terça-feira, março 02, 2010

ILIMAR FRANCO

Metas sociais

O Globo - 02/03/2010


O governo estuda incluir metas sociais no Orçamento da União. A determinação seria feita na Consolidação das Leis Sociais, que deve ser enviada ao Congresso neste mês. O Palácio do Planalto também pretende incorporar os Objetivos do Milênio, traçados pela ONU, como metas do país. Entre eles estão: a erradicação da fome e da miséria, a redução da mortalidade infantil e a garantia de educação básica de qualidade para todos.

O programa de governo do PMDB

A exemplo do que fez em 2002, quando apoiou a candidatura de José Serra à Presidência, o PMDB vai elaborar uma proposta de plano de governo para entregar à candidata do PT, Dilma Rousseff. Estão sendo chamados para colaborar o economista André Urani, o ex-ministro Mangabeira Unger, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e o ministro da Defesa, Nelson Jobim. Urani participou, em 2002, da elaboração do documento “Tirando o Atraso, Combater a Desigualdade Já”, que foi ignorado pelos tucanos. O plano propunha, entre outras coisas, a unificação dos programas sociais e o fortalecimento do SUS.

É muito cedo para falar em um acordo entre o PT e o PMDB em Minas Gerais” — Fernando Pimentel, pré-candidato do PT ao governo estadual

RINGUE. Além das disputas em Minas e no Pará, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, está tentando serenar os ânimos dos petistas em Pernambuco. Lá a briga é por uma vaga ao Senado.

Estão no páreo o ex-ministro da Saúde Humberto Costa, o deputado Maurício Rands e o ex-prefeito de Recife João Paulo. Em Brasília, o problema é com o grupo do deputado Geraldo Magela, que faz campanha para carimbar o candidato petista ao governo, Agnelo Queiroz, com o mensalão do DEM.

Palanque misto

No modelo desenhado pelo PV para a campanha no Rio, Fernando Gabeira só comparecerá às atividades da candidatura presidencial de Marina Silva.

Ao visitar o Rio, José Serra será recebido pelo vice na chapa de Gabeira, Márcio Fortes.

Dois olhares

O deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP) minimizou a queda de José Serra na pesquisa Datafolha: “Eleição é depois da Copa”. Já o presidente do PT, José Dutra, comemora a subida de Dilma Rousseff: “Está acima das nossas previsões”.

Xadrez carioca

Uma das dificuldades do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) para ser candidato à reeleição na chapa de Anthony Garotinho (PR) é que o ex-governador fez um acordo com o deputado federal licenciado Pastor Manoel Ferreira (PR) para que ele seja o único candidato ao Senado. Em outra frente, a Igreja Universal prefere que Crivella seja candidato a deputado, para puxar votos para eleger uma bancada na Câmara.

Nova cúpula entre PT e PMDB

As direções do PMDB e do PT voltam a se reunir amanhã para tratar de alianças nos estados.

O primeiro item da pauta é a nova crise no Pará, onde o PMDB está obstruindo a aprovação de um empréstimo de R$ 300 milhões do BNDES para o governo estadual. Os dois partidos estão tentando colocar numa mesma mesa a governadora Ana Júlia Carepa (PT) e o deputado Jader Barbalho (PMDB). Aliados nas últimas eleições estaduais, os dois vivem às turras.

OS TUCANOS que trabalham para Aécio Neves ser o vice de José Serra não gostaram da especulação com o nome do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

A OAB do Rio vai deflagrar campanha contra a proposta de distribuição dos royalties do pré-sal para os 27 estados. Seu presidente, Wadih Damous, alega que com a pulverização “o rateio dos recursos vai ser uma bagatela para cada município”.

OS PRESIDENTES de Furnas, Carlos Nadalutti, e da Chesf, Dilton da Conti, escreveram ontem dizendo que estão alinhados com a transformação da Eletrobras numa mega empresa de energia.

Nenhum comentário: