quinta-feira, março 04, 2010

PAINEL DA FOLHA

Alta ansiedade

Renata Lo Prete

Folha de S.Paulo - 04/03/2010


Na conversa que teve com José Serra na noite de terça, Aécio Neves foi menos peremptório do que em público ontem, quando disse não cogitar a possibilidade de ser vice em chapa encabeçada pelo governador paulista. Em privado, concentrou-se em repetir o argumento de que "ajuda mais" o colega tucano "ficando em Minas", pois: a) Dilma é mineira; b) Lula é forte no Estado; c) "há o fator Alencar". Prometeu ainda se dedicar "de corpo e alma" à eleição de Serra.

No PSDB, há quem recomende encerrar a discussão sobre Aécio na vice, para que a expectativa não se transforme em frustração. Outros, porém, argumentam que ele não poderia mesmo dizer nada diferente agora, e que ainda há tempo para uma composição.

Isso não
Por convicção ou conveniência, aliados de Serra não creditaram a Aécio o editorial do "Estado de Minas" desancando a candidatura do governador de São Paulo e descartando a hipótese de o mineiro aceitar ser vice.

See you
Procurando ontem a saída do Senado, Aécio brincou com o líder da bancada tucana, Arthur Virgílio (AM): "Espero que você me ajude a andar por estes corredores no ano que vem".

Estamos fora
José Alencar, Dilma Rousseff, Patrus Ananias, Luiz Dulci e Hélio Costa: nenhum dos mineiros do primeiro escalão do governo Lula compareceu ontem à sessão solene do Congresso Nacional em homenagem aos cem anos de nascimento de Tancredo Neves. Tampouco lideranças parlamentares do PT foram vistas no plenário.

Com a barriga
A cúpula do PT mineiro pedirá ao diretório nacional, que se reúne amanhã, adiamento do encontro estadual do partido, inicialmente marcado para abril. Tudo para tentar adiar uma definição das negociações com o PMDB no Estado.

Garfo e faca
Quatro dias depois da divulgação do Datafolha que registra melhora no desempenho de Dilma, o PR almoçou ontem com a candidata do PT. Combinaram que no dia 5 de abril o partido anunciará apoio à ministra.

Nós na fita
O PMDB prepara um congresso do partido, que deve acontecer até o início de abril. Pretende-se convidar prefeitos, parlamentares e governadores para discutir a minuta do programa de governo a ser apresentado pelo partido à campanha de Dilma Rousseff. A movimentação é vista como tentativa de demonstrar força, num momento de crescimento da ministra nas pesquisas.

Viral 1
O núcleo petista do ABC lançou "promoção" para arrecadar... e-mails. Quem enviar cópia de sua lista de endereços eletrônicos, incluindo Twitter e redes de relacionamento, concorrerá a 2.000 brindes como camisetas, bonés, agasalhos e bandeiras. A ideia é usar esse megacadastro na campanha eleitoral.

Viral 2
O PT recomenda que seus filiados "busquem parceiros e depois dividam os prêmios". "Você participa e quem ganha é o PT", diz o informe. E ressalva: "E-mails vendidos por camelôs em CD não serão computados".

Não confunda
Plínio de Arruda Sampaio, um dos três pré-candidatos do PSOL à Presidência, circulava ontem pelo Congresso avisando a todos: "Existe um Arruda do DEM e um Arruda do bem!".

Mico 1
Previsto para durar 45 minutos, o encontro entre Hillary Clinton e Cristina Kirchner, na segunda-feira, estendeu-se por três horas. Da metade em diante, a presidente da Argentina se pôs a ensinar à secretária de Estado dos EUA como resolver o conflito no Oriente Médio.

Mico 2
Hillary ainda teve de ouvir de Cristina um pedido de encontro entre seu marido, o ex-presidente Nestor Kirchner, e Barack Obama.

Visita à Folha
Izalco Sardenberg, ombudsman da BM&F Bovespa, visitou ontem a Folha.

Tiroteio
"É incrível a capacidade de inovação do PSDB: escolheu coordenadores de campanha antes de ter um candidato."

Contraponto

Projeto estratosfera
Durante o lançamento do novo Portal Brasil, ontem, Lula iniciou diálogo por videoconferência com um menino do Piauí que disse gostar de estudar ciências, aproveitando para repassar seus conhecimentos à mãe.

-É mais difícil aprender na escola ou ensinar sua mãe?

-As duas coisas são fáceis- respondeu a criança.

-Quando eu deixar a Presidência vou a Teresina para você me ensinar. O que você quer ser quando crescer?

-Astronauta da Nasa.

Lula fez cara de intrigado e rebateu:

-Não pode ser no Brasil? Até você se formar vamos precisar muito. Aí coloco você e a Dilma num foguete...

Nenhum comentário: