quinta-feira, março 11, 2010

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Falta de profissional eleva salário de engenheiro 


Folha de S.Paulo - 11/03/2010
A carência de mão de obra especializada nas construções civil e pesada, por conta do reaquecimento da economia e das obras de infraestrutura, começa a impulsionar os salários dos trabalhadores do setor.

A categoria de engenheiros foi a mais beneficiada até agora, segundo Manuel Rossitto, diretor do Sinicesp (sindicato da construção pesada de SP).

"Dos últimos cinco anos para cá houve alta de cerca de 50% acima da inflação nos salários de engenheiros. Antes, a engenharia não estava na moda."

Rossitto afirma que, no caso dos engenheiros, a solução para as empresas reterem os bons profissionais tem sido oferecer salários maiores, ao contrário dos operários, cuja falta pode ser suprida com treinamentos.

"Algumas ações pontuais de aumento na remuneração de operários têm ocorrido. Mas, nesse caso, em que a formação é menos lenta que a dos engenheiros, é possível investir em cursos de capacitação para aumentar a base", diz Rossitto.

Murilo Pinheiro, presidente do Seesp (sindicato de engenheiros), afirma que as homologações de demissões registradas no sindicato recentemente correspondem, em grande parte, a troca de emprego, para oportunidades melhores.

Haruo Ichikawa, vice-presidente do SindusCon-SP (da construção civil), afirma que as negociações na convenção coletiva sobre a elevação dos salários de operários devem ser mais agitadas neste ano, já que os trabalhadores têm agora maior poder de barganha. O piso de um trabalhador qualificado, como carpinteiro e pedreiro, está em R$ 917,40.
Qatar Airlines irá operar voo diário para SP 
A Qatar Airlines irá operar voo diário Doha-São Paulo-Buenos Aires a partir de junho. A aeronave, um Boeing-777, terá capacidade para 365 passageiros. O anúncio foi feito por Taco Nieuwenhuijsen, vice-presidente de marketing da companhia, ao ministro Luiz Barretto (Turismo), que está em Berlim, participando da feira ITB.

Mais do que o fluxo Qatar-Brasil, a companhia quer ser uma opção para japoneses e coreanos que vêm ao país.

Para tirar melhor proveito dessa nova ligação com o Oriente Médio, a Embratur vai promover em maio seminários para agentes e operadores de viagem em Doha.
PARCERIAS INTERNACIONAIS

CONTENCIOSO

O escritório Leite, Tosto e Barros Advogados Associados fez parceria com os escritórios estrangeiros Strasburger & Price (EUA) e Forastieri Abogados (México). O Leite, Tosto e Barros tem atuação no contencioso e clientes nacionais e internacionais de diferentes setores. O Strasburger tem atuação em óleo e gás, contencioso, tributário e finanças corporativa. O mexicano Forastieri atua no direito corporativo, títulos e comercial. A opção do Leite, Tosto e Barros foi fazer parceria de apoio. "Quando precisamos de indicação do melhor advogado nos EUA para determinada área, eles nos dão. Damos sugestões a nossos clientes, mas podemos indicar os escritórios parceiros ou outros", diz Ricardo Tosto.
FINANÇAS

A associação com Mayer Brown permitiu a Tauil & Chequer Advogados ampliar a capacidade de atendimento nas áreas de finanças, bancos e investimentos, com equipe de 23 especialistas nessas atividades. Estabelecido com 21 escritórios, o Mayer Brown tem sede em Chicago e é um dos maiores do mundo de advocacia -tem 1.800 advogados. Representa os principais bancos e empresas em projetos de financiamento. A recente aliança com os advogados brasileiros formou a Tauil & Chequer Advogados associado à Mayer Brown. "Somos sócios do Mayer Brown nos EUA, mas eles não podem ser nossos sócios aqui", afirma Bruno Werneck, sócio do Tauil & Chequer.
PROGRAMA CHINÊS 1
"Precisamos parabenizar o governo pelo PAC, Programa de Avanço Chinês", disse um industrial furioso com a MP editada pelo governo concedendo desonerações tributárias a máquinas e equipamentos importados para o setor de petróleo e gás -mesmo havendo similar nacional- na última reunião do GAC (acompanhamento do crescimento).
PROGRAMA CHINÊS 2
A ironia provocou risos na reunião do Conselhão e constrangimento ao ministro Mantega. O governo admitiu que a resolução tal como publicada foi um "equívoco". Nos bastidores, diz-se que a MP foi redigida na rua Chile, sede da Petrobras.
LITORAL BRASILEIRO
A gigante britânica BP é a principal candidata a comprar parte dos ativos da Devon Energy em um negócio de cerca de US$ 5 bilhões, que permitiria a entrada da BP na costa brasileira, diz o "Wall Street Journal".
NA GÔNDOLA
As vendas nos supermercados tiveram alta nominal de 11% em janeiro ante o mesmo mês de 2009, segundo a Apas (Associação Paulista de Supermercados).
DIGITAL
A agência Africa acaba de ganhar a conta on-line de todos os atuais produtos da Procter & Gamble do Brasil.
GASTÕES
Os gastos dos turistas brasileiros na Europa aumentaram no ano passado. Cada pessoa gastou, em média, 297 no Chic Outlet Shopping Villages, grupo de lojas localizadas em nove cidades da Europa. As compras brasileiras foram 6% maiores que em 2008 e colocaram o Brasil no 5º lugar do ranking dos que mais gastam.

Nenhum comentário: