sábado, março 06, 2010

ARI CUNHA

Sofrimento no Chile


CORREIO BRAZILIENSE - 06/03/10
Concepción foi atingida por outro terremoto. A cidade já estava sofrida. Aumentou a dor com as notícias de ontem. A Marinha brasileira havia mandado avião da FAB levar para o Chile hospital de campanha com médicos e auxiliares. Deverá chegar hoje a Concepción, cidade escolhida pelas dificuldades do povo sem trabalho nem assistência. O hospital de emergência tem leitos para doentes vítimas de várias dificuldades. É higienizado com sistema próprio e montado em barracas. O número de atendimentos por dia pode ter extravasado em virtude do último tremor. Mas são pessoas que conhecem dificuldades e aptas a emergências. A ajuda brasileira chega na hora exata para atender a população chilena nesta hora difícil.

A frase que não foi pronunciada
“Consciência sã, mente sã.”
» Versão brasileira



Nevasca

» 
Nova York ficou ilhada. Faltou energia elétrica. Mais de um milhão de estudantes sem escolas. Faz muito tempo que NYC não recebe tanta neve. Setenta mil pessoas deixaram de comparecer ao trabalho pela dificuldade de vencer tanta neve. Os carros pararam e alguns usaram correntes.
Traficantes

» 
Favela da Maré, no Rio, sob espreita da polícia. Lanchas percorrem local onde desovam cargas de tóxico. São transportadas por barcos clandestinos seguidos de segurança. Com a aproximação da Polícia, os bandidos tomam veículos mais rápidos. Assim muitas cargas de tóxico são presas.
Dilma de fora

» 
Convidada a falar na Comissão de Direitos Humanos, na última hora a candidata à presidência foi substituída pelo ministro Paulo Vannuchi sob protestos do Senado. O autor da façanha foi Romero Jucá. Senador Arthur Virgilio protestou e ameaça ir ao Supremo com o argumento de “violação frontal do dispositivo da Constituição”. Dias antes, o senador Aloizio Mercadante havia protestado no Senado contra a convocação da ministra Dilma Rousseff.
Futebol

» 
Estados falam em união. Desejam que partidas de futebol sejam realizadas durante o dia e não às 11h da noite, como tem acontecido. É simples a razão. Futebol é a alegria dos pobres. Um trabalhador não pode sair de um jogo pela madrugada e ir para o trabalho cansado com dificuldades de transporte. Patrocínio também precisa ser humanizado.
Celso Amorim

» 
Desempenho formidável do chanceler brasileiro Celso Amorim na recepção à secretária Hillary Clinton, dos Estados Unidos. Desinibidos, os dois responderam às ponderações e perguntas dos jornalistas. A chanceler dos Estados Unidos comparou com simpatia: “Eu nunca pensei que a argúcia dos jornalistas brasileiros fosse igual à dos americanos”. Amorim, mesmo não concordando com alguns desejos dos EUA, usou do respeito à visitante para se opor ao pensamento norte-americano.
Buzina

» 
Com movimento de Brasília neste fim de semana, a identificação dos automóveis foi fácil. Um cidadão ia passar pelo marco zero da cidade e outro pensou primeiro. O forte da buzina era de revolta. Era carro de um paulista, acostumado ao sofrimento no trânsito de sua terra.
Iceberg

» 
Massa de gelo maior do que São Paulo desprendeu-se da montanha e navega a baixa velocidade. Seu perigo é maior porque altera as correntes marinhas. Anos atrás, quando a Arábia Saudita estava se organizando como país rico, comprou um iceberg e o rebocou até seu litoral quente. Engenheiros retiravam água pura para necessidades do país. Custou caro, porém atendeu.
Pelo menos

» 
Depois de mais de três séculos, a entrada da primavera em Brasília comemorará um minuto em 21 de abril. A natureza não se rende, mas cumpre o dever do tempo. O presente da natureza à cidade está garantido.
Alcântara

» 
Enquanto o Brasil investe R$ 353 milhões em política espacial, a Rússia reserva R$ 2 bilhões em 2010. A base de Alcântara era reconhecida internacionalmente pelos profissionais que nela trabalhavam e pela localização diferenciada. Só para ter uma ideia da falta de investimento na política espacial, depois do acidente com o VLS1, em agosto de 2003, 80% da área reservada à base foi destinada aos quilombolas com o aval do Incra.


História de Brasília
Não são tão más, quanto se pensa, as relações entre Marinha e Aeronáutica. Basta que se atente para o fato de o aniversário do brigadeiro Moss, ontem decorrido, ter sido anunciado apenas pelo Ministério da Marinha, enquanto o da Aeronáutica nenhuma nota a respeito distribuiu à imprensa. Parabéns pelo entrosamento entre ministérios e pelo natalício, também. (Publicado em 26/2/1961)

Nenhum comentário: