sexta-feira, março 05, 2010

ILIMAR FRANCO

Confiança abalada 


O Globo - 05/03/2010


Os mineiros não são os únicos a sonhar com a candidatura do governador Aécio Neves à Presidência. Esse também é um sentimento generalizado no DEM, onde circula um documento reservado prevendo que a oposição sairá derrotada, e sem rumo, se o candidato for o governador José Serra. O texto “Só não enxerga quem não quer ver: a vez é de Minas”, de três páginas, é de autoria do tesoureiro do partido, Saulo Queiroz.

Saulo: “MG: É onde a porca torce o rabo”

No documento, Saulo, que também já integrou a direção do PSDB, faz uma análise das eleições em todas as regiões do país e nos estados do Sudeste, e conclui: “Dilma é franca favorita na disputa contra Serra”. Prevê um “arraso” da candidatura Dilma-Lula no Rio.

Atribui à petista uma vantagem “na casa de 20% em Minas”: “Dilma é mineira, atiçará a mágoa pelo fato de Aécio ter sido preterido pelo Serra, mais um paulista”. Saulo também não crê em vitória se o candidato for Aécio, mas nesse caso argumenta: “Aécio terá assegurado um grande recall para pleitos futuros. É a vantagem dos seus 49 anos... Em 2014 Serra terá 72 anos”.

“O processo de encarnação de Lula em Dilma está em pleno andamento e tende a se completar ao longo do período eleitoral” 

— Saulo Queiroz, tesoureiro do DEM

TEORIA DAS CIDADELAS. A ilustração acima reproduz trechos do texto de Saulo Queiroz, no qual ele defende que a oposição precisa olhar “com a maior atenção a possibilidade de garantir importantes cidadelas para a defesa de espaço político vital”. E acrescenta que é importante vencer as eleições para governador, “construindo trincheiras, com gente da maior competência, como Serra (SP), Anastasia (MG), Beto Richa (PR), Fogaça (RS), Raimundo Colombo (SC), Paulo Souto (BA)”, entre outros citados.

Visita Assessor do presidente Lula no primeiro mandato, o jornalista Ricardo Kotscho esteve no Alvorada na noite de terçafeira.

No dia seguinte, pela manhã, foi ao gabinete presidencial, no CNBB. “O ambiente estava tão bom...”, resumiu.


Prazo O vice-presidente José Alencar (PRB) pediu um prazo, até dia 18 de março, para anunciar sua candidatura em Minas Gerais.

Nessa data, receberá o veredito de seus médicos. Ele quer o Senado, mas pode ser a solução para o governo.


Cristovam vai disputar GDF O senador Cristovam Buarque (PDT) deve desistir da reeleição e disputar o governo do Distrito Federal. Além do vácuo de poder, contribuiu para a mudança a briga entre os pré-candidatos do PT Agnelo Queiroz e Geraldo Magela. “É um abraço de afogado”, disse o senador. Há ainda o temor entre os aliados de que, para unificar o partido, o PT faça uma chapa puro-sangue. “E eu ando nas ruas e as pessoas dizem que eu serei responsável pela volta do (Joaquim) Roriz”, afirmou Cristovam.

Covas e Luiz Henrique se afastaram Os governadores Mário Covas (PSDB) e Luiz Henrique (PMDB) deixaram o governo para disputar a reeleição.

Para fazer campanha, Covas pediu licença em julho de 1998. Só retornou ao governo em outubro, após o segundo turno. Em 2006, Luiz Henrique renunciou, no prazo legal de desincompatibilização, em abril. E reassumiu a função no ano seguinte, empossado para o segundo mandato. Já o presidente Lula pode ser o primeiro a se afastar para eleger o sucessor.


A EXECUTIVA Nacional do PT decidiu ontem “recomendar” que não haja prévias para escolher os candidatos do partido a governador e senador. A proposta será votada hoje pelo Diretório Nacional.

O PRESIDENTE do PT, José Eduardo Dutra, queria “determinar” que não houvesse prévias. Pressionado pelos diretórios de Pernambuco, Rio, Mato Grosso e Minas, onde há briga, teve que recuar.

O PV decidiu ontem substituir o presidente do partido em Minas. Sai Antônio Roberto, que queria apoiar Antonio Anastasia (PSDB), e entra Ronaldo Vasconcelos. O PV terá candidato a governador.

Nenhum comentário: