sexta-feira, fevereiro 12, 2010

SONIA RACY - DIRETO DA FONTE

Direitos, por linhas tortas

O Estado de S.Paulo - 12/02/2010


Onde erraram Lula, Jobim e Vannuchi na condução do "novo" Plano Nacional de Direitos Humanos? "Faltou a eles a paciência de Jó", diz José Gregori, autor de ideia semelhante nos anos 90, como ministro de Fernando Henrique.

Aquela primeira versão, relembra, foi aprovada "sem crise, sem crítica e sem atrito". O segredo? "É preciso calibrar a velocidade. É um tema que não dá para toda a sociedade acompanhar de imediato."

O ex-ministro também considera um erro chamá-lo de "plano", e não de "programa", como o anterior. "Programa tem diretrizes, sugestões. Não é uma lei".

Ele critica ainda o modo como o texto foi conduzido. "Nós fizemos uma minuta e saímos pelo Brasil debatendo. Eles fizeram um congresso restrito e aprovaram o plano." Mas houve algum avanço concreto? "Uma coisa que na época parecia utópica é a implosão do Carandiru. Pois aquilo se tornou... a Biblioteca de São Paulo."

Tabuleiro
Tarso Genro mal deixou o ministério e já sente o peso da vida de candidato.

Um grupo saiu a campo, no Rio, para tentar trocar o presidente do Instituto de Pesos e Medidas, João Jornada - que é primo do ex-ministro - por Soraya Santos, que comanda o órgão no Rio. E que tem apoio da turma de... Sérgio Cabral.

Companheiragem
Blog criado por "fãs" de Dilma Rousseff está testando os limites do TSE.

Autointitulado "o maior portal de Dilma na internet", já tem até jingle de campanha: "Mulher que enfrenta qualquer baque / Ela é a mãe do PAC..."

Não tem tu...
A evangélica Marina Silva não é chegada ao carnaval?
Sem problemas. Para desfilar em Olinda, o PV encomendou... um boneco dela.

Pra inglês ver
Ao falar da visita de Beyoncé e Alicia Keys ao morro Santa Marta, o Daily Mirror, de Londres, desceu a ladeira.

Chamou os moradores de "camponeses" e disse
que um olhar na saia de Alicia "deve ter dado um alívio temporário às suas vidas miseráveis".

Brain storm
Washington Olivetto tem pela frente interminável viagem de 23 horas.

Vai presidir em Pattaya, na Tailândia, o júri do AdFest - um dos mais importantes encontros de publicidade do planeta. Em março.

timão.com
O Corinthians é o rei da rede... no Brasil. Com 6,1 milhões de visitas, seu site é o 16º maior do planeta - e único do continente na lista dos 25 maiores.

No topo, o Manchester United. Que recebeu, no ano, 427 milhões de visitas.

Capoeira? "Amazing!". diz Madonna,

"Não quero saber de fanzoca, hein? Nada de gritinhos", diz Flávio Pimenta a quase 200 crianças. E avisa: celular ou câmara estão proibidos. Assim, quando Madonna chega à ONG Meninos do Morumbi, quarta à tarde, a meninada, devidamente revistada, fica... completamente muda.

O silêncio é total quando a rainha pop se acomoda em uma cadeira de plástico. E logo começa a batucada - axé, samba e forró... Mesmo sentada, Madonna não se segura. Dança. sorri, aplaude.

"Amazing, amazing!", diz empolgada com a roda de capoeira, no compasso de Paranauê. Guy Oseary, marido de Michelle Alves e seu parceiro, sai gravando e fotografando. Ao final, é a vez da convidada, que improvisa um discurso. Com ajuda de tradutora, se diz feliz por estar lá. "Vocês podem imaginar o quanto música, dança e canto são importantes na minha vida", confessa. E faz prévia sobre o carnaval do Rio: "É minha primeira vez na festa. Estou muito animada."

Engata discurso, em seguida, sobre a Success For Kids - programa estudantil para crianças que prega a cabala e que já formou duas turmas na ONG do Morumbi. "Fico muito feliz que estejam estudando no SFK. É importante que saibam que cada um é responsável por suas próprias ações. E que o futuro de vocês depende apenas de suas atitudes. Trabalhem duro! Obrigado!"."

Um dos seguranças checa o camarim, improvisado em uma sala de aula de inglês. Na mesa, água mineral em copinho. Ele manda tirar pão-de-queijo, bolo e café. "Tirem tudo daí. Deixem só água. Distribuam o resto para crianças, se for o caso."

No final, Flávio se desculpa. "Temos quase 2.000 alunos, mas reunimos pouca gente. No Brasil, como sabem, o ano começa depois do carnaval." A cantora dá uma gargalhada e se dirige ao banheiro, onde gasta 15 minutos antes de partir.

O que o diretor da ONG achou de Madonna? "Magrela, tadinha." DEBORA BERGAMASCO

Liga, desliga
A pelo menos a um interlocutor Madonna confessou.

O relacionamento com Jesus Luz está no "on/off".

Liga, desliga 2
Ao mesmo interlocutor Madonna explicou porque não vai ao camarote da Nova Schin, na Sapucaí. É que Paris Hilton tem contrato de exclusividade com a marca.

Certeza mesmo é que a diva do pop dá o ar da graça no camarote de Sérgio Cabral.

Felina
Paula Lima vai atacar de atriz. Atuará no musical Cats - onde soltará a voz no clássico Memory. Em março, no Teatro Abril.

A vez de Graciliano
Silvio Back já captou os recursos e começa documentário sobre Graciliano Ramos. Que abre caminho para um filme sobre seu livro clássico, Angústia.

Na frente
Luis Fernando Verissimo abre a coleção Gol de Letras, com o romance juvenil O Cachorro que Jogava na Ponta Esquerda. É o primeiro de nove títulos sobre futebol que a Rocco lança até a Copa.

Luiz Melodia vai desfilar ao lado de Dominguinhos no carnaval carioca. Nascidos no Estácio, vão ser homenageados pela escola de samba do bairro.
A Cosac Naify disponibilizou, em seu blog, informações inéditas sobre a entrevista dada por Clarice Lispector ao jornal Diretrizes, de Samuel Wainer.

Trabalhos de Mira Schendel ganham mostra em São Paulo, ainda esse ano, no IAC.

O pessoal do metrô já se habituou aos novos tempos. Em vez do bilhete único, está aceitando o bilhete... úmido.

Nenhum comentário: