do PSB, já bastante calvo.
Quando uma repórter sugeriu que se tratava de novo visual para a campanha deste ano, Ciro desabafou:
-Na verdade, detesto a ideia de parecer que estou escondendo a careca. Mas desta vez acho que exagerei... tá todo mundo falando!

Nenhum comentário: