segunda-feira, março 01, 2010

PAINEL DA FOLHA

Em camadas

Renata Lo Prete

Folha de S.Paulo - 01/03/2010


Apontados como prioridade da campanha à Presidência de Dilma Rousseff, os jovens eleitores (16 a 24 anos) são uma das faixas etárias em que a petista registrou maior crescimento no novo Datafolha: subiu sete pontos percentuais em relação a dezembro, índice também atingido entre quem tem mais de 60 anos. Nas demais faixas, ela conseguiu melhorar seu desempenho em três ou quatro pontos.

Os números mostram, entretanto, que Dilma ainda tem dificuldade com o eleitorado feminino: apesar de ter subido quatro pontos na resposta estimulada (na qual o pesquisador apresenta lista de candidatos), ela segue estagnada na sondagem espontânea (com 6%).

RG
Ainda na análise por idade, José Serra teve sua maior queda na fatia entre 45 e 59 anos. Perdeu nove pontos em relação à pesquisa de dezembro. Esse é o único recorte em que o tucano é superado por Dilma: 29% contra 26%.

Via indireta
Alguns tucanos avaliam que, ao sugerir o nome de Tasso Jereissati para vice de Serra, FHC na verdade tenta pressionar Aécio Neves a aderir à chapa.

Curto prazo
Cardeais do PT dão de barato que, se o senador Aloizio Mercadante aceitar a missão de concorrer ao governo de São Paulo, não será em troca de algum benefício distante, como a candidatura na capital em 2012, e sim de um robusto ministério no eventual governo Dilma.

Deu
O deputado federal petista José Eduardo Martins Cardozo tem manifestado a amigos a intenção de não concorrer a um novo mandato.

Folia
A Assembleia Legislativa do Maranhão rejeitou incluir em seus anais um artigo de autoria do deputado federal Roberto Rocha (PSDB) questionando gastos carnavalescos de R$ 47 mi que teriam sido feitos pelo governo de Roseana Sarney (PMDB).

Trombone
Má notícia para o clã maranhense: Alexandra Tavares (PSB), ex-mulher do antecessor de Roseana, José Reinaldo Tavares (PSB), e pivô do rompimento deste com os Sarney, tem dito que será candidata a deputada federal.

Cabos
O ex-ministro José Dirceu telefonou para o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, para marcar um encontro na quinta. Ele quer explicar a participação no episódio da Eletronet, que contratou seus serviços interessada na reativação da Telebrás.

Veja bem
Interessado em disputar o governo do DF, Geraldo Magela (PT) tem opinião contemporizadora sobre o interino Wilson Lima (PR): "Mesmo sem apoio popular, ele começa a dar mostras de que pode responder parte das exigências da sociedade. Não há caos social, nem perturbação da ordem pública".

Dissuasão
Ministros do Supremo Tribunal Federal refratários à ideia da intervenção argumentam que, tal como está na Constituição, o mecanismo na verdade foi concebido para não ser usado.

Ponto de honra
Os investigadores da Operação Caixa de Pandora estão decididos a não permitir que o vendaval político em Brasília termine com a recondução ao poder de Joaquim Roriz (PSC), cujo governo está na matriz do esquema de corrupção que derrubou seu sucessor, José Roberto Arruda (sem partido).

Conexão Goiás
Aliados de Arruda dizem que um de seus alvos é Demóstenes Torres (DEM-GO). O governador afastado teria citado relação do senador com a empresa goiana Linknet, abastecedora do mensalão. Em 2006, Demóstenes declarou doação de R$ 58 mil da Linknet.

Tatame
Demóstenes reage: "Se vier com gracinha vai tomar um ipon. Vou fazer esses vagabundos sofrerem".

Tiroteio
"Tal como existe hoje, o financiamento privado de campanhas eleitorais é um investimento com retorno garantido."

Contraponto

Muito prazer
Na primeira reunião do novo Diretório Nacional do PT, no próprio sábado de encerramento do congresso da sigla, os integrantes foram convidados a se apresentar de maneira diferente da habitual: além de declinar nome e Estado, cada um deveria informar o time do coração.

As falas se sucediam sem surpresa, até que a ex-prefeita de São Paulo disse:

-Marta Suplicy e meu prato predileto é risoto.

Diante do espanto geral, ela lembrou da ênfase pró-mulher nos discursos de Lula e Dilma e explicou:

-Depois do discurso do presidente e da ministra, não vou falar de futebol, que é coisa de homem.

Nenhum comentário: