quinta-feira, março 18, 2010

FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS e Cia


Decisão correta do BC

O GLOBO - 18/03/10

Há risco simbólico em mexer, precipitadamente, na menor taxa básica da história
Mesmo dividido, não foi má decisão do Banco Central manter a Selic em 8,75% ao ano até a reunião de abril. A despeito das pressões inflacionárias dos últimos meses - e de a autoridade monetária ter um compromisso firme com aspectos técnicos -, há um risco simbólico em tirar do país a menor taxa básica da história. A economia brasileira respondeu bem aos estímulos monetários e fiscais do pós-crise. A atividade econômica está positiva pelo quarto trimestre seguido, ninguém duvida, e o mercado de trabalho bateu recorde de abertura de vagas em janeiro e fevereiro.

Mas há sinais claros também de recuperação do investimento, que em algum tempo pode dar conta da demanda aquecida.

O fim da desoneração de duráveis também tende a jogar o mercado consumidor e a oferta de crédito para níveis mais racionais. De outubro a janeiro, a média dos núcleos de inflação com base no IPCA, índice oficial, subiu sem parar. O movimento, contudo, perdeu fôlego no mês passado (veja o gráfico). É motivo suficiente para o BC dar mais um tempo antes de apontar suas flexas para o alto.

Câmbio no shopping

Lojas especializadas crescem, de carona na demanda por viagens internacionais

Cresce o número de lojas de câmbio em shoppings no Rio. A alta vem da maior demanda por viagens internacionais na (nova) classe média, por transferências financeiras de ou para fora do Brasil e de mais turismo no estado. A Action, rede com 30 lojas de câmbio no país do Banco Rendimento, vai inaugurar filial no Nova América, em Del Castilho, mês que vem. Será a segunda no Rio - a primeira funciona desde 2008 no Shopping Iguatemi, na Tijuca. "Vamos abrir outra no Shopping Tijuca, em junho. A demanda deve aumentar com a Copa 2014 e as Olimpíadas", diz Sheila Reis, gerente de negócios da Action. Ela aponta perfis diferentes de demanda: "Na Zona Sul, é mais compra de moeda nacional por turistas. Na Zona Norte, de moeda estrangeira por quem vai viajar para o exterior". André Caruso, à frente da Renova, outra com 30 lojas no Brasil, confirma a maior demanda dos viajantes, com 70% das operações na área. "Há lojas com outras solicitações. A do Plaza Shopping Niterói tem forte remessa financeira para o exterior, por conta de estrangeiros que trabalham em estaleiros locais", diz. A Master Travel, do NorteShopping, que mantém também uma agência de viagens, destaca que os shoppings oferecem segurança e comodidade.

Futuro em risco 1

Paulo Fleury, do Instituto Ilos, prevê um apagão de infraestrutura nos municípios produtores, se o Rio perder a briga contra a emenda Ibsen.

Ele lembra que novas bases de apoio offshore devem ser criadas nos próximos anos.

"Significa mais gente nessas cidades. A falta de serviços básicos pode gerar caos", diz.

Futuro em risco 2

Municípios como Seropédica, Queimados e Japeri vão crescer muito, caso a nova base da Petrobras em Itaguaí seja confirmada. "Eles não terão vista para o mar, mas receberão prestadoras de serviço e fluxo populacional, como Macaé", completa Cristiano Prado, da Firjan.

Lista telefônica

Oi e TeleListas assinaram produção e distribuição de listas telefônicas para 24 estados. É contrato de R$ 50 milhões.

Compensação

A Fecomércio-RJ vai cobrar da Light o ressarcimento dos prejuízos dos lojistas com os apagões em reunião, amanhã, com executivos da empresa. O varejo quer ainda detalhes do plano de investimentos da distribuidora em 2010.

Ocasião

A Casa&Video fez da falta de luz oportunidade comercial.

Desde ontem, a rede está enviando a clientes cadastrados e-mail com ofertas de produtos ligados aos apagões. Tem de pilhas e lanternas a um circulador de ar com bateria recarregável, que funciona até 72 horas.

Crescimento

O Rio abrigará 40 das 180 agências que o Santander vai abrir este ano no Brasil.

Crescimento maior só em São Paulo: 60 unidades. Pedro Coutinho, diretor executivo, anunciou a meta de expansão aos funcionários ontem. Serão abertas 400 vagas no estado.

Direção virtual

A BSG, de consultoria para serviços de transportes, lançou game para treinar motoristas de veículos com cargas perigosas no setor de combustíveis. A ferramenta de R$ 500 mil, criada pela T&T, deve dobrar as receitas da empresa em um ano, diz o sócio Gilson Fonseca.

Lubrificante

O Sindicom criou grupo executivo só para lubrificantes.

Liderado por Nelson Gomes (Mobil/Cosan), promete brigar por regulamentação específica na ANP.

RECÉM-NASCIDA

A LINHA Johnson's Baby vai mudar de embalagem. A troca começa mês que vem, com os produtos para cabelos.

Frascos e tampas são feitos de plástico reciclável. O mercado de itens de higiene infantil cresce 15% ao ano.
Liberdade em jeans

A LEVI'S convida o público jovem a se expressar e transpor limites na nova fase da campanha "GO Forth". Criada pela Wieden+Kennedy para a Levi's das Américas, ela mescla paisagens naturais e frases de incentivo como "Siga em frente!" e "Levante-se para o mundo". As fotos de Ryan McGinley, reforçam a relação entre juventude e liberdade. A marca investirá metade da verba em ações na internet.

O IBMEC Online lança MBA em Finanças. O grupo faz um ano e espera triplicar o total de alunos em 2010, para 3.200. A meta em quatro anos é que os cursos on-line cheguem a 20% das receitas do Ibmec.

Finanças femininas

A Sophia Mind, empresa do grupo Bolsa de Mulher, mapeou o planejamento financeiro da brasileira, em consulta a 2.096 mulheres, no fim de 2009.

A pesquisa reforça o papel de chefe de família: 77% delas decidem os gastos em casa. Quase metade investe parte da renda (veja o quadro) - a maioria, para comprar um imóvel.

A aposentadoria preocupa pouco: 73% não têm plano de previdência. O estudo será apresentado hoje por Ciça Mattos, do Bolsa, no Invest Mulher II, seminário da Apimec.

Para baixo 1

A Prefeitura do Rio reduziu em 11,5% os gastos com conservação em 2009, calcula a equipe da vereadora Andrea Gouvêa Vieira (PSDB). O orçamento da área caiu de R$ 386,974 milhões em 2008 para R$ 342,498 no ano passado.

Para baixo 2

O investimento do ano de estreia de Eduardo Paes, segundo a vereadora, foi o menor da década. Foram 6,2% das receitas, contra média de 10% em anos anteriores.

Para cima

A criação de empregos formais na cidade do Rio no primeiro bimestre (+0,54%) superou os resultados da Região Metropolitana (+0,45%) e do estado (+0,4%).

Os dados são do Caged.

LIVRE MERCADO

A ETNA lança site na 2° e passa a vender pela internet. Espera alta de 10% nas vendas este ano.

A CCM inaugura hoje lojaconceito em Icaraí, Niterói. Com projeto do arquiteto Ricardo Campos, custou R$ 600 mil.

A PROVENCE & Cia abriu no Rio Plaza a segunda loja na cidade.

Prevê aumento de 40% nas vendas

A CARADECÃO Empresarial está produzindo programas ao vivo para a TV Boticário. Serão exibidos na rede de franquias da marca.

A SIMPLES Agência fechou contrato com o grupo Buscapé.

Vai assinar as ações em mídias sociais das marcas Buscapé, Bondfaro e Lomadde.com.

A FIRST Class investiu R$ 800 mil (não milhões) nas lojas de Recife e Maceió.

Nenhum comentário: