segunda-feira, fevereiro 08, 2010

PAINEL DA FOLHA

E agora essa

Renata Lo Prete -

Folha de S.Paulo - 08/02/2010

Com a recondução de Michel Temer à presidência do PMDB transformada em passeio, a preocupação imediata da cúpula do partido é o coelho tirado da cartola pelo Planalto e por setores do PT em Minas, segundo colégio maior eleitoral do país: lançar o vice José Alencar (PRB) ao governo com um companheiro de chapa petista, empurrando para a concorrida disputa do Senado o peemedebista Hélio Costa, líder nas pesquisas para sucessão estadual. Saudado por Temer como "futuro governador de Minas", Costa foi uma das figuras mais paparicadas na convenção. O comando do partido sabe, porém, que a operação Alencar não será fácil de ser desmontada, dada a aura de unanimidade que o enfrentamento do câncer conferiu ao vice.

Com ágio
Em discurso na convenção, José Sarney disse estar completando bodas de ouro por seus 25 anos no PMDB, mas logo foi lembrado de que as bodas eram de prata. Na plateia, alguém comentou: "Esse está sempre tentando aumentar o passe".

Poder de fogo
Vice ideal para Dilma Rousseff no entender de muitos no Planalto, Henrique Meirelles foi acomodado no palco ao lado de Temer, vice considerado ideal por boa parte do partido. O presidente da Câmara cochichou para o do BC: "O PMDB unido jamais será vencido".

Em aberto
Não obstante os esforços do Planalto para tornar "confortável" a participação do PMDB na administração de Ana Júlia, Jader Barbalho só vai decidir mais adiante se enfrentará a petista na disputa pelo governo do Pará. Tudo dependerá da situação dela nas pesquisas.

Ele não
No esforço para acalmar o governador Sérgio Cabral (PMDB), que tentará a reeleição, petistas envolvidos na campanha de Dilma têm dito que apenas a ministra poderá subir no palanque de Anthony Garotinho (PR). A participação de Lula no Rio, afirmam, seguirá outro roteiro.

Que tal?
Com a vinda de Ciro Gomes (PSB) para São Paulo considerada a cada dia mais improvável tanto pelo PT quanto pelos partidos do chamado "bloquinho", surgiu a ideia de transformar Paulo Skaf (PSB) em vice de chapa encabeçada pelo senador petista Aloizio Mercadante.

E daí?
Falta apenas combinar com Skaf, que segue decidido a disputar o governo. Quando alguém pondera que o presidente da Fiesp não terá o apoio do PT e de setores de seu próprio partido, o neossocialista dá de ombros, pois espera contar com PP e PR.

Produções 1
Procuradores da República que investigam o mensalão candango reuniram indícios de que Fábio Simão, ex-chefe de gabinete do governador José Roberto Arruda, montou uma rede de espionagem com o auxílio de ex-policiais.

Produções 2
Exonerado do governo após o estouro da crise, Simão ainda é visto na residência oficial, em Águas Claras, onde mantinha uma sala privativa. Segundo conhecedores da política do DF, ele frequenta os bastidores do poder há 20 anos: foi assessor do senador cassado Luiz Estevão e secretário particular de Joaquim Roriz (PSC).

Papéis
Além de cuidar dos contratos com terceirizadas e das obras milionárias da Copa-2014, Simão também tinha atuação política: era a ponte do governo com o PMDB, partido ao qual é filiado. Antes do escândalo, falava em se candidatar a deputado.

Cenários
Em silêncio durante toda a crise, o deputado Tadeu Filippelli (PMDB) disse a aliados que pretende disputar o governo do DF.

Avatar
Para o jornalista Edson Sombra, que denunciou à Polícia Federal suposta tentativa de suborno de aliados de Arruda, a prodigalidade e a explicitude das imagens do Arrudagate instituíram um novo padrão: "O próximo escândalo será em 3D".

Contraponto

Questão de ordem
Homenageado na terça-feira passada pela bancada do PMDB com um jantar de boas vindas, o novo líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), quis fazer um agrado ao partido, cortejado como aliado preferencial no projeto de eleger Dilma Rousseff presidente.

-Eu gostaria de passar a utilizar o microfone do PMDB para indicar à Casa a posição do governo- disse.

Os anfitriões agradeceram o gesto de cortesia, mas o líder Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) não perdeu a chance de fazer piada com o hiperativo Vaccarezza:

-Na verdade, do jeito que você gosta de falar, vai acabar usando todos os microfones do plenário!

Nenhum comentário: