sexta-feira, março 05, 2010

PAINEL DA FOLHA


Prévias sim 

Renata Lo Prete
 -

Folha de S.Paulo - 05/03/2010


Num recuo do discurso antiprévias ouvido no recente congresso do PT, diretórios de Estados onde há disputa interna iniciaram ontem, em reunião da Executiva Nacional, um movimento para afrouxar as regras e liberar esse mecanismo de escolha de candidatos. A articulação é liderada por Pernambuco, Rio e Mato Grosso, onde não há consenso sobre o Senado, e pelo Distrito Federal, que até já agendou suas prévias para escolher o petista que disputará o governo.
Francisco Rocha, da corrente majoritária CNB, foi escalado para tentar dobrar o presidente do partido, José Eduardo Dutra. "Rochinha" representa os interesses do ex-ministro Humberto Costa (PE), que, como ex-prefeito de Recife João Paulo, quer o Senado.

Prévias não. A ala contrária às prévias defenderá hoje no Diretório Nacional que essas disputas prejudicariam a candidatura de Dilma Rousseff, em rota ascendente.
Candidatíssimo. Segundo testemunho dos mais próximos, Aloizio Mercadante (PT) já superou, em privado, a fase de se fazer de difícil quanto à possibilidade de concorrer ao governo de São Paulo. Vendo o ânimo do senador, um correligionário vaticina: "Daqui a pouco ele escala alguém para começar a bater no Ciro".

BH-Fortaleza 1. Ao final do evento de inauguração da nova sede do governo de Minas, Ciro Gomes (PSB) saudou o conterrâneo Tasso Jereissati (PSDB): "Caro vice-presidente...". O senador, recentemente citado como opção para compor chapa com José Serra, riu e respondeu com um "deixa disso".

BH-Fortaleza 2. E Ciro, referindo-se a Serra, seu eterno alvo: "Ao menos isso eu reconheço que ele fez certo".

Primeira-irmã. É quase consenso no PSDB que Aécio Neves não soube de antemão do editorial do "Estado de Minas" desancando a candidatura presidencial de Serra e a hipótese de o mineiro aceitar a vice. Nove entre dez tucanos, porém, completam o diagnóstico com uma ressalva: "Mas a Andréa Neves soube".

Maquete. Dada a semelhança da nova sede administrativa com a arquitetura da capital federal, mais de um convidado comentou: "Aécio fez uma Brasília para ele".

Ágio. Um veterano de apresentações de Fafá de Belém fez o cálculo ontem em Belo Horizonte: na interpretação da cantora, o Hino Nacional fica 50% mais comprido.

Vitrola. Tão caudalosas quanto a interpretação de Fafá foram as lágrimas de Carlos Lupi enquanto ouvia o hino. O ministro do Trabalho seguiu com a torneira aberta quando Milton Nascimento engatou "Coração de Estudante".

Em dupla. A procuradora Raquel Dodge enviou bilhetes para municiar a vice-procuradora-geral da República, Debora Duprat, a quem coube a sustentação contra os duros ataques do advogado de José Roberto Arruda no julgamento do habeas corpus no STF.

Sem fim. E segue o calvário do DEM. Em Chapecó (SC), o prefeito João Rodrigues acaba de ser condenado a cinco anos e três meses de prisão, sem substituição da pena, por irregularidades em licitação.

Sem fim 2. Contra o senador Raimundo Colombo (SC), raro nome do DEM com chances de se eleger governador, está em curso processo por improbidade administrativa, relativo a atos cometidos quando foi prefeito de Lages.

Atravessado. O ministro da Cultura, Juca Ferreira, causou embaraço durante reunião da Executiva do PV ao sugerir que a candidatura presidencial de Marina Silva seja examinada "com mais profundidade". A clorofila entornou de vez quando Ferreira defendeu que o partido libere os diretórios estaduais.

Tiroteio

"O governo usa o Estado para fazer propaganda de seus candidatos, o que nem é mais novidade, diante da campanha antecipada da Dilma."

Contraponto

Desconfiança atávica
À saída do almoço realizado depois da inauguração da Cidade Administrativa de Minas Gerais, nova sede do governo estadual, José Serra foi se despedir do anfitrião, Aécio Neves, e aproveitou para lhe fazer um elogio:
-Aprendi muito com o seu discurso de hoje.
Em resposta, o mineiro sorriu, fez cara de modesto e se saiu com evasivas como "imagine!" e "não há nada para aprender". Diante da resistência do correligionário em aceitar o cumprimento, Serra brincou:
-Aécio, você está parecendo as mulheres: elas nunca acreditam em mim...

Nenhum comentário: