terça-feira, fevereiro 23, 2010

PAINEL DA FOLHA

Pano rápido

Renata Lo Prete
-

Folha de S.Paulo - 23/02/2010



Tanto Paulo Octávio quanto a ala do DEM que lhe é mais tolerante tentam usar as dificuldades de Gilberto Kassab para evitar a expulsão do governador interino do Distrito Federal na reunião da Executiva do partido marcada para amanhã. Segundo o tortuoso raciocínio, a prioridade dos "demos" agora deveria ser o prefeito de São Paulo, que teve o mandato cassado em decisão de primeira instância -ontem suspensa.

Os defensores da tese pregam que o encontro seja todo usado para aprovar moção pró-Kassab, empurrando a decisão sobre Paulo Octávio para a próxima semana. Até lá, alegam os esperançosos, quem sabe o STF não manda soltar José Roberto Arruda, mudando de novo o foco das atenções e dando respiro a "PO".

Em transe
Mas nada garante que a turma do deixa disso vá se dar bem na reunião de amanhã. "Radicais" como Ronaldo Caiado e Demóstenes Torres prometem brigar pela expulsão de "PO".

Imprevisível
No DEM, o errático Paulo Octávio ganhou o apelido de BandNews. Com ele, assim como no slogan da emissora, "em 20 minutos tudo pode mudar".

Pesos...
Não passou despercebida a diferença de perfil dos relatores dos processos de impeachment de Arruda e de "PO" na Câmara Legislativa. Enquanto o primeiro ficará a cargo do petista Chico Leite, o segundo foi parar com Batista das Cooperativas (PRP).

...e medidas
Quando da apresentação do parecer contra Arruda, Batista das Cooperativas afirmou que o caso de "PO" era totalmente diferente, sem caracterização de crime de responsabilidade.

Delivery
O delegado que investiga o mensalão candango ligou para o jornalista Edson Sombra, uma das principais testemunhas contra Arruda, e recomendou que o jornalista evite sair de casa.

Todo o cuidado
Kassab e os oito vereadores paulistanos condenados em primeira instância à perda de mandato evitaram a todo custo criticar o juiz Aloísio Resende Silveira por saber que ele mesmo julgaria o efeito suspensivo da decisão, o que acabou ocorrendo ontem à tarde.

Nota de corte
Entre especialistas em legislação eleitoral, a grande incógnita do caso é a partir de qual critério Silveira estipulou 20% como o limite para doações de campanha vindas de entidades de classe e/ou de permissionárias de serviços púbicos.

Penas...
Atropelado pelo correligionário Beto Richa (PSDB), que promoveu ontem o lançamento vapt-vupt de sua candidatura no Paraná, o senador Álvaro Dias mandou avisar que trabalhará desde já por um comitê conjunto de seu irmão, Osmar Dias (PDT), para o governo e de José Serra para presidente.

...para o ar
No lançamento, chamou a atenção a ausência da maioria dos partidos aliados do prefeito de Curitiba. Só o DEM apareceu.

Cortesia
Expoente do PMDB dilmista, o deputado Henrique Eduardo Alves (RN) visitou Serra ontem no Palácio dos Bandeirantes.

Atchim!
O núcleo da campanha de Dilma Rousseff ficou bastante satisfeito com a performance da ministra no lançamento de sua pré-candidatura, ainda mais ao levar em conta que ela amanheceu gripada no sábado.

Duas rodas
Do presidente do PTB, Roberto Jefferson: "Dilma é uma bicicleta com rodinha. Vamos ver se, tiradas as rodinhas (Lula), ela passa da segunda pedalada".

Jardinagem
De Marina Silva, em vídeo colocado pelo PV na internet, sobre a decisão de abdicar da cadeira de senadora e concorrer à Presidência: "As vezes, é preferível ser uma relva no campo do que um bonsai no palácio".

Tiroteio
"A menos que pretenda se entender com o PSOL, o PT não tem opção mais à esquerda do que a aliança com o PMDB."

Do ministro peemedebista GEDDEL VIEIRA LIMA, sobre entrevista na qual o cientista político e ex-porta-voz de Lula André Singer defende que, dado o "baixo teor programático" do PMDB, seria melhor para o PT buscar primeiro aliança com partidos como o PSB.

Contraponto

Biodiversidade
Na época em que presidia o Ibama (1995-1996), Raul Jungmann viajou certa vez a Salgueiro, no interior de Pernambuco, para uma reunião de trabalho. Tomado de forte dor de cabeça, o hoje deputado pelo PPS resistiu a seguidas tentativas do motorista de puxar conversa até que, ali pela metade do trajeto de 500 km, teve sua curiosidade despertada por uma queixa do homem:

-Pois olhe, doutor, a vida é mesmo muito injusta. Se tem um cara ecológico sou eu, até no salário...

-Como assim, ecológico no salário?

-Do que eu ganho, 20% vai para o Leão, 50% para a jabiraca da minha mulher e o resto para as gatinhas!

Nenhum comentário: