sábado, fevereiro 13, 2010

RUY CASTRO

Ex-túmulo do samba

13/02/10


Nos últimos anos, em que o carnaval retomou as ruas do Rio e dezenas de novos blocos e bandas vieram juntar-se aos veteranos Simpatia É Quase Amor, Carmelitas, Boitatá, Barbas e aos veteraníssimos Bola Preta e Banda de Ipanema, um único bairro parecia avesso à folia: o Leblon.

Era incompreensível. Enquanto Ipanema, Copacabana, Botafogo, Laranjeiras, Jardim Botânico, Santa Teresa, o Centro e toda a zona norte se entregavam à alegria, concentrando multidões eufóricas em torno de sambas e marchinhas, o Leblon, onde moro, era chamado, e com justiça, de 'túmulo do samba'. Certo, aqui abundam empresários, banqueiros, escritores e outros depressivos e doentes do pé, mas onde estavam os rapazes e moças de que o Leblon também é cheio? Abrilhantando o carnaval dos bairros vizinhos, claro.

Apenas duas vozes, muito tímidas, tentaram quebrar o silêncio do sepulcro nesses anos todos: a do Empurra Que Pega – o próprio nome já era uma súplica a adesões –, um pequeno bloco dedicado a ensaiar com grande empenho todas as noites ao pé da avenida Niemeyer, mas que nunca vi nas ruas; e a da querida e modesta banda Azeitona Sem Caroço, da Rua Dias Ferreira.

Mas nada é para sempre, e estava escrito que este tríduo nos traria duas surpresas inacreditáveis: a prisão de um político, o governador do DF, José Roberto Arruda, acusado de corrupção em último grau, e a triunfal conversão do Leblon ao carnaval – com os novos blocos Maginô Agora Amassa (cujo enredo homenageia Nelson Rodrigues), Areia e Me Esquece sacudindo o bairro e abrindo alas para o Empurra e o Azeitona. Evoé: não somos mais o túmulo do samba!

Pelo menos um desses blocos, inconformado com o fim do carnaval, dará um jeito de desfilar na Quarta de Cinzas. Mas duvido que Arruda ainda esteja na cadeia até lá.

Nenhum comentário: